Rolinhos de frango com alheira na slow cooker

Peitos de frango recheados, tenros e suculentos com delicioso recheio de alheira e pêssego, que lhe conferem um sabor agridoce fantástico.



frango recheado na slow cooker


Esta receita surgiu para aproveitar umas sobras de recheio de almofadinhas agridoces, que costumo fazer com massa filo. O peito de frango não é uma carne muito indicada para a cozedura lenta, pois se não for bem preparado pode ficar seco facilmente. A seleção da função da slow cooker é fundamental para o sucesso das receitas, especialmente quando estamos a cozinhar peixes ou carnes magras. Os equipamentos de slow cooking são eletrodomésticos muito versáteis e sem grandes elaborações conseguem preparar deliciosas refeições, com esforço reduzido, quase por magia. 

Low ou High, a magia da slow cooker

Metade do sucesso de uma receita em slow cooking deve-se à escolha da função de cozedura correta. São apenas duas funções, que atingem a mesma temperatura, mas em tempos diferentes. Adequar a função aos alimentos que estamos a cozinhar é fundamental para atingir excelentes resultados. Não programe a panela em função do tempo que tem disponível, mas das características dos ingredientes que vai destacar. Nesta publicação ensino a selecionar a função de acordo com os alimentos. 

Rolinhos de frango com recheio agridoce

Frango agridoce na slow cooker

Para fazer estes rolinhos de frango utilizei peitos de frango abertos em 3 (como se fosse um panfleto), (podem usar bifes). Resultam igualmente bem com bifes de peru. O agridoce foi conseguido com adição de pêssego, em alternativa poderá utilizar outra fruta, como maçã, manga. Se não gostar do sabor doce, pode omitir a fruta. Pessoalmente, gosto de picar a fruta e legumes com a faca, para sentir diferentes texturas. Pode utilizar um processador de alimentos, nesse caso a textura fica mais pastosa e uniforme.


Ingredientes

4 bifes de frango (grandes)

1 alheira

1 pêssego pequeno

1 tomate pequeno

1 cebola pequena

2 colheres de sopa de pimento picado (usei amarelo e vermelho)

4 colheres de sopa de tomatada

1 raminho de salsa

Sumo de meio limão

4 dentes de alho

sal q.b.

Ingredientes para rolinhos de frango na slow cooker

Preparação

Temperar os bifes com o alho picadinho, sal e sumo de limão e reservar enquanto prepara o recheio. 

Numa taça colocar a alheira sem pele e o pêssego bem picadinho. 

Adicionar os pimentos, a cebola e o tomate também picados em pedaços pequenos.  Juntar metade da salsa picada e envolver bem. Se preferir use um processador de alimentos.

Sobre uma tábua dispor um bife passar o rolo da massa para compactar e rechear com cerca de 2 colheres do preparado agridoce. Enrolar e prender com a ajuda de palitos.

Preparar o frango recheado para a slow cooker

Repetir o processo para todos os bifes. 

Reservar algumas horas no frigorífico em recipiente hermético. Este passo é opcional, mas vai permitir unir bem os rolinhos e o recheio, evitando que se desfaçam e libertem o recheio.

Na base da slow cooker fazer uma grade de legumes e temperar a gosto. Usei curgete partida em quartos, que depois serviu de acompanhamento. A grelha de legumes vai permitir afastar a carne dos líquidos que se formam durante o processo de cozedura lenta, como explico nesta publicação do Instagram.

Colocar os rolinhos por cima e sobre cada um distribuir tomatada (se não tiver tomatada pode utilizar tomate frito ou polpa de tomate), para dar um pouco de cor. 

Frango recheado na slow cooker,

Ligar a slow cooker na função "alto" e deixar cozinhar por cerca de 3h30 (Crock-pot de 240W), ver "Notas" no final da publicação sobre o tempo de cozedura.

Servir acompanhado pelas curgetes e polvilhado com a restante salsa picada.


Peito de frango recheado na slow cooker


Notas

A seleção do tempo de cozedura nas receitas deve ser de acordo com as características da slow cooker onde vão ser cozinhadas e da quantidade de alimentos a cozinhar. Outras variáveis, como a temperatura dos ingredientes ou a temperatura ambiente também influenciam o tempo total necessário. Para esta receita usei a Crock-pot multisize digital de 5.6 l e 220-240 W.

Experimente estes rolinhos de frango agridoce e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar a panelas com características diferentes.

Comentários

Mensagens populares