Arroz de pota na slow cooker
Delicioso arroz malandrinho de pota na slow cooker.
A pota é um molusco bastante versátil, que se adapta bem às receitas tradicionais tanto de polvo, como de lulas. Não sendo a mesma coisa, as semelhanças são muitas, por isso para mim, a preparação também se pode fazer do mesmo modo.
MOLUSCOS NA SLOW COOKER
Os moluscos quase não têm gordura na constituição, por isso, a melhor forma de os cozinhar pela técnica de cozedura lenta, é na função alto. No artigo "Slow cooker, High vs Low, como escolher?" Explico as diferenças entre as várias funções da slow cooker e como as devemos adaptar ao que estamos a cozinhar. Se ainda tem dúvidas na hora de escolher a função, não deixe de consultar.
ARROZ DE POTA COM PIMENTOS NA SLOW COOKER
Adaptei a receita de "Polvo supertenro na slowcooker" para fazer este arroz de pota com pimentos. Para além do caldo que se forma é necessário maior quantidade de líquidos, por isso nas receitas de pota ou polvo em que não uso o caldo, guardo no congelador para quando preciso. Se não tiver, usa-se água, mas nesse caso o arroz fica mais clarinho (como na foto abaixo).
Fica tão bom, que já repetimos a receita com várias versões. Inicialmente cozia a pota e aproveitava o caldo para fazer o arroz no tacho, mas entretanto já testei com o arroz diretamente na panela de barro e fica delicioso, por isso agora faço sempre assim, poupo energia e tenho menos um tacho para lavar.
Já fiz com duas variedades de arroz, na foto acima, utilizei arroz carolino, na primeira e última foto utilizei arroz agulha para a receita. É uma questão de gosto pessoal e adaptação.
INGREDIENTES
1 Embalagem de tentáculos de pota congelada (usei de 800 gr)
1 Pimento grande, ou vários pequenos (usei pequenos, dos coloridos)
1 Chávena de arroz (veja nas fotos a diferença entre a variedade carolino e agulha)
1 Cebola
2 Dentes de alho agulha
1 Tomate maduro ou 3 colheres de polpa de tomate
Caldo de moluscos ou de peixe q.b. (opcional)
1 Fio de azeite
1 Folha de louro
Especiarias a gosto (costumo usar mistura para peixes)
Ervas aromáticas frescas a gosto (salsa ou coentros)
Sumo de meio limão (opcional)
PREPARAÇÃO
Descongele a pota no frigorífico. Lave e regue com sumo de limão.
Coloque a pota na panela de barro, tendo o cuidado de juntar as partes mais finas dos tentáculos no meio da panela, deixando os mais grossos nas bordas, que é onde o calor é maior.
Coloque a cebola descascada, pode usar picada ou inteira.
Coloque metade dos pimentos picados, alho picado, o tomate em cubos (ou polpa), o azeite e tempere a gosto. Só costumo colocar sal no final, depois de provar.
Programe a slow cooker para 3 horas no alto (se a sua slow cooker for muito potente reduza o tempo - ver notas).
Quando a pota estiver cozida, retire e reserve. Retire o louro e triture o caldo (pode optar por triturar apenas a cebola, caso a tenha deixado inteira).
Junte o arroz, adicione mais caldo (pré-aqueça para não baixar a temperatura no interior da slow cooker) e programe mais 1 hora na função alto. O tempo de cozedura é indicativo e varia com as características da panela (ver notas).
Entretanto parta os tentáculos de pota em pedaços e quando o arroz estiver quase cozido, adicione a pota juntamente com os restantes pimentos e envolva tudo. Se necessário junte mais caldo.
Retifique os temperos, adicione sal se necessário e sirva polvilhado com ervas frescas picadas.
NOTAS
Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das panela, como a potência e a capacidade.
Esta receita é realizada com a panela slow cooker Silvercrest de 3.5 l (slow cooker mais pequena do Lidl) que tem 190-230 W de potência. Panelas mais potentes cozinham mais rápido, panelas mais cheias, cozinham mais lentamente.
As fotos que ilustram a receita são de momentos diferentes, em que repeti a receita com algumas variáveis:
- Na foto 1 e 5 utilizei arroz agulha e para além do caldo de cozer a pota, utilizei mais caldo de pota (que tinha reservado de outra receita anterior)
- Na foto 2 usei arroz carolino, que resulta num arroz com caldo mais denso e o caldo era de legumes, que não intensifica a cor do caldo de cozer a pota.
Tem óptimo aspeto 😍
ResponderEliminarDeve estar delicioso.. Um dia destes vou experimentar.. Adoro cozinhar na slow Coker e adoro as suas receitas.. Muito obrigada pela partilha 🙏
Muito obrigada. Depois conte-nos como correu.
EliminarBons cozinhados.
Bjs
Olá, boa tarde. Se adicionar água à cozedura da pota no caso de não ter nenhum caldo para adicionar depois, acha que pode ser sem comprometer o resultado final?
ResponderEliminarMuito obrigada
Olá,
EliminarPode adicionar, mas eu adicionaria só depois, quando for fazer o arroz, para não diluir o sabor da pota. Até porque no processo se vai formar líquido e depois o caldo a adicionar será apenas para completar.
Bons cozinhados.
Sandra