Canja de galinha na slow cooker

Uma deliciosa e reconfortante canja de galinha, cozida lentamente, na slow cooker.

Há quem adore canja e quem a deteste, para uns podia ser servida todos os dias, para outros apenas quando se está doente. Na nossa cultura, a canja de galinha é comida de conforto, que ajuda os doentes no processo de convalescença. É comida da avó, que dá mimo e suporte sempre que é necessário. Ainda que a ciência não dê todo esse crédito à canja de galinha, reconforta e isso também é muito importante para quem está doente. Cá em casa não se faz muitas vezes, mas gosto de ter sempre um dose congelada, para ter disponível em minutos, caso seja necessário esse miminho.

Canjinha na crockpot



CANJA DE GALINHA NA SLOW COOKER

O ideal para esta receita é utilizar galinha caseira, mas como nem sempre conseguimos ter acesso ao ideal, pode usar-se outra carne de frango, ajustando os tempos de cozedura. Para esta receita utilizei parte de uma galinha caseira, que é bastante mais dura e gorda que as aves de aviário, logo demorou mais tempo. A carne, junto com os legumes cozem a baixa temperatura por um longo período de tempo, permitindo extraír o colagénio das articulações e enriquecer o caldo. Os tempos devem ser ajustados às características dos ingredientes e da panelas que estamos a utilizar. As massinhas, assim como os ovos são adicionados apenas na fase final, uma vez que têm tempos de cozedura bastante menores.


INGREDIENTES

Galinha caseira, ou galinha do campo

1 cenoura

1 cebola

2 dentes de alho

Massinhas a gosto 

Ovinhos

Hortelã

sal q.b.

Ingrediente para canja na crockpot

PREPARAÇÃO

Coloque na panela de barro a galinha em pedaços (usei 1/4 de galinha caseira), a cenoura descascada e cortada às rodelas e a cebola bem picadinha. Junte os dentes de alho picados, o sal e acrescente a água.

Selecione a função "baixo" e cozinhe por cerca de 6 horas. O tempo é varia com as características da panela e a quantidade que está a cozinhar. (Ver notas)

Quando a galinha estiver cozida, retire para desfiar. 

A crescente as massinhas à calda formada. Caso tenha muita calda, pode retirar parte, antes de juntar as pevides, para usar como caldo de galinha.

Prolongue a cozedura por cerca de 30 minutos (ao destapar e retirar a carne a temperatura baixou, pelo que demora algum tempo a retomar.)

Canjinha em slow cooking

Entretanto limpe a galinha de peles e ossos e desfie a carne. 

Mexa e retifique os temperos. Quando a canja estiver quase pronta acrescente a carne desfiada, os ovinhos e a hortelã, deixe por mais 5 a 10 minutos, para permitir que os ovos cozam.

Sirva quente, decorada com uma haste de hortelã.




NOTAS:

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das slow cookers, como a potência e a capacidade. Esta receita é realizada com a panela Slowpot da Ikohs de 5.5 l de capacidade e 240W de potência, estava cerca de metade ocupada. 

Comentários

Mensagens populares