Caldo de carne na slow cooker

Os caldos caseiros acrescentam sabor e nutrientes às receitas onde são adicionados. Se gostas de pratos cheios de sabor, caseiros, são adição de produtos processados, faz esta receita e junta aos pratos onde seja necessário acrescentar líquido, seja um risoto, uma sopa, um ensopado ou um guisado, tudo ganha um sabor mais apuradinho, como as "comidas da avó". 




Já tinha partilhado a receita de caldo de peixe, que uso para açordas, arroz de peixe, sopa de peixe, ou até arroz de marisco. O caldo de ossos, que podem ver neste vídeo, é semelhante a este, contudo utiliza só os ossos, em vez de uma peça de carne.



CALDO DE CARNE NA SLOW COOKER

O caldo de carne é muito mais rico e denso, porque se usa uma peça de carne, para além dos legumes e condimentos. Se a carne tiver osso, melhor ainda, porque conseguimos mais colagénio e consequentemente um caldo mais gelatinoso. Use carne de vitela, preferencialmente com osso, e de um corte mais rijo e económico. Costumo juntar legumes e aparas, que muitas vezes são descartados, como as cascas e topos das cenouras, partes mais verdes do alho francês ou talos mais rijos de hortaliças, que pode ir guardando num recipiente no congelador para quando precisar. Os temperos são a gosto. Pessoalmente não costumo temperar muito, para permitir depois ao utilizar nas receitas, ajustar o tempero em função do que estamos a cozinhar sem que os temperos do caldo se sobreponham.


INGREDIENTES

1/2 Kg de carne de vitela (preferencialmente com osso)

2 cenouras com casca

2 cebolas com casca 

1 cabeça de alho

1 alho francês inteiro

50 ml de vinagre

1 folha de louro

2 colheres de sopa de vinagre

1 colher de café de pimenta em grão ou 1 malagueta de piripiri

Sal q.b.

Aparas de legumes e talos, caso tenha disponíveis.


PREPARAÇÃO

Cortar a carne em pedaços e dourar num tacho com um fio de azeite.

Entretanto, lavar bem os legumes e colocar cortados em pedaços grandes na panela de barro. Costumo juntar também as cascas dos legumes.

Acrescentar água até cobrir. Acrescentar o vinagre e os temperos.

Dispor por cima a carne, que não precisa de ficar submersa.

Selecionar a função "baixo" por cerca de 10 a 12 horas. Ver notas.


Preparação de caldo de carne na cockpot

Quando estiver pronto, passar num coador, antes de estar frio. Costumo passar duas vezes, um mais largo, e outro mais fino. 


Deixar o caldo arrefecer para a gordura solidificar. A gordura fica à superfície e é fácil remover com uma colher. Descartar a gordura.

Aquecer ligeiramente o caldo, só para liquidificar e facilitar o armazenamento. Guardar em doses, em frascos ou em cuvetes e congelar. Caso utilize frascos, não encha demasiado para permitir a expansão do conteúdo. Costumo congelar em cuvetes de silicone e após estar congelado transfiro para uma caixa hermética, ocupando menos espaço e facilitando a utilização em doses. 

NOTAS

Para esta receita utilizei a slow cooker Swan de 320W de potência e 6,5 litros de capacidade. O tempo de cozedura deve ser ajustado à potência do equipamento, capacidade e quantidade que está a cozinhar.



Comentários

Mensagens populares