Cebolada na slow cooker

Como fazer uma cebolada perfeita para qualquer tipo de prato?

Cebola caramelizada na slow cooker


A cebolada é um estufado feito á base de cebola, muito versátil, e que é um excelente acompanhamento  numa infinita variedade de pratos, seja carne, peixe, moluscos, tofu, enfim... é caso para dizer que tudo fica bem em cebolada. 

Vi umas cebolas caramelizadas no Instagram da Marta Miranda que me deixaram curiosa e com vontade de experimentar. A receita base que fiz é muito semelhante, mas reduzi o tempo de cozedura, não deixei que a cebola chegasse ao ponto tão elevado e acrescentei sal.


CEBOLADA NA SLOW COOKER

A cebolada feita de forma tradicional, no tacho, pode ser exigente para quem está a cozinhar e a fazer outras coisas em simultâneo, como a maioria das pessoas hoje em dia. Para caramelizar a cebola é preciso cozinhar lentamente e ir mexendo para não deixar queimar. Na slow cooker a vigilância e o trabalho é bastante reduzido. Para esta cebolada mexi duas vezes durante o processo. Os ingredientes base são cebola (claro) e azeite. Podemos condimentar a gosto e colocar sal. Relativamente aos condimentos, como faço a cebolada para juntar a outras receita prefiro temperar depois, conforme o que vou juntar. Quanto à utilização do sal, para um efeito mais dourado e caramelizado não adicione no início do processo, porque isso vai acelerar a libertação da água presente na cebola.   



CEBOLADA EM CONSERVA NA SLOW COOKER

Por vezes queremos um complemento para uns bifinhos, um assado, uma quiche, ou até umas sandes, mas não temos tempo para isso. Com esta técnica é possível ter cebolada sempre disponível. Podemos conservar em frascos de vidro e guardar por muito tempo, desde que os frascos sejam fechados em vácuo. Na receita da tomatada explico como fazer a pasteurização de alimentos com frascos de vidro.

Para esta receita usei quase 2 kg de cebolas, e rendeu quatro frascos. 

Cebolada em conserva na slow cooker

COMO USAR A CEBOLADA 

Podemos utilizar a cebolada para fazer bifes (de qualquer tipo), ou iscas de cebolada, faça-os normalmente e depois aqueça a cebola no tacho onde cozinhou os bifes.

Junte no tabuleiro de forno onde assou carne ou peixe e deixe aquecer um pouco. Fica delicioso com bacalhau.

Adicione em sandes de carne assada, hambúrgueres, tacos, carne desfiada ou ovos.

As possibilidades são imensas, partilhe as suas sugestões nos comentários.


INGREDIENTES

2 Kg de Cebolas 

100 ml de Azeite 

1 pitada de sal (opcional)

Cebola caramelizada  na slow cooker

PREPARAÇÃO

Limpe as cebolas e corte em meias luas de tamanho uniforme.

Coloque as cebolas na slow cooker. Polvilhe com o sal e regue com o azeite.

Ligue a slow cooker na função "alto". 

Mexa ao fim de 3 horas e afaste a cebola das bordas da panela. Como a panela aquece mais nas paredes, cebola que ficar encostada pode queimar. 

Voltei a mexer ao fim de duas horas, com movimentos da periferia para o centro. Se optar por não usar sal, mexa com mais frequência.

No total cozeu durante 7 horas. O tempo depende do ponto de caramelização que pretender. Se gostar de um dourado mais intenso/ acastanhado, continue a cozedura, mas aumente a vigilância, mexendo com mais frequência. Pode também destapar a panela  e deixar cozer mais algum tempo com a panela destapada para permitir a evaporação da água. Em alternativa pode usar uma forra na tampa ou um pano de cozinha, para um resultado menos "aguado".

Utilize de imediato, ou reserve, aguenta até uma semana no frigorífico devidamente acondicionado. Pode ser congelado, ou guardado em frascos com recurso ao método da pasteurização. Para tal esterilize os frascos, feche bem (com tampa metálica e depois ferva até ganharem vácuo (cerca de 10 minutos).

Cebola caramelizada na slow cooker

NOTAS

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características da panela, como a potência (W), a capacidade e quantidade que estamos a cozinhar.

Para esta receita utilizei a slow cooker Swan de 320W de potência e 6,5 litros de capacidade.










Comentários

Mensagens populares