Beterrabas na slow cooker

Deliciosas beterrabas, cheias de nutrientes, muito versáteis, para servir simples ou adicionar a outras receitas.

Beterrabas assadas na slow cooker



As beterrabas são raízes tuberosas, com um sabor muito característico, amado por uns e odiado por outros. Os que não gostam costumam dizer que sabem a "terra" e há inclusive alguns truques para remover o "tal" sabor, como adicionar açúcar ao cozinhado. Eu gosto de equilibrar o sabor juntando ingredientes de sabor mais ácido, como limão, vinagre, ou qualquer molho vinagrete.

Como colhi bastantes beterrabas na horta, cozi na slow cooker e guardei congeladas, que uso como se fossem acabadas de cozinhar.


BETERRABAS NA SLOW COOKER

Estes tubérculos são ricos em açúcar, o que lhe confere um sabor adocicado que é potenciado pela cozedura lenta a baixa temperatura da técnica de slow cooking. Esta receita é extremamente simples, com uma lista de ingredientes muito limitada, porque se resume às beterrabas e um pouco de sal. Aqui, como na maioria das receitas para a slow cooker, o melhor é mesmo simplificar. Usa-se a parte do tubérculo da beterraba, os caules e folhas podem usar-se do mesmo modo que espinafres ou acelgas.

Base de beterraba para outras receitas

As beterrabas cozidas podem servir de base para fazer outras preparações, como pães, patés, sopas, picles ou saladas variadas. 

Publiquei a receita do patê de beterraba com pistácio aqui.


INGREDIENTES


Beterrabas

1 Chávena de café de água

1 pitada de sal


PREPARAÇÃO

Beterrabas cozidas na crockpot

Lavar bem as beterrabas, sem ferir a pele. Aparar as raízes e os caules, mas não demasiado próximo do tubérculo. 

Colocar as beterrabas na slow cooker com a água, é mesmo pouco, apenas para evitar que a panela torre caso haja perda de sucos da beterraba. Sem a água os sucos, ricos em açúcar tendem a caramelizar e dado o tempo de cozedura longo, pode queimar.

Cozer na função alto por cerca de 4 horas. O tempo de cozedura vai depender da potência da panela e do tamanho das beterrabas. Pode verificar com um palito ou um espeto o ponto de cozedura, que é quando ao espetar se sente que está macio e sem resistência.

Quando estiverem cozidas, deixar arrefecer um pouco e retirar a pele. A pele sai facilmente com uma ligeira fricção, use um pano ou papel de cozinha para facilitar. Para evitar que fique com as mãos manchadas, pode usar luvas.



NOTAS

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das panela, como a potência e a capacidade. 

Estas beterrabas foram cozinhadas na slow cooker silvercrest de 3.5 l (é a slow cooker mais pequena do lidl) que tem 190-230 W de potência.







Comentários

Mensagens populares