Beringelas na slow cooker e uma babaganouche maravilhosa
O paté de beringela, babaganouche, ou babaganuche, é uma pasta saudável, nutritiva e deliciosa, perfeita para uma entrada. Normalmente serve-se com pães variados, torradas ou tostinhas. É uma receita árabe, muito popular em todo o território do Médio Oriente, cuja origem é atribuída à Síria.
Atualmente existem variadíssimas formas de preparar este paté de beringela e tahine, contudo, a base da receita original mantém-se: beringela assada, tahine, azeite, sumo de limão e especiarias. Inspirei-me numa receita que vi no Blogue da Lobélia @dahortaparaacozinha e juntei nozes à minha receita de babaganouche.
BERINGELA ASSADA NA SLOW COOKER
A melhor forma de assar a beringela é na slow cooker, porque permite cozinhá-la a baixa temperatura, manter todos os nutrientes e potenciar os sabores deste fruto que é utilizado como legume. A função selecionada para a beringela assada deve ser a função "alto", ou "high", uma vez que é uma alimento com elevada quantidade de fibra e água e baixo em gorduras. Para saber como selecionar a função certa para os alimentos que está a cozinhar, veja esta publicação, "Alto ou baixo, como escolher?" O processo é muito simples, basta lavá-las e assar inteiras. Para evitar que eventuais sucos que se libertem e derramem na panela, podendo torrar, costumo colocar um pouco de água na base da panela de barro, o que depois facilita a limpeza da mesma.
As beringelas assadas podem ser servidas simples, apenas regadas com um fio de azeite e temperadas com vinagre ou sumo de limão. São a base da receita de babaganouche ou também podem ser incorporadas noutras receitas, como sopas e purés.
INGREDIENTES:
Beringelas q.b.
Água q.b.
![]() |
PREPARAÇÃO:
Lavar as beringelas e colocar na panela de barro. Colocar um pouco de água na base, cerca de 5 mm de altura.
Selecionar a função "alto" e deixar cozinhar por cerca de 2 a 3 horas. O tempo vai depender do tamanho das beringelas, da quantidade que está a cozinhar e da potência da panela. Ver notas.
Quando estiverem tenras (teste com um garfo ou um palito) retire e deixe arrefecer. Remova a casca e use a polpa a gosto. Se preferir também pode usar com a casca.
As beringelas assadas conservam-se no frigorífico por cerca de 5 dias, desde que devidamente acondicionadas.
BABAGANOUCHE
INGREDIENTES
2 Beringelas assadas
1 Colher de sopa de Tahine
1 C. Sopa de cebola picada
Sumo de 1 limão
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho (sem o espigo interno, para ficar mais suave)
1 colher de café de Garam-masala (mistura de especiarias oriental)
3 colher de sopa de nozes picadas e algumas para decorar.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
PREPARAÇÃO
Bata todos os ingredientes num processador (ou equivalente) até atingir uma textura homogénea. Pode ajustar a textura ao seu gosto pessoal, batendo mais, ou menos, de modo a que fique mais, ou menos aveludado. Se gostar de encontrar algum crocante das nozes, adicione-as no final e bata de forma pulsada, para que não se desfaçam completamente.
Sirva decorado com nozes, ervas aromáticas frescas e um fio de azeite, se apreciar.
Acompanhe com pão pita, ou outro a gosto.
NOTAS
Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das panela, como a potência e a capacidade.
Esta receita foi realizada com a panela slow cooker Silvercrest de 3.5 l (slow cooker mais pequena do Lidl) que tem 190-230 W de potência. Panelas mais potentes cozinham mais rápido, por isso tenha em atenção esse fator, adeque o tempo e aumente a vigilância.
Finalmente tive a oportunidade de fazer o babaganoush, conheci este prato enquanto vivia na Holanda e tinha saudades de o provar. A receita está perfeita, segui todos os passos e acrescentei adicionalmente Roma por cima. Delicioso e raciones fazer! Muito obrigada pela dedicação.
ResponderEliminarCarlota Barbosa
Obrigada, Carlota. Fico muito feliz por saber que resultou bem e adorei a ideia da romã, quando tiver romãs também vou experimentar.
EliminarContinuação de bons cozinhados
Beijinhos 😘