Vitela estufada com ervilhas na slow cooker
A slow cooker é o eletrodoméstico ideal para fazer estufados. Esta técnica culinária distingue-se do guisado pela cozedura lenta em pouco líquido, sem recurso a refogado.
Para este tipo de cozinhado a carne ideal é a de cortes com alguma gordura, como cachaço, peito, chambão, ou aba (são geralmente carnes de 2.ª categoria e até mais económicas). A gordura vai derretendo ao longo do processo, impregna-se na carne, dá-lhe sabor e uma textura muito suculenta.
Receita perfeita para fazer a mais e ter congelada
Neste tipo de receitas aproveito para "despachar" várias refeições. Congelo em doses o que faço a mais com parte do caldo, que depois uso de várias formas. Pode-se repetir a carne estufada ou usar noutras preparações, como recheios de empadas, lasanha, carne desfiada em sandes ou wraps, ou numa tradicional massa à lavrador. A regra para parecer acabadinho de fazer é deixar descongelar no frigorífico e voltar a ferver (por isso é importante colocar um pouco de caldo em cada dose). Gosto de variar, para não ficarmos com a sensação de estarmos sempre a comer a mesma coisa.
Ingredientes:
1 kg de carne de vaca ou vitela para estufar
500 gr de ervilhas em grão
2 cenouras
100 ml de tomatada (aproximadamente 1/2 chávena) ou molho de tomate
3 colheres de sopa de vinho branco
1 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
sal q.b.
piripiri (ou outros condimentos a gosto)
Ervas aromáticas para polvilhar (normalmente uso salsa)
Preparação
Descascar e picar a cebola.
Descascar e cortar as cenouras em rodelas.
Colocar os legumes no fundo da panela.
Cortar a carne em pedaços e colocar por cima dos legumes.
Regar com a tomatada e o vinho.
Temperar a gosto, (costumo usar o alho picado, sal e piripiri).
Programar a slow cooker para 7 a 8 horas em baixa, pode optar pela função "alto", veja as diferenças na publicação Slow cooker, High vs Low, como escolher?
Quando faltar menos de 1 hora para terminar a cozedura juntar as ervilhas e mexer tudo (se usar congeladas e já estiverem descongeladas são suficientes 30 minutos).
Caso pretenda espessar o molho, dilua uma colher de sopa de amido de milho num pouco de água e junte ao preparado, antes de juntar as ervilhas.
Servir polvilhado com salsa fresca e rodelas de malagueta se apreciar o picante. Acompanhe com puré de batata, arroz seco ou outro cereal cozido.
Notas:
A seleção do tempo de cozimento nas receitas deve ser de acordo com as características da slow cooker onde vão ser cozinhadas e da quantidade de alimentos a cozinhar. Outras variáveis, como a temperatura dos ingredientes ou a temperatura ambiente também influenciam o tempo total necessário.
Quando faço esta receita com a Crock-Pot multisize digital de 5.6 litros e 240 W de potência demora cerca de 7 horas. Com a Chupchup de 5.5l e 260 W de potência demora cerca de 6 horas, para a panela ocupada em cerca de 60%.
Ola. Qual é a temperatura a que cozinha? Queria replicar na bimby, mas pedw temperatura.
ResponderEliminarOlá Daniela,
EliminarA temperatura depende da marca das panelas, mas o princípio é o mesmo, a temperatura indicada é a temperatura máxima que sé atinge apenas ao fim de algumas horas após estar ligada. Em algumas panelas atinge os 100º nas duas funções, alto e baixo, o que varia é o tempo (n.º de horas) para atingir essa temperatura. Há outras variáveis que influenciam o tempo, como a temperatura ambiente e a dos próprios alimentos, assim como a taxa de ocupação da panela.
Espero ter ajudado.
Bons cozinhados.
Sandra