Barriga de porco com ananás na slow cooker

É a receita perfeita para uma noite Mexicana, para rechear tacos ou burritos. A carne de porco com ananás é deliciosa e muito versátil, pode servir-se numa refeição mais tradicional, e também desfaz muito bem para servir de base para recheios. 

A associação do ácido do ananás e das especiarias tornam esta receita magnífica.

Barriga de porco com ananás na crockpot


BARRIGA DE PORCO COM ANANÁS EM 2 VERSÕES

Quando fiz esta receita usei uma peça de carne grande, já com objetivo de dar para mais que uma refeição. Para não termos a sensação de estarmos a repetir as refeições com frequência, o segredo é apresentá-las de formas diferentes. Então, cozinhei tudo junto e depois parti a carne a meio. Uma parte foi para fazer uma noite de tacos e burritos, outra congelei e serviu depois numa refeição mais  tradicional.

    TACOS  NA SLOW COOKER

Separei o courato da carne e levei ao forno quente. até ficar bem tostadinho. Depois parti em bocados para fazer um "topping" crocante.

Com dois garfos desfiei a carne, que pode ser envolvida no molho que ficou na panela, ou então servir o molho à parte.

Na mesa coloquei  a carne desfiada, guacamole, o molho agridoce e os wraps , que podem ser de compra ou caseiros, (a receita da Joana Roque funciona muito bem). Para as tortilhas de milho uso a receita que adaptei da receita de nachos do Instagram da moagem Carlos Valente e depois o truque de levar ao forno penduradas na grelha, para dar forma.


INGREDIENTES

carne de porco  com ananás na crockpot

Barriga de porco (cerca de 1 Kg)

1 Ananás ou abacaxi

2 Colheres de sopa de massa de pimentão

2 colheres de cá de pimentão doce fumado.

1 colher de chá de canela 

4 dentes de alho

1 folha de louro

1 malagueta (piripiri)

1 pitada de sal


PREPARAÇÃO

Coloque num processador ou almofariz uma fatia de ananás,  a folha de louro sem o veio, os alhos, a massa de pimentão, a malagueta, as especiarias e o sal. Triture tudo e barre a peça de carne com esse preparado. Reserve no frigorífico por algumas horas em recipiente fechado.

carne de porco com ananás na slow cooker

Descasque e corte o restante ananás e forre a base da panela de barro.

Coloque a carne temperada por cima, assim como todo o tempero que ficou no recipiente.  Disponha o restante ananás por cima e nas laterais, sobretudo se a carne encostar aos bordos da panela, tenha o cuidado de colocar um pouco de ananás.

Barriga de porco na crockpot

Selecione a função baixo e programe a slow cooker por cerca de 8 horas (nas panelas mais frequentes). O tempo depende das características da panela (ver notas).

Caso pretenda a crosta crocante, leve ao forno bem quente. 

Polvilhe com ervas frescas e sirva com uma boa salada. Pode também desfazer a carne com dois garfos, envolver no molho e utilizar como pulled pork, acompanhado com puré, ou em sandes e até como recheio de tacos ou burritos.

Tacos com carne e ananás na crockpot

NOTAS

Para esta receita utilizei a slow cooker Swan de 320W e 6,5 litros de potência. O tempo de cozedura deve ser ajustado à potência do equipamento e capacidade. Esta panela, apesar da potência elevada, como também tem grande capacidade acaba por ser mais lenta que o habitual.






Comentários

  1. Experimentei esta receita sem o ananás porque não tinha disponível. Ficou divinal. Obrigada pelas dicas através do instagram e pelas receitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana,
      Que bom receber a sua mensagem, fico muito feliz por saber que ficou divinal, é com enorme satisfação que leio o feedback de quem faz as minhas receitas.
      Muito obrigada 🙌

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares