Ossobuco na slow cooker

Uma carne deliciosa cheia de sabor, que desossa sem esforço, graças ao poder da cozedura pela técnica de slow cooking.

O ossobuco, é um corte de carne do chambão, proveniente da perna, que inclui para além do músculo, nervos, tendões, e osso. 

O corte inclui o osso no meio, assim como a medula óssea, conhecida por tutano. É  rica em colagénio, especialmente boa para caldos, consommés, cozido e picados. Muito saborosa, se for submetida a uma cozedura prolongada, logo, é ideal para cozinhar pela técnica de slow cooking. Se tiver pressa, deixe esta receita para um dia em que não tenha, porque o resultado é bastante melhor quando é cozinhada com tempo.

Ossobuco na crockpot


OSSOBUCO NA SLOW COOKER

Para mim a melhor forma de cozinhar o ossobuco é deixar a carne a marinar de um dia para o outro e depois basta colocar na slow cooker. Podem acrescentar-se cebolas, tomate, ou outros legumes, como cenoura. Esta peça já tem alguma gordura entremeada pelo que não adiciono qualquer outro tipo de gordura. As características da carne do ossobuco exigem que seja cozinhado na função baixa por um longo período de tempo, logo é ideal para ser deixada na panela pela manhã, para estar pronta na hora de jantar. Com o molho formado pode ainda fazer-se uma redução, ou apenas triturar junto com os legumes para ficar mais espesso e acompanhar a carne. 


INGREDIENTES

Ossobuco na slowcooker

Ossobuco (usei 3 peças)

200 ml de vinho maduro

1 cabeça de alhos,

1 folha de louro

1 colher de chá de tomilho

1 colher de café de alecrim

 Cebolas pequenas 

1 chávena de tomate ou conserva de tomate

1 colher de café de piripiri

Sal q.b.

Ervas frescas para finalizar


PREPARAÇÃO

Delicioso Ossobuco na crockpot

Faz-se uma marinada com a carne, o vinho, alho esmagado, louro, tomilho e alecrim. Reserva-se em recipiente fechado no frigorífico (é conveniente deixar algumas horas). Costumo deixar de um dia para o outro.

Colocam-se as cebolas na base da panela, Se forem grandes partem-se em pedaços, se forem pequenas deixam-se inteiras e deitam-se por cima.

Por cima coloca-se o ossobuco e rega-se com parte da marinada. Caso pretenda um sabor mais forte use a marinada completa. 

Acrescente o piripiri e o sal. 

Selecione a função Baixo" e cozinhe por cerca de 8 a 10 horas, dependendo das características da sua panela. (Ver notas).

Servir acompanhado com puré de batata e polvilhado com salsa fresca picada.




NOTAS

O tempo total de cozedura vai depender da potência da panela utilizada, da taxa de ocupação da mesma (panelas mais vazias são mais rápidas) e até da temperatura dos ingredientes quando são colocados na panela. Para esta receita utilizei a panela Crock-pot multisize de 220-240W de potência e 5,6 litros de capacidade. 

Caso opte por utilizar toda a marinada para cozinhar a receita fica diferente uma vez que a carne vai cozer mais mergulhada no tempero. Para saber mais sobre a utilização de vinho/marinada na slow cooker consulte a publicação: "Como adaptar receitas convencionais para slow cooker".







Comentários

  1. Que maravilha! Adoro ossobuco! Sem dúvida uma receita a experimentar! Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito e aqui faz sempre muito sucesso.
      É delicioso.
      Beijinhos
      Sandra

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares