Ensopado de borrego na slow cooker

O ensopado de borrego é um prato universal e apreciado em todo o mundo. A melhor forma de o fazer é, sem dúvida, pela técnica de cozedura lenta, como por exemplo com uma panela slow cooker.


Ensopado de borrego na slow cooker

As variações deste prato são imensas, só em Portugal há muitas receitas diferentes, dependendo da região do país e até de quem as está a cozinhar. Por esse mundo fora encontramos imensas receitas de borrego, sendo os ensopados muito frequentes, variando os ingredientes que se acrescentam à carne, assim como os temperos. Podemos adaptar qualquer uma dessas receitas para slow cooker, desde que tenhamos em atenção as características desta técnica, por forma a garantirmos o seu sucesso. Na publicação "como adaptar para slow cooker receitas tradicionais", explico os fatores a que deve estar atento.


ENSOPADO DE BORREGO NA SLOW COOKER

Em Portugal, os ensopados de borregos, para além da carne também costumam ter tomate, pimento, cenoura e cebola. Em algumas regiões também se junta batata em pedaços. É extremamente prático, porque apenas com um tacho temos uma refeição completa. Nesta receita, como tinha algum pão de véspera, optei por acompanhar com pão torrado. O pão absorve o caldo e fica muito saboroso, Se tiver pão rústico, ou de fermentação lenta, melhor ainda.

A carne de borrego é jovem, são anhos com menos de um ano (filhos das ovelhas), logo de sabor mais suave e pouco pronunciado. Há quem confunda com o cabrito, que é a cria da cabra e do bode. A carne de cabrito tem uns nódulos de gordura (bedum) que dão um sabor e cheiros fortes à carne, que precisam de ser retirados. Para além disso é habitual demolhar a carne em água com limão. No borrego, sobretudo em peças maiores, também por deixar a carne a repousar em água e rodelas e sumo de limão, antes de temperar, para retirar o odor forte característico. Este é geralmente mais acentuado em animais maiores e mais velhos.

Ensopado de borrego na crock-pot

INGREDIENTES


Borrego (cerca de 800 gr)

2 cebolas médias

2 cenouras médias

1 pimento

3 tomates pelados

2 dentes de alho esmagados

sal q.b. 

1 colher de chá de pimentão doce

1 malagueta de piripiri

Ervas aromáticas frescas para polvilhar (usei salsa e alecrim)

Ensopado de borrego cozedura lenta

Para a marinada: 

Vinho (pode usar branco ou tinto)

Alho

Alecrim 

Louro


PREPARAÇÃO

Temperar o borrego de véspera. Pode temperar diretamente ou fazer "demolha" prévia em água e limão para retirar o sabor característico desta carne, caso não aprecie. Nesse caso, só precisa de colocar o borrego em água e limão em recipiente no frigorífico por algumas horas. Antes de temperar descarte a água com o limão e só depois faça a marinada, com alho esmagado, alecrim, louro e vinho. 

Na base da panela coloque a cebola picada, as cenouras em rodelas, o pimento em cubos e o tomate.

Junte a carne e parte da marinada. Se apreciar sabores mais fortes, pode acrescentar a marinada toda. Tempere com sal, o alho e piripiri.

Selecione a função "baixo" (ou "low") e deixe cozinhar por 6 a 8 horas. Ver notas.

Sirva polvilhado com ervas aromáticas frescas, sobre fatias de pão torrado. Em alternativa pode acompanhar com batata cozida, ou puré. 

Ensopado de borrego na crockpot


NOTAS

O tempo de cozedura é influenciado por vários fatores: as características da panela, a taxa de ocupação da panela de barro e a quantidade de ingredientes que está a cozinhar. 

Nesta receita usei a panela slow cooker da Crock-pot, a TimeSelect, de 240 W de potência e estava preenchida cerca de 1/3, pelo que o tempo de preparação foi de 6 horas. Panelas mais cheias demoram mais. 

Caso não tenha uma slow cooker, pode cozinhar esta receita no fogão, em lume muito brando e por um longo período de tempo, potenciando os sabores. Se tiver um tacho de ferro é o ideal.  Nesse caso exige alguma vigilância, que na slow cooker é dispensável.




Comentários

  1. Boa noite. Se eu quiser acresentar batatas ao ensopado, quando é que as ponho? 2h? 3h? 4h? Grata pela resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pela sua questão.
      As batatas podem ser acrescentadas logo no início e na base da panela, por baixo da carne. Use uma variedade de batatas firme, como a batata vermelha. Poderá ter de adicionar um pouco mais de líquido, que pode ser caldo de legumes, ou água.
      Espero ter ajudado.
      Bons cozinhados,
      Sandra

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares