Coelho à caçador na slow cooker

Esta maravilhosa receita tradicional Portuguesa de coelho à caçador está na memória de muitos de nós. O coelho cozinhado na slow cooker fica muito saboroso, tenro e suculento.

Coelho na slow cooker

A receita que serviu de base para adaptar para a slow cooker foi a receita da minha mãe. Acredito que haja muitas versões da receita de coelho à caçador, como é habitual nas receitas que passam de geração em geração, cada família dá-lhe  sempre o seu toque pessoal. Utilizei os mesmos ingredientes de base, mas ajustei as quantidades ao método de cozedura lenta.

Alto ou baixo, qual a função adequada para a carne de coelho?

A seleção correta da função da slow cooker, é uma das chaves das receitas confecionadas por este método culinário. As carnes que melhor resultam no slow cooking são geralmente as que têm mais gordura, que com a cozedura prolongada vai derretendo e percorrendo as fibras musculares enchendo-as de sabor. A carne magra do coelho poderia demover-nos da cozedura lenta, mas se seguirmos algumas dicas fica deliciosa. A dica principal é  selecionar a função certa, o "alto" ou "high", para que a carne se mantenha suculenta. A escolha da função é uma das dúvidas que mais recebo, o que motivou uma publicação só dedicada ao tema: "Slow cooker, High vs Low, como escolher?"

Coelho à caçador


Coelho à caçador na slow cooker

Para esta receita o coelho é marinado em vinho, idealmente de véspera.  Em slow cooking, como o tempo de cocção é longo, se não houver oportunidade de marinar a carne previamente, ela adquire o sabor dos temperos durante o processo, sobretudo se se tratarem de carnes de sabor suave. As carnes caseiras e de produção extensiva têm sabores mais intensos que as de produção intensiva, pelo que recomendo sempre que sejam marinadas com alguma antecedência.


Ingredientes

Ingredientes para coelho na slow cooker

1 coelho cortado em pedaços

2 cebolas

1 pedaço de bacon  (cerca de 100 gr)

1 copo de vinho tinto de qualidade

2 colheres de sopa de azeite

4 dentes de alho

2 folhas de louro

tomilho

alecrim

Sal q.b.


Preparação

Limpar o coelho e temperar com o alho, metade da cebola picada, o bacon partido em pedaços, as ervas aromáticas, o sal e o vinho.

Marinada

Reservar no frigorífico, (a marinada pode ser feita no dia anterior). 

Colocar a restante cebola picada no fundo da panela de barro. 

Colocar a carne e o coar a marinada. Juntar tudo exceto o vinho. Se não marinou previamente junte o vinho.

Coelho à caçador na slow cooker

Selecionar a função "alto" por 3 a 5 horas, dependendo das características da panela. Com a panela Crock-pot de 240 W e os ingredientes vindos do frigorífico, demorou 4 horas (ver notas).

Servir polvilhado com tomilho fresco (a gosto). Acompanhei com batata  e feijão verde cozidos e com o molho que se formou na panela.

Coelho à caçador  na slow cooker


Notas

A seleção do tempo de cozedura nas receitas deve ser de acordo com as características da slow cooker onde vão ser cozinhadas e da quantidade de alimentos a cozinhar. Outras variáveis, como a temperatura dos ingredientes ou a temperatura ambiente também influenciam o tempo total necessário. Usei a Crock-pot multisize digital de 5.6 l e 220-240 W de potência e cozinhou por 4 horas.

Se optar por juntar parte ou a totalidade do vinho da marinada, o sabor fica mais intenso. Na publicação "Como adaptar receitas convencionais para slow cooker" explico como utilizar o vinho ou outras bebidas alcoólicas em slow cooking.

Coelho à caçador

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para diferentes panelas.











Comentários

Mensagens populares