Pão recheado com queijo e ervas aromáticas, na slow cooker

Uma receita facílima de preparar, deliciosa que é um sucesso garantido, só com 2 ingredientes principais que nunca faltam nas mesas Portuguesas: o pão e o queijo. 


É a receita perfeita para servir como entrada numa refeição principal, ou como petisco em qualquer ocasião, afinal pão e queijo são uma combinação divina. Se juntarmos a facilidade de preparar e o facto de não termos de sujar panelas, eu diria que é a receita perfeita.

Nestas épocas festivas tradicionalmente servem-se tábuas de queijos e enchidos, onde podemos juntar este pão recheado que certamente lhe dará um brilho adicional. Se a receita já não vai a tempo das festas e tem sobras de queijos é também uma boa forma de lhe dar uma nova vida. 

Já fiz várias versões deste pão recheado e cheguei à conclusão que resulta sempre, seja com diferentes variedades de queijo ou até com misturas de queijos (por isso ideal para aproveitar os restinhos) e também se pode fazer com queijos congelados. A primeira vez que experimentei usei camembert, desta vez usei queijo de vaca amanteigado (de Seia) e também já fiz com mistura de diferentes variedades. Nesse caso, se usar queijos mais duros poderá ser necessário aumentar o tempo na slow cooker. Podemos elaborar mais a preparação, juntar outros ingredientes, como um toque de licor, mas hoje vamos manter as coisas simples.

Serve-se dentro da broa de pão, saloio, regional ou outro, onde se abre uma cavidade para colocar o queijo. O miolo retirado pode ser torrado e servido a acompanhar. Se preferir pode usar bolachinhas ou tostas para mergulhar no queijo derretido. 


Ingredientes


1 broa de pão arredondado (deve caber na panela de barro sem tocar nas bordas)

250 a 300 gr de queijo de pasta mole (queijo de vaca amanteigado, outro queijo de pasta mole ou até mistura de queijos.

Temperos a gosto (usei alho, alecrim e orégãos)


Preparação


Cortar uma tampa no pão e retirar o miolo de forma a criar uma cavidade para colocar o queijo. Ter em atenção para não atingir a côdea que vai formar a "carapaça" do queijo. Reservar a tampa e o miolo para torrar e acompanhar.

Caso a casca do queijo não seja comestível, deve ser removida (a informação vem na embalagem. Colocar o queijo dentro do pão.

Polvilhar com alecrim ou orégãos secos e alho picadinho.


Colocar na slow cooker, com a ajuda de papel vegetal. Por um pano sob a tampa, para que a condensação não pingue no queijo.

Selecionar o programa “alto” durante uma hora. Para queijos duros é necessário aumentar o tempo. Utilizo uma panela Croc-Pot multi size digital de 5,6l. 

Mexer bem antes de servir e acompanhar com palitos de pão torrado.





Notas:

Para ilustrar esta receita utilizei fotos de 2 preparações, com a mesma receita mas com queijos diferentes. A foto 1, 3 e 4 são com queijo camembert, as fotos 2, 5 e 6 são da receita feita com queijo de Seia. 







Comentários

Mensagens populares