Corvina em cama de batatas na slow cooker

Um peixe magro e suculento, quase sem trabalho, sim, é possível, graças à técnica de cozimento lento.



A corvina é um peixe de elevado valor nutricional, é um peixe ósseo, o que torna as suas espinhas grandes e fáceis de retirar. É um peixe magro, de carne branca e firme que permite diversos cozinhados deliciosos.

Experimentei cozinhar algumas postas de corvina na slow cooker e ficou maravilhoso. Como o peixe é mais delicado e tenro que os legumes, fiz a receita em duas fases. Inicialmente coloquei os legumes (cebola, alho francês e batatas às rodelas). Usei batata branca de conservação e batata doce, mas pode optar-se só por um tipo de batata, ou omitir estes ingredientes. Três horas depois coloquei a corvina em postas, que deixei mais quase duas horas. No caso de usar filetes, em vez do peixe em postas grossas, o tempo seria menor, bastaria uma hora e meia em alto, na minha panela. Nos dias em que não nos é possível cumprir estes dois passos podemos fazer tudo junto, desde que se dê uma fervura prévia às batatas. Nesse caso, o tempo total não é o tempo da segunda fase, será cerca de duas horas e meia a três, uma vez que iniciamos a receita na segunda fase com a panela fria.



Os tempos devem ser ajustados aos equipamentos que temos disponíveis e características  dos alimentos que estamos a cozinhar. Nos pratos com peixe é importante ter em atenção o tamanho das peças e a variedade do peixe, se é mais firme ou mais delicado. Recomendo sempre que se faz uma receita a primeira vez na slow cooker que se mantenha alguma vigilância, permitindo realizar ajustes, caso seja necessário. Esta recomendação é especialmente importante quando cozinhamos peixe, pois é mais sensível, que a carne ou os legumes.


Ingredientes


Postas de corvina (na minha panela cabem 6 sem sobrepor)

3 batatas brancas

1 batata doce

3 cebolas pequenas

2 alhos francês pequenos (só a parte do caule)

3 dentes de alho

1 limão

Azeite q.b.

Sal, q.b.

Especiarias a gosto



Preparação


Arranjar os legumes. Cortar o alho francês e a cebola em rodelas ou meias luas e colocar no fundo da panela.

Temperar o peixe a gosto, regar com metade do sumo de um limão e alho picado e reservar.

Lavar bem as batatas, cortar em rodelas grossas e colocar por cima da cebola. 

Repetir o processo para a batata doce, eu optei por descascar a batata doce, mas é facultativo. Colocar por cima das batatas.

Salpicar com sal e regar com um fio de azeite e especiarias a gosto.

Ligar a slow cooker 5 horas em alta.

Passado cerca de 3 horas colocar o peixe temperado por cima da cama de legumes.


O tempo de cozimento do peixe varia com a espessura das postas. No meu caso demorou cerca de duas horas. Se não tiver legumes, ou a camada for mais pequena, passa mais rápido.

Servir regado com o restante limão e polvilhado por salsa ou coentros.



Notas

O cozimento de peixe em slow cooker resulta melhor na função "alto" ou high", porque é tecido maioritariamente magro. Mesmo no caso dos peixes gordos, a gordura dissolve com facilidade e o controlo da temperatura no alto é mais fácil.

O cozimento do peixe deve ser sempre vigiado na parte final de cozimento, pois é menos tolerante ao excesso de cozedura que as peças de carne ou legumes. Meia hora a mais a cozinhar carne quase não se nota, mas no peixe pode fazer a diferença no sucesso da receita.

Para esta receita usei uma Crock-Pot Multisize digital com a taça de 5,6 litros e 240W de potência, conseguem ver na primeira e na última foto desta publicação.  





Comentários

  1. Que maravilha, esta. Também, com batata doce não há erro - adoro! E Alho francês da horta - um orgulho. 🙏 E agora vou ali provar a receita seguinte, do salmão, que está à espera de sair da panela 😋

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Margarida 🥰
      Sem dúvida que quando conhecemos bem os ingredientes, como aqueles que saem das nossas hortas, o sucesso das receitas é ainda maior.
      Ainda ontem fiz o salmão e nunca desilude.🤩

      Continuação de bons cozinhados. 😘

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares