Frango inteiro assado na slow cooker

Frango caseiro na slow cooker

A carne de frango, sobretudo se for caseira ou do campo, consegue reunir todas as características para ficar perfeita na slow cooker. Tem a gordura e consistência necessárias para ser transformada pelo processo do cozimento lento numa refeição maravilhosa. A carne fica suculenta e deliciosa, a desfazer-se (sem se transformar em papa) e sem necessitar de adicionar grandes temperos.

Normalmente consigo arranjar frango caseiro, que cozinhamos bastante cá em casa,  geralmente estufado ou assado inteiro.  É uma carne bastante mais firme que a de outros tipos de produção. Outra característica da carne caseira é ter mais gordura. Se cozinhar este tipo de carne é importante saber a idade, de modo a ajustar o tempo de cozedura. Quanto mais velhos forem, mais vai demorar a cozer. É normal demorar mais 2 ou 3 horas a cozinhar que o frango de aviário. No caso de frangos de produção extensiva (também chamado frango do campo), o tempo de cozedura é intermédio e no caso de aves de produção intensiva (aviário) a cozedura é mais rápida. Para além destas características da carne, do peso da ave, o cálculo do tempo de cozedura depende de outros fatores, como a potência da panela, a capacidade, a taxa de ocupação e até a temperatura dos ingredientes.

Optei por ilustrar esta receita com fotos de 2 frangos diferentes, para demonstrar como podemos adaptar as receitas às circunstâncias. Um dos frangos era pequeno e mais jovem, com cerca de 1,3 kg (imagem abaixo)  e o outro, mais velho e pesado, com cerca de 2,4 kg (primeira imagem). 

Frango com batatas na slow cooker


Ingredientes

1 Frango inteiro

1 cebola

50 ml de tomatada ou molho de tomate

30 ml de vinho branco

4 dentes de alho

1 colher de massa de pimentão (opcional)

1 folha de louro

1 vagem de piripiri seco ou uma colher de café de piripiri (opcional)

sal q.b. (usei aromatizado com alecrim)

Salsa para polvilhar

Ingredientes frango assado


Preparação

Cortar a cebola em meias luas e colocar na base da panela.

Misturar os temperos, exceto o louro e a salsa, com a varinha mágica ou picadora, para formar uma pasta ligeira.

Barrar o frango com a pasta dos temperos, incluindo no interior do frango.

Frango temperado na slow cooker

Colocar metade da folha de louro no interior e o restante por baixo do frango. Se possível colocar o frango com o peito para baixo (depende do tamanho da ave e da capacidade da panela). No caso do frango da foto acima, como era grande, se o colocasse com o peito para baixo não conseguia fechar a tampa. 

Selecionar a função "baixo" ou low" e deixar cozer entre 7 a 9 horas, conforme as características do frango (origem, tamanho, idade) e as características da panela (ver notas). Para um frango caseiro jovem de 1,5kg cerca de 8 horas, para o de 2,4 kg e 9 horas em low.

Se o frango for muito grande poderá virá-lo depois de 5 horas de cozedura, para que coza de forma mais uniforme, uma vez que a panela aquece mais na base. Nas imagens abaixo, do mesmo frango, grande, que ficou a cozinhar por 9 horas, sem virar. A imagem da esquerda corresponde ao lado que estava na base, e na imagem da direita o lado que ficou para cima.  


Frango pouco uniforme


A calda formada poderá ser usada para enriquecer o acompanhamento, usando parte para o arroz. Deixo a nota que é bastante rica em gordura, por isso recomendo usar com moderação.

Acompanhar com batatinhas assadas ou arroz e salada. Se preferir pode levar ao forno a dourar por alguns minutos (ver notas). Antes de servir, pode polvilhar-se com a salsa picada, ou decorar com rodelas de laranja.

Frango assado com batatas na slow cooker

Notas:

Se usar frango mais magro, junte uma ou 2 colheres de sopa de azeite ao tempero.

Quando cozinho frangos pequenos costumo colocar batatinhas ou cenouras na base da panela para acompanhar. Quando é possível colocar com o peito para baixo, permitimos que essa carne mais seca fique mais suculenta. 

Gosto de coar o caldo, deixar arrefecer e separar a gordura. Pode congelar em cuvetes de gelo, ou outros recipientes pequenos e depois usar como os caldos de galinha em barra.

Podemos optar por levar o frango ao forno uns minutos para dourar. O frango mais pequeno foi dourado no forno (foto 2 e 6), o frango grande só foi cozinhado na slow cooker (foto 1 , 2, 3 e 4).

Para esta receita usei a Crock-pot de 5.6l e 220-240 W de potência. 

A seleção do tempo de cozimento nas receitas deve ser de acordo com a slow cooker onde vão ser cozinhadas e das características dos alimentos a cozinhar. Outras variáveis, como a temperatura dos ingredientes ou a temperatura ambiente também influenciam o tempo total necessário.

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para diferentes panelas.







Comentários

  1. Já fiz esta receita (com algumas adaptaçoes ao que tinha em casa) e ficou divinal! Todas as dicas que dá aqui no blog são de ouro para quem está a começar a perceber como se usa este modo de cozinhar tão bom. Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou Joana!
      Mais do que partilhar as receitas, gosto de explicar os processos, para que consigam adaptar à vossa realidade, seja nos ingredientes, seja nas características dos equipamentos.

      Grata pelo comentário, fico de coração cheio.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,
    Muito obrigada pelas suas partilhas, receitas e dicas 🙏
    Uso muito mais a slow cooker desde que conheci este blogue. Tenho uma dúvida: para quem não tiver acesso a frangos caseiros e os compre no talho/supermercado, como calcular o tempo de cozedura? Suponho que seja menos que na carne caseira, mas tenho dificuldade.
    Grata pelas partilhas 🙏
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      Muito obrigada pelo seu comentário, fico feliz por saber que contribuo para que a sua slow trabalhe mais 🥰
      AA sua questão é muito pertinente. Tem razão é menos tempo, em frangos de produção biológica, a carne é também mais firme, por isso o tempo é semelhante ao caseiro, tenha em atenção o tamanho. Os chamados "frangos do campo" normalmente criados ao ar livre, demoram menos tempo e os de produção intensiva demoram menos ainda. Supondo que têm todos o mesmo peso (por volta de 2 kg, ajustando à potência da panela, mas para esta panela eu diria: produção intensiva 6 horas, frango do campo 7 h e produção biológica 8h.
      Espero ter esclarecido.
      Continuação de bons cozinhados.

      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares