Massada rústica na slow cooker

Esta massa de vitela, feijão e couve é uma receita tradicional, de tudo na panela, que nos oferece um prato completo, delicioso e reconfortante, com pouco esforço.


Macarrão com vitela e legumes na crock-pot



Atualmente muitos de nós preferem as massas cozidas à parte, a que se adiciona um complemento de proteína com molho e queijo, bem ao estilo italiano. Também já aderi a esse estilo, mas a massa cozinhada desta forma, absorve bastante mais sabor e habitualmente fica com uma textura mais mole. Eu gosto bastante e faz-se lembrar as comidas da minha infância.

MASSA DE VITELA, FEIJÃO E LOMBARDA NA SLOW COOKER

A massada rústica é uma receita tradicional e de conforto. É um prato de massa com carne e legumes, caldoso e muito saboroso. As comidas de um tacho só são muito práticas e geralmente mais simples de preparar. A receita tem 2 fases, na primeira colocam-se os legumes e a carne, que cozinham na função baixa por um longo período de tempo. Depois é só juntar a massa e cerca de 15 a 20 minutos depois está pronta, o tempo depende se gostam da massa mais "al dente" ou mais molinha. 

Caso goste do feijão mais inteirinho, opte por juntar uma parte no início da receita e outra em simultâneo com a massa.   Neste caso, o feijão foi cozido previamente, costumo cozê-lo em quantidade e guardo em porções para várias refeições. Nesta publicação explico como se deve cozer o feijão na slow cooker, onde partilho como cozinhar o feijão perfeito. 

As quantidades de ingredientes devem ser adequadas ao que se pretende. Neste caso cozinhei mais carne para reservar para outras preparações


INGREDIENTES

Vitela - 500 gr

Massa cotovelos - 200 gr

Tomatada - 1 chávena (pode usar-se molho de tomate, ou conserva)

Feijão cozido com o caldo (2 chávenas)

Cenoura - 1 cenoura grande

Couve - 1/4 de couve lombarda

Cebola - 1 cebola

Alho - 3 dentes

Vinho branco - 1/2 copo

Azeite - 1 colher de sopa

Louro - 1 folha

Piripiri - 1 malagueta (ou equivalente em pó ou pasta/molho)

Tomilho q.b.

Sal. q.b.

Massa com vitela e legumes na slow cooker

PREPARAÇÃO

Temperar a carne com alho, louro, ervas aromáticas e deixar a marinar por umas horas.

Na base da panela coloca-se a cebola picada, a cenoura em rodelas e a couve cortada em pedaços grandes.

Junta-se a carne partida aos cubos. 

Adiciona-se o feijão cozido, com o caldo de o cozer e a tomatada. Pode-se retificar a quantidade de líquido, juntando água, ou caldo (pode ser de legumes, de ossos, ou de carne). Pode ainda juntar parte da marinada.

Regar com um fio de azeite, e temperar com as ervas aromática, piripiri, louro e sal.

Macarronada com vitela e legumes na crockpot

Cozinhar na função "baixo" ou "low" por 6 a 8 horas. Ver notas no fim do artigo.

Quando a carne estiver cozida, juntar a massa e retificar os temperos. Acrescentar caldo, ou água se for necessário, que deve estar bem quente, para não interromper a cozedura.

Manter a panela ligada por cerca de 20 minutos, até a massa ficar cozinhada e servir. 

Massa à lavrador na slow cooker

NOTAS

O tempo de cozedura é influenciado por vários fatores: as características da panela, a taxa de ocupação da panela de barro e a quantidade de ingredientes que está a cozinhar. Cortes de carne mais velhos demoram mais tempo a cozinhar, como por exemplo vaca ou boi.

Nesta receita usei a panela slow cooker da Crock-pot, a TimeSelect, de 240 W de potência e estava cerca de meia. 

Caso não tenha uma slow cooker, pode cozinhar esta receita no fogão, em lume muito brando e por um longo período de tempo, potenciando os sabores. Nesse caso exige alguma vigilância, que na slow cooker é dispensável.







Comentários

Mensagens populares