Pimentos ricos na slow cooker

Deliciosos pimentos recheados com carne de novilho, cogumelos, grão-de-bico e cozidos lentamente em molho de tomate, na slow cooker.

Pimentos recheados na slow cooker

Temos uma pequena horta a que nos dedicamos aos fins de semana e que nos vai brindando com alguns legumes. Este ano só fizemos sementeiras de abóboras e feijão verde e começamos as plantações bastante tarde, com pés de legumes bebés que nos deram e outros que compramos na feira. Colhemos cebolas, tomates, batata doce, curgetes, beringelas e pimentos. As beringelas e os pimentos já foram transplantados no início de julho, apesar de ser quase no fim da época, ainda ofereceram alguns legumes com muita qualidade, como estes pimentos já colhidos no outono. 

Uma horta pode-nos despertar muitos sentimentos. É magnífico ver a força da natureza, as plantas a crescer, poder comer alimentos produzidos por nós, cujo sabor é incomparável. Se é muito relaxante e gratificante, também pode ter o efeito contrário quando vemos o resultado do nosso esforço invadido por ervas daninhas ou atacado por pragas.  Quando vivíamos no apartamento tínhamos uma varanda com uma excelente exposição solar onde tínhamos ervas aromáticas e plantas ornamentais. Sempre sonhamos com uma casa com terreno que nos permitisse ter um jardim com fruteiras e uma horta. No primeiro ano de cultivo ficamos encantados, tivemos legumes para nós e para oferecer e com pouco esforço, sem pragas a atacar, sem recurso a pesticidas nem adubos. Continuamos a evitar os pesticidas, fazemos compostagem para fertilizar o terreno, mas temos tido alguma dificuldade em controlar as pragas e doenças, que este ano nos destruíram as couves e o feijão verde e nos obrigaram a replantar novos tomates. Por isso, sinto que o sonho tem alguns momentos de pesadelo, seja pelas pragas, ou pelas dores nas costas quando se passa uma tarde de sábado a arrancar as ervas indesejadas porque nos recusamos a usar herbicidas. Contudo, o balanço é extremamente positivo e quando cozinhamos e comemos alimentos produzidos por nós, as coisas menos boas passam para segundo plano.

Colhemos imensos pimentos de uma só vez, que assamos, congelamos e oferecemos, mas mesmo assim ainda por lá ficaram alguns e depois de ter visto uma receita no site Slow Cooker Central que foram recheados com o que havia no frigorífico. Tinha carne picada, legumes e também uns cogumelos e grão-de-bico  cozido esquecidos, que decidi juntar. Como os cogumelos libertam muita água optei por usar uma pequena quantidade, para não ter um recheio demasiado empapado e insípido. O resultado foi interessante e no fim da cozedura optei por levar 5 minutos ao forno só para dourar o queijo que já estava derretido. No molho que ficou na panela juntei sobras de massa espiral cozida, para aquecer, enquanto o forno dourava a superfície dos pimentos. 


Ficou fantástico, terminar a receita no forno foi o passo certo para elevar o resultado para outro patamar, sobretudo porque consegui uma crosta crocante e um belíssimo aspeto dourado. Como cozinhei 10 pimentos, reservei parte para congelar, que depois é só retirar antecipadamente a descongelar, polvilhar com um pouco de queijo e levar ao forno a gratinar uns minutos ficando com uma refeição como se fosse acabada de fazer.


Ingredientes

Ingredientes para pimentos recheados

10 pimentos (usei os necessários para que ficassem em pé na panela de barro)

500 gramas de carne picada (usei carne de novilho de estufar)

100 gramas de grão-de-bico cozido

100 gramas de cogumelos

2 cenouras grandes

500 ml de molho de tomate 

1 cebola

Queijo ralado (usei mozarela)

3 dentes de alho

Sal, orégãos e pimenta q.b.



Preparação

Arranjar os pimentos: cortar o topo e reservar. Também se podem cortar ao meio, mas nesse caso cozinham-se menos de uma vez. Retirar cuidadosamente as sementes e limpar bem o interior, retirando as partes brancas onde as sementes estão presas. Picar a parte dos pimentos que sai à volta do pé, para juntar ao recheio. Fazer um ou dois furos na base de cada pimento, com um garfo (usei um garfo de fondue) para permitir que o líquido que eventualmente se forme saia do pimento e se funda com o molho. Usei pimentos verdes, um amarelo e um vermelho, que era o que tinha da horta. Os vermelhos e amarelos são mais adocicados.

Picar o grão-de-bico cozido, as cenouras, a cebola, os cogumelos e os alhos. Pode usar-se um processador ou picadora.

Misturar todos os ingredientes numa taça, temperar com sal e pimenta e envolver bem. Acrescentar cerca de 1/3 do molho de tomate, recordando que com a cozedura alguns ingredientes vão aumentar a humidade do recheio. Usei a tomatada rica, feita na slow cooker, com tomates de horta, que já é meio tempero, receita aqui

Acrescentar 2 colheres de sopa de queijo ralado e envolver.

pimentos na slow cooker

Rechear os pimentos. 

Colocar a restante tomatada na panela de barro e os pimentos por cima, com cuidado para não entornarem. 

Programar 6 horas em baixa (ou 3 horas em alta).

Colocar um pouco de queijo ralado por cima de cada pimento, cerca de 10 minutos antes de terminar a cozedura.

Queijo em pimentos recehados

Se pretender o queijo tostado, levar ao forno cerca de 5 a 10 minutos, para dourar a superfície.

Massa espiral na slow cooker


Servir simples com o molho de tomate, ou acompanhado com massa, arroz  seco ou salada.


Notas: 

A cozedura é influenciada pelas características da panela (potência e capacidade) e pelos ingredientes a cozinhar (quantidade, temperatura).

Nesta receita utilizei a Crock-Pot multisize digital com panela cerâmica de 5,6 litros. Adapte os tempos às características do seu equipamento.


Pimentos na slow cooker dourados no forno 














Comentários

  1. Têm um aspeto maravilhoso e a massinha no molho também.

    ResponderEliminar
  2. Estou quase (!) certa que esta é a próxima receita a experimentar na slow cooker. É um dos meus pratos favoritos!

    ResponderEliminar
  3. Não fazia pimentos recheados há tanto tempo! Foi uma ótima experiência. Adorei ❤️

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário 🙏
      Já experimentou?
      Ficam deliciosos

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares