Caril de lentilhas e cogumelos na slow cooker

Estamos decididos a incluir mais refeições vegetarianas nas nossas ementas e desta vez fizemos um delicioso caril de lentilhas e cogumelos.


Caril vegetariano na slow cooker


O caril com o seu sabor caraterístico não agrada a todos, cá em casa não pode ser demasiado intenso, mas a vantagem das refeições caseiras também é esta, adaptamos ao nosso gosto. Recordo que na adaptação das receitas convencionais para esta técnica culinária as especiarias precisam de ser bem controladas, porque devido à cozedura prolongada aumentam a sua intensidade. Na publicação "Como adaptar para slow cooker as receitas convencionais" explico os principais fatores que devem ser ajustados.

A embalagem das lentilhas que utilizei  tinha indicação que não precisam de demolha prévia. Ora, como não são lentilhas descascadas, a casca tem antinutrientes, que impedem a biodisponibilidade de outros nutrientes essenciais.  Estes elementos estão maioritariamente na casca e funcionam como "protetores" dos grãos, por isso demolhamos as leguminosas, para eliminar essas substâncias, uma vez que uma parte é solúvel em água. Na cozinha convencional quando a água entra em ebulição forte este constrangimento é ultrapassado, mas uma vez que a slow cooker não ultrapassa os 100ºC necessários à destruição dos antinutrientes, demolho sempre as lentilhas com casca, quando as vou cozinhar a baixa temperatura, ainda que as instruções da embalagem digam que não é necessário.


INGREDIENTES

lentilhas com cogumelos e caril

250 gr de lentilhas demolhadas

1 Cebola

2 Cenoura

2 Pimentos doces 

Cogumelos a gosto (usei brancos e desidratados)

Caldo de legumes (opcional)

200 ml de leite de coco (não ficou na foto)

1 colher de sopa de óleo de coco

1 colher de caril (ajuste a quantidade ao gosto pessoal)

1 pedaço de gengibre (cerca de 1 cm)

2 dentes de alho picados

1 colher de chá de pimentão fumado

1 folha de louro

1 piri-piri

sal q.b.


PREPARAÇÃO

Demolhe as lentilhas por algumas horas e descarte a água da demolha. 

Prepare os legumes, devem ser limpos e picados em cubos pequenos.

Na base da panela coloque os legumes picados.

Junte as lentilhas escorridas e lavadas. Adicione os temperos. 

Acrescente os cogumelos. No caso de usar cogumelos desidratados hidrate antes de acordo com as instruções da embalagem e pode juntar a água da hidratação.

Lentilhas com cogumelos na crockpot

Junte o caldo de legumes, ou se não tiver acrescente água até cobrir as lentilhas (os cogumelos não precisam de ficar submersos).

Cozinhar na função "baixo" por 6 a 8 horas, dependendo das características da panela (ver notas).

Quando as lentilhas estiverem quase prontas, retificar os temperos e adicionar o leite de coco, mexer bem. Deixar retomar a temperatura (normalmente cerca de 20 a 30 minutos, dependendo da temperatura do leite de coco, se o pré-aquecer o processo é mais rápido.

Servir polvilhado com ervas frescas e acompanhado de arroz seco.

Caril de cogumelos na slow cooker

NOTAS:

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características da panela, como a potência (W), a capacidade e quantidade que estamos a cozinhar.

Para esta receita utilizei a slow cooker Swan de 320W de potência e 6,5 litros de capacidade. A panela estava menos de meia e demorou cerca de 7 horas.





Comentários

Mensagens populares