Almôndegas de novilho na slow cooker

Almôndegas na slow cooker

As almôndegas são super fáceis de fazer e muito versáteis. Funcionam bem como  aperitivo, em refeições de "picar", ou como prato principal quando lhe juntamos um acompanhamento. É das coisas que gosto de ter no congelador para estar sempre disponível para os dias em que queremos uma refeição prática e não podemos passar muito tempo na cozinha.  Para o molho, uso a tomatada rica que faço na época da abundância dos tomates. Podem ver a receita da tomatada aqui. Quando as faço para prato principal costumo acompanhar com massa (geralmente esparguete), puré de batata ou couscous. 


Preparação das almôndegas


Ingredientes

Para as almôndegas:

500 gr de carne de vitela picada 
1 cenoura grande
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 pimento pequeno (usei vermelho)
1 ovo
2  colheres de pão ralado (adequar à consistência da massa)
1 pitada de sal
Ervas aromáticas (usei salsa e orégãos)

Ingredientes para almôndegas na slow cooker

Para o molho:

Uso o molho de tomatada rica também feita na slow cooker.


Preparação:

Picar os legumes e o alho bem pequeninos (uso a picadora). Juntar à carne picada e envolver tudo. Adicionar o ovo ligeiramente batido e continuar a mexer, os temperos: sal, pimenta e as ervas aromáticas picadinhas. Juntar o pão ralado até ter uma consistência que permita moldar as almôndegas (até despegar). Moldar as almôndegas com a mão no tamanho desejado, passar as mãos por pão ralado se necessário, para que não agarrem. Costumo fazer bolinhas pequenas, menores que uma bola de golfe que se adaptam bem a qualquer  ocasião. Levar ao frigorífico algum tempo antes de cozinhar (pelo menos meia hora), para que não se desfaçam. 
Preparação das almôndegas

Por o molho de tomate na panela, que permita que as almôndegas fiquem quase submersas. Temperar com sal, pimenta, ou outros temperos a gosto. Se não tiver tomatada pode substituir pelos pré-preparados de refogado de tomate, ou concentrado de tomate. No caso de usar concentrado, adicionar cebola bem picadinha, massa de pimentão, alho e mais tempero.

Almôndegas prontas

Colocar as almôndegas sem as sobrepor. Se houver sobreposição é necessário aumentar a quantidade de molho e o tempo de cozedura.

Programar 5 a 6 horas em lento, dependendo do tamanho das almôndegas. Pode usar-se o programa rápido, reduzindo o tempo para metade. 


Polvilhar com salsa picada ou outra erva aromática a gosto. Também ficam bem e bastante mais gulosas se forem polvilhadas com queijo ralado. Quando tenho mangericão fresco costumo usar, gosto especialmente da combinação com o molho de tomate.


São uma excelente opção para festas ou refeições volantes, em tamanho mais pequeno que o habitual que permitem ser comidas de uma dentada só. 


Gosto de fazer mais quantidade que a necessária, para poder guardar uma refeição pronta no frigorífico, ou congelador se o consumo não for nos dias seguintes. Para guardar coloco as almôndegas no mesmo recipiente que o molho. Depois é só transferir para um tachinho e aquecer em lume brando. Acompanham bem com qualquer massa, couscous ou puré de batata. 

Almôndegas com esparguete na slow cooker


Notas: 

A cozedura é influenciada pelas características da panela (potência e capacidade) e pelos ingredientes a cozinhar (quantidade, temperatura).

Nesta receita utilizei a Crock-Pot multisize digital com panela cerâmica de 5,6 litros. Adapte os tempos às características do seu equipamento.


Comentários

  1. Muito faceis de fazer! Eu gosto com bastante molho de tomate!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! e polvilhado com queijo ralada fica ainda mais guloso ;)

      Eliminar
  2. Ainda não estou pronta para me aventurar e fazê-las de raiz, mas quando comprar almôndegas já tenho aqui as indicações que preciso!

    ResponderEliminar
  3. Receita que teria tudo para correr bem, não tivesse eu desrespeitado o tempo de descanso no frigorífico e ter deixado menos tempo, não tivesse a picadora avariado a meio do processo, a varinha mágica como alternativa ter começado a deitar fumo e o frasco da pimenta ter entornado para dentro do recheio 🙈. Para a próxima ficará melhor 🤞 Grata por mais esta receita 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Margarida, isso é foram azares 🧐
      Não desista, que certamente na próxima correrá melhor.
      Espero que cá volte para dizerem que repetiu a receita com muito sucesso 😘

      Eliminar
  4. Se quiser cozinhar o macarrão junto, faltando quanto tempo coloco o macarrão?
    Vou fazer as almôndegas 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pela partilha, espero que goste e depois partilhe o resultado, Depende do tipo de massa que juntar, se não precisar de acrescentar líquido eu diria 15 minutos, mas se usar massas de cozedura rápida, como as de wok, 5 minutos e está pronto. Não demora muito mais que o tempo de cozedura normal, porque a panela já está quente. Se precisar de juntar líquido, pré-aqueça, para não baixar a temperatura, ou dê mais tempo.
      Bons cozinhados


      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares