Pão caseiro na slow cooker
Um pãozinho acabado de fazer é uma maravilha, seja com manteiga a derreter por cima, com compota, ou mesmo simples, é uma delícia.
Somos adeptos de pão, mas raramente compramos, preferimos fazer em casa, com as farinhas escolhidas por nós. Temos uma máquina de fazer pão, que quase não usamos, ou usamos para amassar. Geralmente cozemos no forno, exceto no verão, que com o calor não apetece ligar o forno. Nesses dias, ou quando o forno já está cheio, cozemos na slow cooker.
Há uns tempos fiz uma experiência, para comparar o pão da slow cooker com o pão do forno, que partilhei no Instagram e podem ver aqui. Fiz 2 pães com a mesma massa, que só dividi na hora de fazer as broas, a diferença está na cozedura, um foi ao forno e o outro à slow cooker. As nossas preferências são muito relativas, eu continuo a eleger o pão com côdea estaladiça e crocante feito no forno, mas como este blogue é dedicado ao Slow Cooking e nem todos temos forno, deixo aqui a receita mais aprimorada.
Normalmente deixo levedar duas horas, mas desta vez distraí-me, tinham passado 2 horas e a slow não estava ainda ligada. Como precisa de pré-aquecer cerca de 30 minutos a 1 hora, a massa acabou por levedar 3 horas e ficou bastante boa.
Ingredientes:
400gr de farinha de trigo branca e integral ( 300gr T65 e 100gr T150)
5 gr de levedura desidratada (meia saqueta de fermipan)
320 ml de água
8 gr de sal
1 colher de sopa de azeite
Preparação:
Juntar todos os ingredientes e amassar, pode ser manualmente, com processador ou robot de cozinha. Amassei no processador cerca de 10 minutos.
Fazer uma bola com a massa, deixar a levedar num recipiente coberto em local ameno. Podem cobrir com um pano, com película aderente ou com uma cobertura reutilizável.
Deixei triplicar de volume (cerca de 3 horas). A massa cresceu até tocar no plástico.
Ligar a slow cooker a aquecer no alto (deverá estar ligada antes de colocar a massa entre 30 minutos a 1 hora).
Despejar a massa na bancada enfarinhada e amassar um pouco. Fazer uma bola e colocar na slow cooker pré-aquecida, com a ajuda de papel vegetal.
Colocar uma forra na tampa da slow cooker, ou um pano, para absorver a condensação da tampa.
Cozer o pão entre 2 horas a 2h30 (ver notas).
Quando estiver cozido, retire com cuidado, com a ajuda do papel vegetal e deixe arrefecer sobre uma grelha.
O pão fica com côdea superior fininha, uma vez que o calor vem da base da panela.
Notas:
Partilhei nos stories do instagram algumas fotos e vídeos do processo, que podem ser vistos aqui.
O tempo de cozedura pode variar de acordo com as características do equipamento. Para a Crock-Pot multisize, de 240W, com a panela de 5,6 l, nas quantidades indicadas, na função "alto" demorou duas horas e meia. As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozedura.
Se optar por fazer uma maior quantidade, o pão fica com o formato da panela de barro e menos "aberto".
Obrigada pela receita. Já a fiz e o pão ficou super crocante, mesmo por cima! Que panela fantástica e versátil
ResponderEliminarGrata pelo comentário 🥰
EliminarQue bom que gostou da receita, o truque da forra da tampa é infalível.
Bjs e bons cozinhados.
Sandra
Sera que para a panela de 3.5l basta as quantidades serem a metade? Comprei a minha ontem :)
ResponderEliminarOlá,
EliminarParabéns pela sua aquisição!
Convido a ler os artigos do separador "dicas" para se familiarizar com esta técnica culinária e não se esqueça da importância de na primeira vez que utilizar considerar o que partilho na publicação: https://www.slowcooking.pt/2022/02/primeira-utilizacao-da-slow-cooker.html
Em resposta à dua dúvida, penso que se utilizar 2/3 da receita consegue cozinhar numa panela desse tamanho.
Bons cozinhados!
Sandra