Bolonhesa vegan na slow cooker

 Bolonhesa vegan na slow cooker

Bolonhesa, por definição, é um molho feito com dois ingredientes base: carne de vaca e tomate. Já aqui partilhei uma receita de bolonhesa na slow cooker, que fiz com carne de vitela. A evolução da alimentação, com a introdução de novas correntes alimentares, tem adaptado pratos tradicionais, com alteração de ingredientes para alternativas alinhadas com diferentes filosofias alimentares. A bolonhesa não foi exceção, e nesta publicação partilho a minha proposta de bolonhesa vegan.


Bolonhesa vegan na crockpot



BOLONHESA VEGAN NA SLOW COOKER

As bolonhesas vegan substituem a carne de vaca por um, ou vários ingredientes, ricos em proteína de origem vegetal.  Há variadas propostas de bolonhesa de origem vegetal, como por exemplo, de cogumelos, de cereais, de leguminosas, ou com mistura de vários ingredientes. Neste caso optei por usar lentilhas. Para a bolonhesa gosto mais de usar lentilhas vermelhas, mas desta vez só tinha das castanhas e foi o que usei. No caso das vermelhas, descascadas, não é necessário demolhar as lentilhas. Esta receita é muito versátil e se fizermos em quantidade, podemos usar para fazer outras receitas, como por exemplo, rechear uma lasanha ou um empadão.


INGREDIENTES

Estufado de lentilhas na crockpot

250 gr de Lentilhas secas

1 Chávena de chá  de polpa de tomate (usei desta tomatada feita na slow cooker)

1 Pimento vermelho ou 2 pimentos pequenos

1 Cebola

2 dentes de alho

1 Folha de louro

1 Colher de chá de pimentão doce

1 Colher de café de cominhos

Azeite q.b.

Sal q.b.

Ervas aromáticas frescas para polvilhar (usei salsa)

Parveggio ralado, ou outro substituto de queijo. 


PREPARAÇÃO

Lavar e demolhar as lentilhas previamente. No caso de usarem lentilhas descascadas não é necessário este passo. Descartar a água da demolha.

Colocar os legumes picados (cebola e pimentos)na base da panela .

Junte as lentilhas, a polpa de tomate (ou tomatada). Mexa tudo e caso seja necessário junte um pouco de água (só até cobrir as lentilhas).

Acrescente os temperos e o azeite e envolva tudo.

Bolonhesa de lentilhas

Ligue a panela na função baixo por cerca de 7 horas. Pode optar também pela função alto por cerca de 4 horas). O tempo depende das características da panela (ver notas).

Sirva polvilhado com ervas frescas (salsa ou manjericão), um pouco de parveggio ralado (alternativa vegan para queijo) e acompanhado com massa a gosto.


Estufado de lentilhas na crockpot


 NOTAS

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das panela, como a potência e a capacidade. 

Esta receita foi cozinhada com a panela slow cooker Silvercrest de 3.5 l (slow cooker mais pequena do Lidl) que tem 190-230 W de potência. Panelas mais potentes cozinham mais rápido, panelas mais cheias, cozinham mais lentamente.







Comentários

  1. Experimentei ontem para o jantar do meu filho, que é vegetariano e foi aprovadissima esta receita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaram Carla! Muito obrigada pela partilha. Aqui no blogue tem um separador só com receitas sem carne nem peixe, que sugiro que explore.
      Bons cozinhados 😘

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares