Folar de doce de ovos na slow cooker

A nossa gastronomia é rica em folares, sejam doces ou salgados cujo consumo dispara na época da Páscoa, associado à tradição de oferecer aos amigos e afilhados.  

Folar de doce de ovos da Páscoa


Cada família tem o seu folar favorito. Cá em casa o folar mais popular é o folar de Chaves, cuja receita já adaptei para a slow cooker. Em comum as massas dos folares são massas levedas com ovos e gordura, no caso dos folares doces levam ainda especiarias e açúcar, podem também ser aromatizadas com uma bebida licorosa.

No outro dia vi um vídeo da Maria João Clavel a fazer uns rolinhos com uma massa fantástica e fiquei com vontade de experimentar. A massa, como diz a Maria João, é realmente do outro mundo e no forno conseguem-se uns rolinhos perfeitos. Na slow cooker não se fazem os rolinhos separados, porque a massa ao crescer junta-se e acaba por fazer originar um bolo inteiro, que pelas características da massa decidi batizar de folar. Pode-se reduzir os ingredientes e colocar os rolinhos mais afastados, mas gosto assim, como um folar doce, recheado de doce de ovos. 

Os rolinhos desprendem-se facilmente, a lembrar as arrufadinhas e pelo meio aqueles veios de creme de ovo tornam este folar maravilhoso. 

Interior do folar doce

Na receita original usam-se 475 gr de farinha, cardamomo e ovo batido. Eu adaptei as quantidades para cozer na minha panela de 5.6 l, troquei o cardamomo por canela e o ovo por gemas. Em vez de fermento de padeiro usei fermento desidratado para massas doces. Pode também aromatizar-se com uma bebida licorosa, mas eu não usei.

Ingredientes:

250 gr de farinha

120 ml de leite morno

8 gr de fermento desidratado (usei fermento para massas doces)

30 gr de açúcar

2 gemas

30 gr de manteiga

1 colher de chá de canela

1 pitada de sal

1 chávena de doce de ovos

Amêndoa laminada ou palitada torrada 

Açúcar em pó para polvilhar

Ingredientes folar doce


Preparação:

Colocar na batedeira os ingredientes até à manteiga (usei o gancho de amassar) e amassar cerca de 5 minutos.

Juntar a manteiga amolecida e bater mais um pouco até estar tudo ligado. Se usar bebida acrescente neste passo, o equivalente a uma colher de sopa.

Cobrir a taça com um pano e deixar levedar até duplicar de volume num lugar com temperatura amena e sem correntes de ar. Como fiz num dia fresco deixei levedar 2 horas.

Esticar a massa com o rolo e dar a forma aproximada de um quadrado.

Como fazer rolinhos do folar

Cobrir com o doce de ovos e parte da amêndoa. Dobrar ao meio, para que o doce fique no interior da massa.

Corte a massa em tiras (cerca de 2 cm) e enrole cada uma delas em espiral. Com a espiral faça uma rosquinha e junte as pontas no centro. Coloque na panela de barro forrada com papel vegetal, afastadas entre si (usei película de forno reutilizável).

Se a slow cooker tiver a função manter quente, ligar por cerca de 30 minutos a 1 hora, e deixar levedar (a massa cresce bastante como se pode ver na foto abaixo). 


Massa levedada


Cobrir a panela com um pano de cozinha esticado e colocar a tampa. Isto permite que durante a cozedura a condensação formada não pingue para o folar, pois se acontecer ficam com uma textura desagradável (esponjosa).

Selecionar a função "alto" e cozer por 1h30 a 2 horas (ver notas).

Logo que termine a cozedura retirar para uma grelha e deixar arrefecer.

Polvilhar com açúcar em pó e amêndoa palitada.


Interior do folar doce


Notas:

O truque do pano de cozinha sob a tampa é muito importante para a condensação formada não pingar nos enroladinhos, mantendo-os secos.

O tempo de cozedura pode variar de acordo com as características do equipamento. Usei a Crock-Pot multisize, de 240W, com a panela de 5,6 l, em alto. As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker onde vão ser cozinhadas, tanto na quantidade de ingredientes, como na seleção do tempo de cozedura. Em ambientes muito frios pode ser necessário mais tempo.

A meio da cozedura rodar a panela de barro, para uma cozedura mais uniforme.


Folar Doce com flores

Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para diferentes panelas. Identifique @slow_cooking_portugal nas suas partilhas nas redes sociais.



Comentários

Mensagens populares