Peras em moscatel e laranja

Estas peras são uma sobremesa deliciosa, com o sabor do vinho moscatel e da laranja, que lhe dá frescura e a tornam vencedora.



Peras em moscatel e laranja cozedura lenta




Gosto muito de peras bêbadas, aliás é uma das primeiras receitas do blogue, esta receita de peras bêbadas em vinho tinto. Esta proposta é perfeita para o verão, os ingredientes principais são as peras e o vinho Moscatel de Setúbal, um vinho licoroso, produzido com uvas da casta moscatel, na região de Setúbal.

PERAS EM VINHO MOSCATEL NA SLOW COOKER

O vinho moscatel é bastante encorpado, com uma graduação entre 17º e 18º, pelo que estas peras ficam com um sabor bastante intenso. Se pretender um sabor mais suave, utilize metade da quantidade do vinho e complete com água. Contrariamente à receita das peras bêbadas, que ficam a macerar na calda, e a cozer mais lentamente na função baixa, nesta proposta a cozedura é "rápida", ao selecionarmos a função alto. Apesar de atingirem a mesma temperatura, a função escolhida determina a velocidade de aquecimento da maioria dos equipamentos de slow cooking. Utilizando um vinho com teor alcoólico mais elevado e cozendo em menos tempo, o sabor a álcool é mais pronunciado, o que pode ser ultrapassado, deixando a calda apurar na panela, sem a tampa, (mas só depois da temperatura ultrapassar os 90º). Até essa temperatura a evaporação do álcool é muito reduzida e apenas estamos a  atrasar a cozedura, porque baixamos a temperatura da panela.


INGREDIENTES

peras com moscatel e laranja

Peras (usei 4 peras Conference, grandes)

350 ml de vinho moscatel

100 gr de açúcar

1 laranja (raspas e sumo)

2 paus de canela


PREPARAÇÃO

Comece por colocar o vinho na slow cooker e ligue no alto. Se pretender o sabor mais suave coloque metade da quantidade de vinho e metade da quantidade de água,

Retire algumas cascas de laranja, só a parte externa e corte em tiras fininhas. esprema o sumo e junte ao vinho. 

Acrescente as tirinhas de casca de laranja, os paus de canela e o açúcar.

Entretanto descasque as peras. Coloque na slow cooker e deixe cozer por cerca de 2h30, no alto.

peras com moscatel e laranja na crockpot

Vire as peras e deixe mais uma hora. Se vir a borbulhar nas bordas da panela, pode retirar a tampa, para deixar o álcool evaporar. 

Quando as peras estiverem macias (faça o teste do palito) retire e regue com a calda. 

Se pretender uma calda mais apurada, deixe mais algum tempo na panela, mantendo ligada no alto, para que reduza um pouco.

Sirva mornas. Pode acompanhar com uma bola de gelado, para uma sobremesa mais elaborada.

Peras em moscatel e laranja na crock-pot

NOTAS

Os tempos de cozedura devem ser adaptados às características das panela, como a potência e a capacidade. 

Esta receita é realizada com a panela slow cooker, a Silvercrest de 3.5 l (slow cooker mais pequena do Lidl) que tem 190-230 W de potência. Panelas mais potentes cozinham mais rápido, panelas mais cheias, cozinham mais lentamente.


Comentários

  1. Já fiz esta receita e ficou excelente.
    Na minha panela, do Aldi, Ao fim de 2 horas às peras já estavam macias, mas a calda ainda não estava espessa. Segui a sugestão da autora e deixei apurar com a panela destapada. Ficaram mesmo muito boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela partilha Xana 🙏
      É isso mesmo, devemos adaptar as receitas às características da nossa panela, e a sua é muito potente, o que reduz o tempo de cozedura. Por isso faço questão sempre de alertar para as diferenças, para que todos os que usam as minhas receitas tenham os melhores resultados.
      Bons cozinhados.
      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares