Feijoada transmontana na slow cooker
Feijoada de feijão vermelho, deliciosa, densa e encorpada, com variedade de carnes e enchidos.
A feijoada é um prato tradicional, com muitas variáveis, dependendo da zona do país onde é confecionada e do cozinheiro. Em Portugal, as feijoadas geralmente fazem-se com feijão branco, ou feijão vermelho. No Brasil usa-se mais o feijão preto. A proteína utilizada varia entre a carne de porco, vaca, moluscos, marisco, frango ou coelho. Há também versões em que se misturam várias proteínas animais e versões vegan com alternativas à carne.
FEIJOADA DAS VINDIMAS À MODA DA MINHA AVÓ
A feijoada recorda-me sempre as vindimas, era a ementa que a minha avó sempre escolhia para o almoço este dia. Apesar de na altura não achar muita piada, com o tempo fui aprendendo a apreciar, e hoje adoro feijoada como a que a minha avó fazia para a vindima. Era feita com feijão vermelho, couve penca, cenouras e carnes variadas (de porco, vitela, frango e chouriço, diferente da feijoada transmontana com carne de porco de cortes . Fazia-se com antecedência, pois no dia a azáfama era grande e todas as mãos eram precisas para ajudar, fosse no campo ou no lagar.
FEIJOADA NA SLOW COOKER
Para a feijoada na slow cooker podemos cozer o feijão em separado, ou junto. Na confeção tradicional, atendendo aos tempos diferentes de cozedura das carnes, é costume cozinharem-se em separado. Na slow, recorrendo a alguns truques, pode fazer-se tudo junto, desde que se respeite a ordem dos ingredientes. Recordo que para cozer feijão vermelho na slow cooker é necessário uma fervura prévia, como explico nesta publicação. Para esta feijoada utilizei feijão vermelho previamente cozido (também na slow), carne de vaca, porco e chouriço.
INGREDIENTES
500 gr Feijão vermelho cozido e caldo do mesmo (se cru usar menos, cerca de metade)
1/2 Couve
2 Cenouras
1/2 Chávena de conserva de tomate ou 2 tomates pelados
1 pedaço de entremeada
1 pedaço de carne de vitela ou vaca
1 Chouriço
1 pedaço de bacon fumado
1 cebola
3 colheres de polpa de tomate (esqueci-me dele na foto☺ )
Alho
Louro
1 pedaço de alga kombu
Sal e pimenta q.b.
PREPARAÇÃO
Temperar a carne de véspera, a gosto.
Na base da panela colocam-se os legumes mais duros, uma vez que vão cozer mais. Pôr a cebola picada, cenoura em cubos ou às rodelas (reservo alguma para a camada superior, para ficar mais durinha). Coloco também a couve mais rija (caules).
Juntar o feijão, após uma fervura de pelo menos 10 minutos. Este alerta é muito importante e deve ser sempre cumprido quando cozinhamos feijão vermelho.
Adicionar água até cobrir completamente o feijão, sem colocar demasiada que o feijão já está hidratado.
Juntar a alga, os temperos e a polpa de tomate. Se temperar a carne de porco em salmoura, atenção ao sal.
Colocar a couve restante e as carnes, tendo o cuidado de deixar as mais duras junto das bordas e as mais tenras ao centro. Por cima colocam-se os chouriços, depois de picados com um garfo (para não rebentarem).
Selecionar a função baixo e cozer por 8 a 10 horas, dependendo das características da panela (ver notas).
Quando a carne estiver pronta, retira-se para cortar. Entretanto mexe-se a feijoada. ajustam-se os temperos e a textura. Caso pretenda um caldo mais espesso, retire um pouco de feijão e triture ou esmague com um garfo e volte a juntar à feijoada, para incorporar.
Acrescente as carnes partidas e envolva, ou se preferir sirva e coloque as carne partidas por cima.
Acompanhe com arroz seco.
NOTAS
Para esta feijoada utilizei a slow cooker Swan de 320W e 6,5 litros de potência. A panela estava completamente cheia, e demorou 10 horas. O tempo de cozedura deve ser ajustado conforme a potência, capacidade e quantidade que estamos a cozinhar. Neste caso, a panela tem uma potência equilibrada para o tamanho (320W/6.5l), mas eu usei completamente cheia. Se cozinhasse menos quantidade, o tempo seria menos. Outra particularidade desta panela, é que na função baixo é bastante lenta.
Adoro feijoada! Sem dúvida uma receita a experimentar!
ResponderEliminarEu também adoro e na slow cooker fica fantástica. Depois conte-me como correu.
EliminarBons cozinhados.
Sandra