Rabo de boi em vinho tinto, na slow cooker
O rabo de boi estufado em vinho tinto é um prato delicioso, que vale a pena experimentar. Carne tenra e suculenta, de sabor intenso, um verdadeiro prato de conforto.
RABO DE BOI ESTUFADO NA SLOW COOKER
Para esta receita usei a máxima "menos é mais" e limitei-me a temperar de véspera o rabo de boi com sal, alho louro e vinho tinto. Optei por um bom vinho do Douro, porque os ingredientes são poucos, mas têm de ser de boa qualidade para o sucesso da receita. Outra condição importante é que a carne fique a marinar por algumas horas, recomendo pelo menos umas 10 a 12 horas. Depois podemos limitar-nos a transferir tudo para a slow cooker, mas se pretendermos potenciar os sabores, vale a pena sujar o tacho, caramelizar a carne e ferver o vinho, que vai retirar todos os sabores que ficam agarrados ao tacho.
INGREDIENTES
Rabo de boi
0,5 l de vinho tinto maduro (usei do Douro)
1 cabeça de alho
2 folhas de louro
1 cebola
1 malagueta (piripiri)
1 fio de azeite
sal q.b.
PREPARAÇÃO
Temperar a carne com metade do alho, sal, 1 folha de louro e vinho no dia anterior e reservar no frigorifico.
Escorrer o rabo de boi da marinada e reservar o tempero.
Dourar a carne numa frigideira com um fio de azeite. Este passo é opcional, mas realça o sabor da carne.
Acrescentar o vinho da marinada e deixar levantar fervura.
Colocar a cebola picada na base da panela. Transferir os pedaços de rabo de boi e acrescentar o líquido da marinada.
Juntar a malagueta o restante alho e uma folha de louro sem o veio.
Programar a slow cooker na função baixo por 9 horas (ver notas).
Com o caldo formado pode fazer uma redução, ou molho para acompanhar o prato.
Servir polvilhado com salsa picada e acompanhado de puré de batata e legumes salteados, ou outro acompanhamento a gosto.
NOTAS
Esta receita foi cozinhada com a slow cooker Crock-pot multisize digital de 5.6 l e 220-240 W de potência. O tempo da receita deve ser ajustado às características da panela que está a utilizar.
Experimente esta receita e partilhe nos comentários a sua experiência (e as características da sua panela), para ajudar outros visitantes do blogue a adaptar as receitas para diferentes slow cookers .
Adoro receber mensagens com as fotos das receitas do Slow Cooking Portugal. Apoie este blogue ao partilhar a receita nas redes sociais, com os créditos do Blogue Slow Cooking Portugal, através da hastag #slowcookingpt, @slow_cooking_portugal ou https://www.facebook.com/slowcooking.portugal/.
Ai que verdadeira perdição… vale bem a pena!
ResponderEliminarObrigada 🙌
EliminarÉ mesmo uma delícia.
Bons cozinhados 😘