Dourada ao sal na slow cooker

A dourada ao sal na slow cooker fica deliciosa, suculenta, a lascar na perfeição e sem ficar salgada.



Dourada ao sal com abóbora na slow cooker


CONSUMO DA SLOW COOKER / FORNO

Habitualmente cozinhados no forno, também resultam muito bem na slow cooker, de forma mais económica, uma vez que a slow cooker gasta bastante menos que os fornos habituais. Para determinar o consumo, de forma simplificada, multiplique as horas de cozedura pela potência do equipamento. Usei uma slow cooker de 240W, que esteve ligada 1h30, com um consumo total de 360 W. Se optasse pelo forno, no meu caso a potência é de 2000W (2Kw), para uma dourada do mesmo tamanho, seriam necessário 45 minutos, o que corresponderia a um consumo de cerca de 1500W. As contas estão simplificadas, em ambos os equipamentos esse é o consumo máximo, que não é contínuo.


DOURADA AO SAL NA SLOW COOKER

Dourada ao sal na slowpot ikohs

Os peixes ao sal são uma forma simples e fácil de cozinhar peixe, com um excelente resultado. A maioria das receitas utiliza clara de ovo para juntar ao sal e fazer uma "carapaça" rija. Na slow só costumo utilizar sal, que aperto ligeiramente com a mão ou a ajuda de uma colher. Para que o peixe não fique salgado é necessário amanhar cuidadosamente sem retirar as escamas, nem as membranas do abdómen. Normalmente digo na peixaria que é para fazer ao sal e já têm esse cuidado, abrem só a barriga e tiram a "tripa". Tenha atenção ao escolher o peixe, de forma a caber na panela de barro. Não recomendo fazer camadas, uma vez que a camada superior vai demorar mais tempo a ficar passado. Contudo, se as douradas forem pequenas, podem colocar-se duas, dispondo-as com as cabeças para lados opostos e a barriga para o centro da panela.


INGREDIENTES

1 Dourada sem escamar (cerca de 700 gr)

1,5 kg de sal marinho

1/2 Limão

Ervas aromáticas a gosto (usei tomilho e alecrim)

Peixe ao sal na crockpot

PREPARAÇÃO

Lavar e secar bem a dourada, com um pano ou papel de cozinha.

Rechear a barriga da dourada com rodelas de limão e as ervas aromáticas, não encha demasiado, permitindo "fechar a barriga".

Para facilitar o processo de retirar o peixe da slow cooker, forro a panela de barro com um tapete de teflon reutilizável (é opcional).

Na base colocar uma camada generosa de sal e calcar ligeiramente com uma colher (ou até com a mão).

Colocar a dourada recheada. Cobrir com o restante sal e com a ajuda de uma colher apertar o sal, sem pressionar demasiado.

Ligar a slow cooker no alto por cerca de 1h30. O tempo depende do tamanho do peixe e da potência da panela (ver notas).

Quando terminar a cozedura, retirar o sal com cuidado para não danificar a dourada. Opto por retirar com a ajuda do tapete para um prato, para facilitar o processo, sem danificar o peixe.

Peixe ao sal na slow cooker

Retirar o sal e se preferir retirar a pele, que sai facilmente.

Servir acompanhado de legumes cozidos, ou arroz e salada. 


NOTAS

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das panelas, como a potência e a capacidade. 

Esta receita é realizada com a panela Slowpot da Ikohs de 5.5 l de capacidade e 240W de potência. Peixes maiores exigem mais tempo de cozedura. 

Dourada na slow cooker ikohs


Comentários

Mensagens populares