Bacalhau fresco com pimentos na slow cooker

Deliciosos embrulhos de bacalhau fresco com pimentos, cozinhados lentamente na slow cooker, para uma refeição leve e fresca de verão.

Embrulhos de Bacalhau fresco na slow cooker

Em Portugal o bacalhau salgado é rei, mas o bacalhau fresco está a ganhar cada vez mais adeptos. O seu sabor suave e delicado fazem deste peixe um ingrediente perfeito para inúmeras combinações, como é o caso destes embrulhos. Gosto de cozinhar filetes de peixe em papelote, porque a atmosfera criada dentro do embrulho torna o peixe muito suculento e saboroso. Para além do peixe temperado costumo juntar legumes picados variados, contudo o tempo de cozedura de alguns legumes é maior que o necessário para o peixe, pelo que devem ponderar esse fator na escolha. Alerto que se escolherem legumes mais rijos poderão ficar "al dente" e nem todos apreciam. Para esta receita escolhi pimentos variados, para acrescentar o sabor mais ácido do pimento verde e o adocicado do pimento amarelo e vermelho. 

É uma refeição leve e perfeita para um dia de verão.


INGREDIENTES

Ingredientes

Lombos ou filetes de bacalhau fresco (usei 4)

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho

Sumo de meio limão

Sal e pimenta q.b.

1 cebola pequena 

Pimentos coloridos (equivalente a uma colher de sopa por embrulho)

Cebolinho q.b

Material: 1 folha de papel vegetal ou de alumínio por filete.


PREPARAÇÃO

Temperar o bacalhau com sal, pimenta, sumo de limão e reservar no frigorífico algumas horas. Se usar bacalhau congelado, descongelar no frigorífico, podendo ser temperado durante o processo de descongelação.

Preparar os papelotes: sobre a bancada estender uma folha de papel vegetal (com tamanho que permita embrulhar o peixe com sobreposição de papel nas bordas).

Bacalhau o papelote

Sobre o papel colocar um filete ou lombo de bacalhau, uma colher de chá de cebola e uma colher de sopa da mistura dos pimentos. 

Regar com um fio de azeite e polvilhar com cebolinho picado, ou outra erva fresca como salsa ou coentros.

Dobras as bordas do papel sobre o peixe e dobrar as pontas para baixo. Não devem ficar sobrepostos, ajuste a quantidade ao tamanho da panela de barro.

Embrulhos de bacalhau na slow cooker

Dispor os embrulhos na base da panela.

Ligar a slow cooker no alto por cerca de 1 hora a 1h30 (ver notas).

Retirar com cuidado e abrir ligeiramente os embrulhos antes de servir, mantendo o papel, para conservar os sucos.

Servir acompanhado de salada variada ou legumes cozidos e decorado com rodelas de limão (acompanhar com um bom vinho verde bem fresco).

bacalhau fresco na slow cooker


NOTAS:

O tempo de cozedura deverá ser selecionado em função da espessura dos filetes. Lombos demoram mais que filetes. 

O peixe deve ser cozinhado na função alto e o tempo total de cozedura varia com a potência do equipamento utilizado. Panelas mais potentes cozinham mais rápido. Nesta receita usei filetes, com cerca de 1 cm de espessura e demorou 1h, na Crock-Pot Digital Multisize de 5,6 litros e 220-240W de potência.

Experimente esta receita e deixe a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar para slow cookers diferentes. 

Bacalhau suculento


Adoro receber mensagens com as fotos das receitas do Slow Cooking Portugal. Apoie este blogue ao partilhar a receita nas redes sociais, com os créditos do Blogue Slow Cooking Portugal, através da hastag #slowcookingpt, @slow_cooking_portugal ou https://www.facebook.com/slowcooking.portugal/.







Comentários

Mensagens populares