Pescada com molho de tomate na slow cooker

Deliciosa pescada,  cozinhada lentamente e a baixa temperatura, num rico molho de tomate e pimento, que é uma explosão de sabores.



prato de pescada com tomatada, batatinhas e grelos

Os peixes magros, como a pescada, ou a corvina, têm um sabor suave e delicado e são geralmente de fácil digestão, dependendo do processo de cocção. Talvez por isso sejam associados a receitas mais dietéticas, enfadonhas e com pouco sabor. Não é o caso desta receita. A pescada coze lentamente com os restantes ingredientes, realçando o seu próprio sabor e absorvendo também parte do sabor  do molho. A cozedura lenta e a baixa temperatura tem ainda a vantagem de conservar os nutrientes, que são perdidos muitas vezes quando os alimentos são expostos a altas temperaturas.


Pescada e molho formado para acompanhar

A utilização de ingredientes de sabor mais forte, como os pimentos ou a malagueta, deve estar em sintonia com os hábitos e paladar de cada família. No nosso caso gostamos de sentir o sabor, sem ser muito forte ou muito picante. Se for adepto de sabores mais intensos, aumente a sua quantidade, caso não aprecie, também os pode dispensar.

Para esta receita utilizei pescada chilena congelada, mas também poderá ser feita com outros peixes brancos, como a pescada das nossas lotas. Acompanhei com grelos e batatinhas novas cozidas, que esmagadas no molho ficaram deliciosas.

Ingredientes

Pescada com tomate na slow cooker

Pescada em postas (usei 6)

1 cebola

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de café de paprika fumada

1 pimento

1 malagueta

2 colheres de sopa de vinho branco

300 ml de molho de tomate (uso a tomatada rica

2 dentes de alho

Especiarias a gosto (usei mix para peixe e salsa desidratada)

sal qb.

Ervas aromáticas fescas para polvilhar (usei salsa  e cebolinho)


Preparação:


Regue a pescada com sumo de limão e reserve.

Numa taça juntar a farinha e os condimentos e envolver.

Pescada na slow cooker

Passar a pescada por este preparado.

No fundo da panela de cerâmica colocar a cebola cortada em meias luas ou rodelas.

Dispor a pescada por cima, sem encostar nas bordas da panela. Se encostar, colocar uma rodela de cebola separar, para não pegar.

preparação da pescada na slow cooker

Misturar o tomate com o vinho e regar sobre o peixe

Colocar o pimento limpo de sementes em rodelas e a malagueta (opcional).

Pescada antes de cozinhar na slow cooker

Cozinhar  cerca de 1h30 a 2 h em "alto", dependendo das características da slow cooker e do tamanho das postas do peixe. Na panela que utilizei demorou 1h30 (ver notas).

Polvilhar com as ervas aromáticas frescas antes de servir. Eu acompanhei com batatinhas e grelos cozidos e o molho. 

Pescada pronta na slow cooker

Notas:

Esta receita foi cozinhada na panela Chup Chup de 5,5 litros e 260W de potência. Fica deliciosa com qualquer tipo de peixe branco e a tomatada pode ser substituída por molho de tomate de compra.

Pescada servida acompanhada de batata e grelos

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para diferentes panelas.




Comentários

Mensagens populares