Papas de aveia na Slow Cooker
Papas com grãos de aveia de verdade, sem processados, o mais simples e saudável que é possível, ainda por cima fáceis e deliciosas.
Atenção, não tenho nada contra os flocos de aveia, ingrediente chave da maioria das receitas de papas de aveia saudáveis que se encontram por esse mundo virtual adentro. Eu tenho flocos de aveia na despensa, mas para outras receitas, porque depois de experimentar fazer as papas de aveia com o cereal integral e biológico, estas passaram a ser as minhas papas preferidas. Adoro a textura, sentir os grãos que se desfazem e são tão macios por dentro, não costumamos passar as papas, mas para quem gostar de um creme liso é só meter a varinha mágica ou colocar no processador.
Sou de pouca variedade nos pequenos-almoços, posso comer todos os dias pão torrado com manteiga, e beber leite com café, que não enjoo. Mas sei que essa monotonia, que não me cansa, não será a opção mais saudável, por isso comecei a procurar alternativas. Aqueles pequenos-almoços de hotel não fazem o meu género, ovos mexidos, coisas fritas ou grelhadas de manhã, não, obrigada. Leite com cereais, também não me reconforta nada. As papas acabaram por ser a alternativa mais aceitável, inicialmente experimentei as típicas overnight osts, gosto, mas não destronam as torradas feitas quase sempre com pão feito por nós e o leite com café. Passei de vez em quando a fazer papas com aveia em grão que geralmente cozia na panela de pressão. Desde que tenho a slow cooker as papas começaram a aparecer mais cá por casa, quer sejam de aveia ou de outro cereal, todos gostam geralmente com mel para a criança e com mel e canela para os pais, frutos secos ou fruta variada, conforme o que houver na fruteira.
Costumo comprar aveia em grão no Celeiro (que fica longe) ou numa ervanária perto do local onde trabalho (mais carote um bocado). Onde vivo ainda não é fácil encontrar cereais em grão, e a granel ainda menos. Anseio que uma grande cadeia de hipermercados que vende este género de produtos decida instalar-se no Norte sem ser na linha do litoral.
A aveia, assim como a maioria dos cereais e leguminosas secos devem ser demolhados. Este processo vai "acordar" estes grãos adormecidos, vão hidratar e libertar as substâncias (fitatos) que os protegem neste período de "hibernação". Por isso a água da demolha deve ser sempre descartada, uma vez que contém os fitatos, também conhecidos por anti nutrientes. Estas substâncias impedem o nosso organismo de absorver alguns nutrientes essenciais, ou seja, poderíamos ingerir uma refeição rica em nutrientes e parte deles seriam excretados pela ação destas substâncias, caso não fossem eliminadas. Apesar de já ter procurado, continuo na dúvida sobre o processo de fabrico dos flocos de aveia, no que respeita à eliminação dos fitatos, uma vez que alguns dizem "instantâneos". Recordo-me de ter lido num artigo da Deco que seriam demolhados, desidratados e depois transformados em flocos, isto faz com que ache a opção pela aveia em grão mais saudável. Normalmente coloco a demolhar de manhã para cozinhar à noite, para o pequeno almoço do dia seguinte. Cozinho sempre a mais que depois guardo no frigorífico para os dias seguintes. As papas arrefecidas ficam mais presas, costumo aquecer com um bocadinho de leite, para acertar a textura.
Ingredientes:
1 medida de aveia demolhada
3 medidas de água1 pitada de sal
Aromas (canela e casca de limão)
Preparação:
Descartar a água de demolhar, escorrer a aveia e colocar na slow cooker.
Colocar 3 vezes a medida da aveia em água.
Temperar com sal, pau de canela e casca de limão, ou outros aromas a gosto.
Programar 6 horas na função baixa ou 3 horas em alt. Pessoalmente gosto mais do processo mais lento (função baixo ou low).
Servir e adoçar a gosto. Nós usamos com mel, mas também se podem usar compotas, xarope de milho, agave, ou outro adoçante.
Se desejar, acrescentar coberturas como frutos secos, fruta fresca, canela em pó, ou outras.
Assim deve ser mais saudável, acho que nunca vi os cereais assim à venda. Sabe se há na net?
ResponderEliminarOlá Susana.
EliminarObrigada por comentar, concordo consigo, tento evitar os alimentos mais processados (nem sempre nem nunca), e neste caso o sabor é incomparável para melhor.
Sim há lojas que vendem on-line, como o Celeiro (eu costumo comprar esta do link na loja física https://www.celeiro.pt//65375-aveia-integral-500-gramas-kg-provida
Experimente e depois diga-me correu.
Fiz hoje para o pequeno almoço e ficaram deliciosas! Obrigado pela sugestão, adorámos cá em caaa!
EliminarJá experimentou com leite ou outra bebida vegetal? Ficará bom?
Bom trabalho
Obrigado :?
Olá Bruno,
EliminarMuito obrigada pelo comentário, fico feliz por saber que fez a receita e que gostaram.
Já experimentei com leite, mas só depois de cozidas. Faço em grande quantidade e guardo no frigorífico ou congelo, quando vou aquecer junto um pouco de leite ou bebida vegetal e fica bom. Juntar leite na confeção não é boa ideia, pelo tempo de cozedura, os lacticínios não toleram a cozedura muito tempo.
Continue a explorar as receitas de slow cooking e partilhe connosco os resultados.
Bons cozinhados,
Sandra
Pra eu, que também sou pouco adepta de variações ao pequeno almoço, adorei estas papas feitas com o grão da aveia. Sim senhora, esta página é um verdadeiro serviço público! 👌😄🙏
ResponderEliminarMuito obrigada, Margarida, pelas suas amáveis palavras.
EliminarÉ um prazer contribuir para a desmistificação do Slow Cooking em Portrugal. Experimente também as de cevada, com uma sabor diferente, mas também muito saborosas.
Bons cozinhados.
Beijinho