Peras bêbadas na slow cooker

 Peras cozidas em vinho tinto e especiarias

Peras bêbadas na slow cooker



Estas peras feitas na slow cooker ficam irresistíveis, perfeitas para a sobremesa no fim de uma refeição mais farta. A fruta macia conjuga na perfeição com a deliciosa calda de vinho bastante aromática.

A receita tradicional era frequente nos jantares de família na casa da minha avó, sempre feitas pela tia Dina, cozinhadas geralmente no fogão de lenha.  Era pôr os ingredientes na panela, na parte mais afastada da fornalha (para cozinharem em lume brando e ir virando de vez em quando.

Hoje decidi recriar a receita na slow cooker e ficou perfeita. As pe  ras ficaram macias, mas sem se desfazerem e sem a necessidade de estar sempre de volta da panela para não passarem do ponto.

Ingredientes

10 peras (a minha panela é de 5.6l e as peras eram pequenas)

350 ml de vinho maduro tinto (usei de colheita particular, dos cunhados, que é excelente)

300 ml de água

200 gr de açúcar

raspas de laranja e de limão

1 pau de canela

1/2 vagem de baunilha

1/2 estrela de anis


Preparação

Pears in wine


Descascar as peras mantendo o pé.

Colocar na slow cooker. Para se colocarem de pé, basta aparar a base, para que assente facilmente.

Misturar o vinho com a água, o açúcar e as raspas de limão e laranja.

Regar as peras com a mistura

Adicionar as especiarias: raspar o interior da vagem de baunilha e juntar todo o conteúdo, o pau de canela e o anis. Como se trata de cozedura lenta, costumo diminuir a quantidade das especiarias para não ficarem com aroma demasiado intenso. 

Ligar a slow cooker e selecionar 3 horas na função alto. O tempo de cozedura é indicativo, uma vez que varia com as características da panela que está a utilizar (potência, capacidade), a quantidade que está a cozinhar, assim como a variedade de peras (mais ou menos firme), o grau de maturação (peras mais maduras cozinham mais rápido). No final da cozedura, pode destapar a panela e cozinhar assim mais um pouco, para deixar o álcool evaporar e reduzir o molho. Virei as peras uma vez durante o processo para uniformizar a cor.  Pode fazer-se o teste do palito, se ao espetar na pera não oferecer resistência, estão prontas. Não recomendo usar fruta demasiado madura nesta receita. 

Para uma calda ainda mais apurada e espessa pode levar-se ao  fogão num tachinho e ferver até reduzir ao ponto desejado. Ao arrefecer o molho prende mais um pouco, pelo que se deve ter atenção para não apurar demasiado. 

Servem-se regadas com a calda, mornas ou frias.

Gosto de fazer esta receita em jantares cá em casa e ter as peras a terminar a cozedura quando chegam os convidados porque fica um aroma muito agradável no ambiente. 


Notas:

A temperatura atingida e o tempo prolongado de cozedura permitem que o álcool evapore. Como a temperatura não ultrapassa os 100ºC, é conveniente retirar a tampa no final, para facilitar o processo de evaporação e apurar a calda.

Para esta receita usei a Crock-Pot multisize digital,  com a panela de 5.6 litros, e 220-240 W de potência. 

As receitas devem ser adaptadas às características da slow cooker.




Comentários

  1. Estou cheia de vontade de experimentar esta receita. Óptimo aspecto.

    ResponderEliminar
  2. Muito boas, estas pêras! Estou agora a deliciar-me com uma, na sobremesa 😋 Eu fiz na Slow cooker da silvercrest e resultou muito bem 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou da receita e que resultou bem.
      Muito obrigada por partilhar. 🙏
      Bons cozinhados 😘

      Eliminar
    2. Estou a experimentar. As quantidades são ligeiramente diferentes pois ainda são muitas peras. Vamos ver. Obrigado pela partilha.

      Eliminar
    3. É sempre possível fazer ajustes, espero que tenha resultado bem .
      🙏

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares