Ervilhas com ovos escalfados na slow cooker




Deliciosas ervilhas estufadas com presunto e ovos escalfados na slow cooker.


Os nossos sábados costumam ser bastante agitados. Apesar de começarem ligeiramente mais tarde que no resto da semana, a pequena tem uma aula a meio da manhã, o que nos obriga a organizar a agenda em função disso. Acabamos por passar o fim da manhã fora de casa e chegar já na hora de almoço. Nestes dias a slow cooker é uma grande aliada, escolho a receita em função dos ingredientes que tenho disponíveis e  que demore menos de 2 horas. No último sábado optei por fazer ervilhas com ovos escalfados na slow cooker, demoram menos de 5 minutos a preparar e quando chegamos é só colocar os ovos que ficam prontos enquanto se põe a mesa. É uma receita simples e rápida, tal como a receita confecionada no modo convencional, a diferença é que é só colocar tudo na panela e ir tratar da nossa vida, em vez de ter de fazer refogado e de ter de ir mexendo, processos também simples, mas mais demorados na preparação convencional. Como não é preciso vigiar e durante o tempo de cozedura não estou em casa, torna-se bastante prático e mais saudável e saboroso que trazer qualquer coisa do take away.

Ingredientes


500 gr de ervilhas em grão (usei das congeladas)

1 chávena de chá de molho de tomate

1 cebola grande ou duas cebolas pequenas

2 dentes de alho picados

2 ou 3 fatias de bacon 

50 gramas de presunto

6 ovos

sal e pimenta q.b.

Ervas frescas a gosto para finalizar (salsa, coentros ou cebolinho picados)


Preparação

Picar bem a cebola e os alhos e colocar no fundo da panela de barro da slow cooker.

Distribuir por cima o bacon cortado em tiras. Como o bacon tem bastante gordura e esta receita tem um tempo de cozimento baixo gosto de deixar a cebola e o bacon por baixo, onde aquece mais, para que a gordura do bacon se desfaça bem e se funda com a cebola.


Colocar as ervilhas. Usei ervilhas congeladas, que tinha descongelado previamente. No caso de usarem ervilhas ainda congeladas o tempo de cozedura aumenta. De acordo com os manuais de instruções da maioria destes equipamentos a utilização de alimentos congelados não é recomendada, para além de poderem danificar a panela de barro, uma vez que a cozedura é lenta, os alimentos poderão ficar mal cozinhados no interior, sobretudo se se tratarem de peças grandes. Confesso que já tenho utilizado alimentos congelados, sem ter tido problemas. Costumo ter em conta o seguinte: adiciono no início do processo quando a panela ainda está fria, tenho o cuidado de usar pequenas quantidades de ingredientes congelados e de pequenos tamanhos, como leguminosas cozidas ou legumes que foram branqueados antes de congelar, como alho francês.

Juntar o molho de tomate e o presunto cortado em pedaços. Usei a tomatada que já tem receita aqui e aparas de presunto, que envolvi ligeiramente no preparado. Também se pode juntar um bom chouriço cortado às rodelas.


Temperar a gosto. 

Ligar a panela em "alto" durante duas horas. 

Antes de servir envolver bem os ingredientes e colocar os ovos. Gosto de partir os ovos um a um para uma taça, para não haver surpresas e com a ajuda da colher de pau fazer pequenas covinhas para que não fiquem todos espalhados.

Polvilhar com pimenta moída na hora (como cá em casa sou a única apreciadora, só coloquei na minha parte). Tapar e deixar cozinhar mais um pouco até a clara estar cozida, na minha panela são cerca de 10 minutos, pois gostamos das gemas moles, mas o tempo pode variar com o equipamento.


Servir polvilhado com ervas frescas a gosto (salsa, cebolinho ou coentros) e com fatias de pão torrado a acompanhar. 












Comentários

  1. Acho que posso dizer que esta receita foi um verdadeiro sucesso.
    Ervilhas com ovos escalfados é um dos pratos favoritos da minha mãe, uma comida de conforto, rápida de fazer para aqueles dias em que não havia dias.
    Mas também era o maior pesadelo, meu e dos meus irmãos que não achávamos piada nenhum ao prato!
    Mas há coisas que fazem parte de crescer, como passar a gostar de coisas que não gostávamos antes.
    Numa tentativa de surpreender a minha mamã e arrecadar alguns almoços para a semana, decidi tentar esta receita.
    E correu tão bem que eu não queria acreditar!
    Ficaram óptimos e a minha mãe adorou a surpresa.

    ResponderEliminar
  2. Estava muito na expetativa de experimentar esta receita na Slow cooker. Eu, que gosto muito de ervilhas, gostei muito. Mas, sendo este um prato de conforto que me remete para a infância, sem ainda ter conseguido reproduzir o sabor que a minha mãe lhe imprimia cozinhando convencionalmente, terei de fazer alguns ajustes na receita até conseguir acertar com "aquele" sabor que só ela sabia como 😃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida, obrigada pela partilha.
      Para conseguir esse sabor,em vez de fazer tudo na slow, experimente dourar a cebola e o bacon antes, depois juntar à slow cooker. Fica com sabor mais característico.
      Experimente e diga-me se conseguiu.
      Bjs,

      Sandra

      Eliminar
  3. Olá Sandra! Gostaria de saber se trocar ervilhas por lentilhas o tempo seria o mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada pela sua questão.
      Pode trocar sim, mas o tempo será superior, e tem de ter em conta se as lentilhas são descascadas (menos tempoos) ou com casca (bastante mais tempo).
      Encontra aqui nbo blogue várias receitas com lentilhas, pode seguir as orientações idicadas, mas usar os restantes ingredientes desta receita.
      Bons cozinhados.

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares