Sopa de cozido na slow cooker

A sopa de cozido é a conversão de sobras de cozido à Portuguesa numa nova refeição, deliciosa e reconfortante. É uma sopa densa, encorpada, que pode funcionar como uma refeição completa.

Sopa de substância na slowcooker

 O Cozido à Portuguesa na slow cooker fica uma delícia. Para quem só tem uma slow cooker, dependendo da capacidade da panela e do número de pessoas a servir, as sobras podem não ser muitas, contudo a grande riqueza desta sopa está no aproveitamento do caldo. Depois, se o que sobrou não for suficiente, acrescente os ingredientes que desejar.

Da última vez que fiz Cozido à Portuguesa, usei duas slow cookers, com a intenção de cozinhar a mais para depois organizar outras refeições, pois é uma boa base para a meal prep, permitindo-me rentabilizar o tempo e a energia. Para além desta sopa, fiz ainda massa com carne e congelei carne desfiada talvez para fazer umas empadas, lasanha, ou arroz de carne. 


SOPA DE COZIDO NA SLOW COOKER

Para a sopa usei parte do caldo, as batatas, cenouras e couve. Das carnes, só usei chouriço. Acrescentei outros ingredientes, como o feijão vermelho, já cozido e as massinhas.

Cozido à portuguesa crockpot

INGREDIENTES

Sobras de cozido à Portuguesa

Caldo do cozido à Portuguesa

Feijão cozido

Massinhas diversas (usei cotovelinhos e bagos)

Rodelas de chouriço e/ou pedacinhos de carne para finalizar.

Hortelã (opcional)


PREPARAÇÃO

Comece por coar o caldo.  Coloque-o na slow cooker. Ligue a panela de cozedura lenta no alto. 

Junte as batatas e cenouras cortadas em pequenos pedaços. Caso goste do caldo mais espesso, triture as batatas e cenouras com a varinha mágica.

Junte o feijão cozido e as massinhas, acrescente as couves picadas grosseiramente. Ajuste os temperos e se estiver muito densa, acrescente um pouco de água.

Quando as massinhas estiverem cozidas, sirva quente, com rodelas de chouriço, ou pedacinhos de carne e uma haste de hortelã (desta vez não usei).


Meal prep sopa combate ao desperdício

NOTAS:

Para esta receita utilizei a slow cooker Slowpot da Ikohs de 240W de potência e demorou cerca de 1h30. O caldo ainda estava quente, pelo que se iniciar o processo com os ingredientes frios pode demorar mais tempo. A quantidade que estiver a cozinhar também influencia o tempo de cozedura. Mais quantidade implica mais tempo para atingir a temperatura e consequentemente o tempo total. 

O tempo de cozedura deve ser adaptado conforme as variáveis, como temperatura dos ingredientes, quantidade a cozinhar e relação potência/capacidade da panela.


 






Comentários

  1. Não sou fã de cozido, mas o meu namorado é doido por sopa da pedra! Para quando uma receita? 😍

    ResponderEliminar
  2. Olá Maggi. Obrigada pelo seu comentário. A sopa da pedra não difere muito da sopa de cozido, que já publiquei. Este tipo de sopas é muito aconchegante no inverno, pelo que vou anotar para fazer nessa altura e publicar.
    Bons cozinhados
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Maggi. Obrigada pelo seu comentário. A sopa da pedra não difere muito da sopa de cozido, que já publiquei. Este tipo de sopas é muito aconchegante no inverno, pelo que vou anotar para fazer nessa altura e publicar.
    Bons cozinhados
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares