Ensopado de pota e camarão na slow cooker

Este ensopado é de comer o chorar por mais. O molho que se impregna no pão fica divinal e o camarão dá um toque mais diferenciado a esta receita de ensopado de pota na panela de cozedura lenta.

Ensopado de pota e camarão na crockpot


POTA COM CAMARÃO NA SLOW COOKER


O ingrediente principal desta receita tem algumas características que poderiam torná-lo pouco apropriado para a cozedura lenta, mas há formas de ultrapassar isso. Esta receita de pota é extremamente versátil e deliciosa. 

Comecei por fazer apenas um estufado de pota, que deixei na panela antes de ir para o trabalho, e nem tinha pensado no acompanhamento.  Como tinha um pão a precisar de ser consumido, o guisado transformou-se num ensopado. Utilizei uma embalagem grande de pota (1kg) e permitiu-me fazer várias refeições, para além deste ensopado. Ainda saiu um arroz de pota com camarão e congelei umas tiras que depois hei-de transformar noutra refeição.

Potas com camarão na panela de cozedura lenta


INGREDIENTES

1 Cebola

1 Embalagem de tiras de pota 

1 Chávena de chá de tomatada

1 Chávena de camarão descascado

1/2 folha de louro

1 malagueta

2 Dentes de alho

1 Pitada de sal

Sumo de 1/2 limão

Azeite q.b.

Salsa picada ou coentros

Fatias de pão rústico para acompanhar


PREPARAÇÃO

Descongelar as potas com antecedência, no frigorífico.

Na base da panela colocar a cebola picada. Por cima colocar as tiras de pota e regar com o sumo de limão.

Juntar os temperos: louro, piri-piri, alho bem picadinho e sal.  Rega-se com um fio de azeite e junta-se o molho de tomate.

Liga-se a panela na função "alto" por cerca de 3 horas. O tempo deve ser ajustado conforme as variáveis, nomeadamente quantidade, potência da panela e temperatura dos ingredientes (ver notas).

Quando as potas estiverem quase cozidas junta-se o miolo de camarão, envolve-se e deixa-se cozinhar até o camarão ficar pronto.

Potas na slow cooker

Entretanto preparam-se fatias de pão estilo rústico, como pão alentejano, que se distribuem pelos prato de servir. 

Servem-se as potas sobre as fatias de pão, que se "encharca" com o molho. Finaliza-se com salsa picada polvilhada por cima. Em alternativa pode usar coentros.

NOTAS

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das panela, como a potência e a capacidade. 

Esta receita é realizada com a panela slow cooker, a Silvercrest de 3.5 l (slow cooker mais pequena do Lidl) que tem 190-230 W de potência. Panelas mais potentes cozinham mais rápido, panelas mais cheias, cozinham mais lentamente.

O tempo vai depender da potência da slow cooker, da quantidade que está a cozinhar e da temperatura a que se inicia o processo. Neste caso a pota ainda estava ligeiramente congelada, contudo usei um programador para conseguir um início diferido, permitindo-me deixar tudo na panela de manhã e ter o jantar pronto ao fim da tarde, mesmo numa receita de 3 horas.


 


Comentários

Mensagens populares