Arroz de pato na slow cooker

O arroz de pato, uma receita da cozinha tradicional Portuguesa, é fantástica, é uma receita perfeita para todas as ocasiões, quer seja mais sofisticada, ou mais simples. 



Arroz de pato na crockpot


Saborosa, com a crosta crocante, complementada com chouriço e presunto, fácil de fazer e que dá para preparar com antecedência, é portanto muito versátil. 

O arroz de pato sempre esteve presente nas mesas de família nas mais diversas ocasiões, ou não fossemos de Braga, cidade onde se atribui a sua origem.

Arroz de pato na slow cooker

A receita de arroz de pato faz-se em duas fases: primeiro coze-se o pato. Depois é desfiado e faz-se um arroz com o caldo da cozedura e as carnes. Tradicionalmente ao pato juntam-se carnes de fumeiro: presunto, bacon e chouriço. O caldo para a cozedura do pato é aromatizado com grãos de pimenta, piripiri, louro, cebola e alho. Acrescenta-se também um pouco de vinho tinto, pode juntar-se ainda cenoura para enriquecer o caldo. O arroz pode ser feito na slow cooker, contudo uma vez que a cozedura é menos uniforme que no forno, porque aquece mais nas bordas, opto pelo forno, o que também garante uma crosta mais crocante. 

A forma de juntar o pato varia, podendo juntar-se ao arroz durante a cozedura deste, ou colocar num tabuleiro entre duas camadas de arroz. 


INGREDIENTES

Ingredientes arroz de pato

1 Pato

1 pedaço de presunto

1 pedaço de bacon fumado

1 chouriço

2 cebolas pequenas

1 cabeça de alho

50 ml de vinho tinto

1 folha de louro

1 c. café de grãos de pimenta

1 vagem de piripiri

sal q.b.

1 fio de azeite

Arroz agulha 


PREPARAÇÃO

Limpa-se o pato de eventuais penas e lava-se. Coloca-se na slow cooker com o peito para baixo.

Juntam-se as restantes carnes. Habitualmente reservo parte do chouriço para a decoração.

Acrescenta-se meta da cebola, algumas cabeças de alho esmagadas e os condimentos.

Junta-se água até cobrir o pato.

Seleciona-se a função "baixo" ou "low" e deixa-se cozer por cerca de 8 horas. O tempo deverá ser ajustado às características do equipamento, como potência e capacidade.

Quando o pato estiver cozido, retirar. Retirar também o presunto, o bacon e o chouriço e coar o caldo.

Pato na crockpot

Coar o excesso de gordura do caldo. Se não tiver coador de gordura, deixar arrefecer no frigorífico, permitindo que a gordura solidifique à superfície e seja fácil de de retirar com uma colher.

Desfiar o pato e limpar de peles e ossos. 

Para o arroz de pato:

Num tacho com um fio de azeite refogar a restante cebola picada e o restante alho. Acrescentar o bacon e o presunto partido aos cubos e deixar dourar ligeiramente. Acrescentar o arroz e deixar fritar um pouco.

Pode envolver o pato no arroz, ou em alternativa colocar a carne desfiada numa camada entre duas camadas de arroz.

Juntar o caldo bem quente na proporção de 1 medida de arroz para 1 medida e 3/4 de caldo. Deixar cozer em lume baixo cerca de 8 a 10 minutos. 

Deitar num tabuleiro, decorar com rodelas de chouriço e levar ao forno quente para terminar a cozedura e dourar a superfície. Servir polvilhado com salsa picada.

Arroz de pato nacrockpot





Comentários

  1. Experimentei e adorei! Fica maravilhoso a carne desfaz-se, recomendo!

    ResponderEliminar
  2. Foi a ceia do natal passado cá em casa. Nunca tinha cozinhado pato e ficou top. A desfiar na perfeição e muito saboroso 🥰 a repetir sem dúvida 😊 obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua partilha, Isa 🙏
      Que bom que gostaram e que vai repetir.
      A slow é realmente uma grande aliada, porque facilita imenso os processos com a garantia de comida deliciosa.
      Continuação de bons cozinhados.
      😘

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares