Batata-doce assada na slow cooker

A batata-doce na slow cooker é muito versátil. Pode servir com um delicioso acompanhamento ou ser a base para outras receitas.



Batata doce assada na crock-pot



A slow cooker é uma panela de cozedura lenta a baixa temperatura. Esta panela elétrica aquece devagar até atingir uma temperatura entre os 95º e os 98º. Deste modo os alimentos cozinham muito lentamente, sem serem sujeitos a temperaturas elevadas, conservando mais nutrientes.  Este tubérculo é rico em hidratos de carbono, fibra e micronutrientes (como as vitaminas A,C e E, e sais minerais, como o cálcio, potássio e fósforo). 

A cozedura lenta é também potenciadora de sabores, que não ficam diluídos. Geralmente não há, ou há pouca adição de líquidos, de modo a que os alimentos cozinhem nos seus próprios sucos. A batata-doce tem cerca de 80% de água na sua constituição. Graças à baixa temperatura a evaporação é reduzida, o que contribui para alimentos mais suculentos, tenros e saborosos.

A batata-doce pode ser cozinhada com casca, que pode ser consumida, dependendo do gosto pessoal. É na casa que se concentra a maior quantidade de fibra.  Quando cozinhadas com casca na slow cooker, é muito fácil depois de remover esta "pele" e aproveitar uma maior quantidade de batata. 

❗Se as batatas estiverem greladas, ainda que rejeite os grelos, as mesmas não devem ser cozinhadas com casca, uma vez que nesta fase acumulam substâncias potencialmente tóxicas nos grelos e na casca (glicoalcalóides). 


Publiquei uns pãezinhos de batata-doce no canal do youtube em duas versões, feitos com batata-doce roxa. Uma versão do estilo Monkey bread, e na segunda versão fiz os pãezinhos recheados de queijo. A receita está no canal do Youtube Slow Cooking Portugal:


BATATA-DOCE NA SLOW COOKER

Preparar batata-doce, ou outros tubérculos e legumes com a ajuda da slow cooker é muito fácil e bastante útil, sobretudo para os adeptos da meal prep. Costumo encher a base de uma das panelas grandes e fico com acompanhamento para 2 ou 3 refeições da semana, ou base para outras preparações, como puré, pão ou bolos. Também ficam deliciosas quando são recheadas. 

Para uma cozedura mais uniforme, coloque apenas uma camada de batatas na base da panela. Se optar por colocar mais, as das camadas superiores ficam mais firmes. 


INGREDIENTES


Batatas-doces 

1/2 copo de água

Batata doce na crockpot

PREPARAÇÃO

Lave bem as batatas. Caso a casca apresente alguma lesão, limpe a área com uma faca.

Coloque-as na panela de barro e cubra o fundo com um pouco de água (cerca de 1/2 cm). A função da água é apenas de evitar que em caso de se libertarem sucos da batata, estes caramelizem e dificultem depois a limpeza. 

Ligue a slow cooker na função "alto" e deixe cozinhar por cerca de 3 horas. O tempo de cozedura vai depender da potência da panela e do tamanho das batatas. Batatas maiores cozinham mais lentamente. Vernotas.

Com um palito, ou garfo, verifique a textura, e quando estiver macia desligue a panela.

Pode servir assim, simples, ou usar para fazer puré (que pode ser a base de imensas receitas).

Para batatas recheadas, abra ao meio, retire parte da polpa e envolva com o recheio pretendido. Cubra as metades com o preparado e polvilhe com ervas aromáticas frescas. 


NOTAS

Para resultados perfeitos adapte sempre o tempo às característas do equipamento e dos ingredientes, como variedade, quantidade e tamanho.

O tempo total de cozedura vai depender da potência da panela utilizada e das características dos ingredientes. Para esta receita utilizei a panela Crock-pot Timeselect de 240W de potência e 5,6 litros de capacidade. Se as batatas forem grandes precisam de mais tempo de cozedura. Cozinhar mais do que uma camada de batata-doce também exige mais tempo.

Comentários

Mensagens populares