Lombinhos com mostarda e mel

Lombinhos de porco agridoces, com molho de mostarda e mel são uma combinação muito saborosa e que aguçam o apetite de quem os experimenta.

Lombinhos na crockpot


LOMBINHOS DE PORCOS COM MOLHO DE MOSTARDA E MEL NA SLOW COOKER

Para esta receita criei uma variante deste molho tradicional, que associa o sabor forte da mostarda com o adocicado do mel.  Nesta receita acrescentei ainda vinho do Porto,  molho de piripiri, pasta de alho e de pimentão, tudo em quantidades controladas, uma vez que vamos cozinhar a carne lentamente por um longo período de tempo. Na publicação  "COMO ADAPTAR PARA A SLOWCOOKER AS RECEITAS CONVENCIONAIS" explico melhor as especificidades da utilização de condimentos e especiarias nesta técnica culinária. 

COMO RESERVAR PARA OUTRAS REFEIÇÕES

A cozedura lenta pode ser rentabilizada na maioria das receitas. Se as dimensões da panela o permitirem, duplique as quantidades e fique com uma refeição extra para reservar para os dias em que chega tarde ou está sem vontade de cozinhar. Conserva-se por 3 dias no frigorífico ou então pode congelar. Qualquer que seja o método de conservação, o molho deverá ser guardado noutro recipiente porque o seu sabor vai intensificar (poderá suavizá-lo acrescentando um pouco de mel).

INGREDIENTES



 Lombinho de porco (usei 2 de cerca de 600 gr)

1 cebola

 2 colheres de sopa mostarda

1 colher de sopa de mel

1 colher de chá de pasta de alho (ou 3 dentes de alho esmagados

1 colher de sopa de massa de pimentão (opcional)

1 colher de café de molho de piripiri

1 cálice de vinho do Porto

Sal q.b.

1 raminho de tomilho



PREPARAÇÃO

Prepare uma marinada. Junte a mostarda, o mel, o alho, o piripiri a massa de pimentão, o vinho do Porto o sal e metade do tomilho. Pode usar um almofariz, um robot de cozinha, ou simplesmente mexer tudo.

Coloque o lombo na marinada e envolva bem e reserve no frigorífico em recipiente fechado, por pelo menos 2 horas. Pode deixar de um dia para o outro.

Na base da panela coloque a cebola cortada em meias luas ou às rodelas, disponha o lombo por cima e de seguida reque com a marinada.

Selecione a função alto e cozinhe por 3 a 4 horas. Pode verificar o ponto da carne avaliando a temperatura no interior, com um termómetro de cozinha. Ver notas.

Lombinhos com mostarda e mel na crockpot

Quando a carne estiver pronta retire e pode deixar o molho reduzir e apurar mais um pouco. Deixei mais 1 hora.

Para fatiar a carne é conveniente deixar arrefecer um pouco. Quando está muito quente desfia, e é mais difícil cortar.

Triture o molho com a varinha mágica. Antes de triturar pode juntar um pouco de tomilho fresco para refrescar o sabor. 

Sirva com o molho, decore com haste de tomilho fresco e acompanhe com batatas fritas aos cubos e salada. 

Lombinhos com mostarda e mel cozedura lenta

NOTAS

Para esta receita utilizei a slow cooker Swan de 320W e 6,5 litros de potência. O tempo de cozedura deve ser ajustado à potência do equipamento e capacidade, assim como às características dos alimentos que estamos a cozinhar. Neste caso cozeu por 3h30, mais 1 hora para apurar o molho.



Comentários

  1. Hoje foi dia de experimentar esta receita, com algum receio pois já tinha feito um lombo de porco e tinha ficado meio seco, com pouca graça… mas estes lombinhos ficaram óptimos, a mostarda e o mel dão um agridoce incrível. Tinha feito a mais para congelar e foi quase tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tiago 🙏 Fico muito feliz por saber que é uma receita bem sucedida noutras cozinhas.
      O lombo é realmente uma peça exigente em slow cooking, por isso em algumas publicações mostro os vários testes que fiz para conseguir a receita final. Neste caso o "truque", para além da função selecionada é o molho.
      Mais uma vez, grata pela partilha da sua experiência.
      Bons cozinhados

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares