Coq au vin na slow cooker

A famosa receita francesa, típica da região de Bordéus, cozinhada na slow cooker fica espetacular, digna de uma ementa de festa.

Vi umas empadas no Masterchef Portugal recheadas com "coq au vin", que fizeram muito sucesso, depois dos comentários do júri fiquei com vontade de experimentar a receita na slow cooker. Fiz algumas pesquisas sobre o "coq au vin" e apesar da base ser a mesma, frango cozinhado lentamente em vinho de Bordéus, por um longo período de tempo, há muitas variáveis. Acabei por me basear na receita da famosa escola de culinária francesa "Le Cordon Bleu", porque se é para fazer, que seja em bom e como mandam os grandes mestres.


Coq au vin crockpot



COQ AU VIN NA SLOW COOKER

Como em todas as receitas, a adaptação para a técnica de slow cooker requer alguns ajustes, uma vez que que neste método de cozinhar a temperatura não ultrapassa os 98-100º. Para saber mais sobre a adaptação de receitas tradicionais para a técnica de cozedura lenta, vê esta publicação. Pode ser uma grande ajuda para quem se quer aventurar nas suas próprias receitas de slow cooking, ou então perceber o que poderá estar a correr mal em algumas receitas. Na adaptação reduzi a quantidade de vinho, assim como de caldo adicionado à receita. Utilizei azeite em vez de óleo e adaptei as ervas aromáticas, usei ervas de Provence, secas, em vez de Buquê Garni, fresco, acrescentando tomilho seco, alecrim e louro, presentes habitualmente no buquê Garni.

INGREDIENTES

Ingredientes para frango à francês na slow cooker

1 frango do campo partido em pedaços

1 garrafa de vinho de Bordéus

1 cebola

1 cenoura

50 gr de farinha de trigo

1 talo de aipo

3 dentes de alho

1 colher de chá de ervas de Provence

1 colher de café de tomilho

1 colher de café de alecrim

1 folha de louro

1 fio de azeite

pimenta em grão q.b.

sal q.b.


Preparação

De véspera tempere o frango com o alho, vinho louro e parte das ervas aromáticas. Junte a cenoura e a cebola cortadas em pedaços, envolva e reserve no frigorífico em recipiente com tampa.

Torre a farinha num tacho antiaderente por uns minutos, sem adicionar qualquer gordura. Mexa de vez em quando para não queimar.

Entretanto retire o frango da marinada e deixe escorrer. Coe a marinada e reserve.

Transfira a farinha para a slow cooker.

No tacho junte o azeite, deixe aquecer e passe o frango de todos os lados, deixando cerca de 1 minuto de cada lado. Transfira o frango para a slow cooker.  

french chicken in crock pot

No tacho adicione o líquido da marinada e deixe levantar fervura. Retire a espuma que se forma com uma escumadeira.

Adicione os legumes que retirou da marinada. Para ser fácil retirar no final, coloco-os numa bola de cozer arroz ou num saco de algodão. 

Regue com o vinho e verifique que o líquido molhou toda a farinha.

Programe a slow cooker no baixo e deixe cozer por cerca de 8 horas. O tempo é indicativo e varia conforme o equipamento que está a utilizar (ver notas).

Quando o frango estiver macio, retire os legumes e sirva. Caso pretenda um molho mais denso, pode optar por deixar cozinhar mais um pouco com a panela destapada, ou em alternativa fazer uma redução no fogão.

Polvilhe com ervas frescas (usei salsa) e acompanhe com cogumelos com bacon e puré de batata. A receita dos cogumelos está nesta publicação.

french chicken in crock pot

NOTAS

Para esta receita utilizei a slow cooker Swan de 320W de potência e 6,5 litros de capacidade. O tempo de cozedura deve ser ajustado à potência do equipamento, à capacidade da panela e quantidade que está a cozinhar.

A receita dos cogumelos com bacon na slow cooker está no canal de YouTube Slow Cooking Portugal:






 




 


Comentários

  1. Achei a receita muito interessante, mas a parte de torrar a farinha não percebi bem porque nunca torrei farinha no tacho. Ao ver o vídeo dos cogumelos, no fim apareceu o desta receita e aí já percebi. Vim só deixar a sugestão de por aqui o vídeo do frango. Ainda não fiz, porque me pareceu trabalhosa, gosto mais daquelas em que é só meter tudo na sornas e já está. Mas o aspeto é tão bom que um dia destes tenho de experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Obrigada pelo seu comentário 🙏
      Não consegui publicar o vídeo do frango na altura desta publicação por isso não o integrei. Tenho gravado as receitas sempre que posso, porque realmente ao verem os processos podem esclarecer as dúvidas. Espero que continue a ver e a usar a sua "sornas". Eu também gosto bastante da simplicidade das receitas que apelidei #tudonaslow mas de vez em quando gosto de variar e elaborar mais um bocadinho.
      Bons cozinhados
      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares