Carne de porco com castanhas na slow cooker


Na altura das castanhas era frequente haver muitas castanhas assadas na casa da avó, tradição essa que teve continuidade na casa dos pais. Quando se acendia o fogão de lenha, golpeavam-se as castanhas, enchia-se um tabuleiro e forno com elas, se não houvesse espaço no forno, espalhavam-se na chapa do fogão. As crianças gostavam de colocar algumas às escondidas para fazer "foguetes", que não eram mais que o rebentamento das castanhas inteiras e sem golpear. Claro que isto provocava um susto a quem fosse surpreendido pelo estouro,  uma risota para os responsáveis, que eram logo denunciados e um ralhete dos mais velhos a obrigar a limpar tudo, porque os destroços salpicavam todo o forno, ou no caso de assarem em cima do fogão, espalhavam-se pela cozinha. Eu assustava-me sempre, quer fosse surpreendida quer fosse conivente ou até responsável pela brincadeira. 
Os magustos com fogueira de "pruma", que é como se chama no Minho às agulhas secas dos pinheiros, só se costumavam fazer na semana do S. Martinho. Nessa altura, as maiores brincadeiras eram saltar à fogueira e enfarruscar a cara uns dos outros, com as mãos sujas da fuligem da fogueira. 
Eu gostava especialmente das castanhas assadas no fogão a lenha e de as comer com manteiga, que barrava na castanha quente como se fosse uma torrada. As castanhas que sobravam eram descascadas e guardavam-se para depois se juntarem à sopa ou a pratos de carne, principalmente a lombo assado, rojões ou pá de porco no forno. Noutras regiões estas castanhas ou bilhós como também são conhecidas, eram muita apreciadas como lanche ou aperitivo.




Esta receita nasce dessa inspiração, simples como se quer e cheia de sabor como todos gostamos. As castanhas juntam-se à carne ainda durante o processo de cozedura para amolecerem e infundirem os sabores. Ficam  mais suculentas e deliciosas, a lembrar as castanhas barradas com manteiga.  Quando asso castanhas, gosto de arranjar a mais para reservar uma parte para mais tarde, seja para comer como snack ou para juntar a este tipo de receitas.
 

Ingredientes



800 gr de carne de porco (pá, cachaço ou lombo)

Meio copo de vinho branco para a marinada

400 gr de castanhas assadas

1 cebola

2 dentes de alho

1 colher de chá de pimentão doce

3 hastes de salsa

Sal, louro, pimenta ou cominhos a gosto


Preparação



Limpar a carne do excesso de gordura e temperar com alho picado, uma pitada de sal (menos que o habitual), louro, pimenta e vinho branco e deixar repousar algum tempo. Eu temperei no dia anterior, só parti a carne  em pedaços no momento de cozinhar. Se optar por temperar a carne já cortada, o sabor fica mais intenso. Pode-se também saltar esta etapa, uma vez que vamos cozinhar na slow cooker, durante um período de tempo longo.

Picar a cebola e distribuir pelo fundo da panela de barro.

Colocar a carne distribuída por toda a panela e juntar a marinada. 

Polvilhar com o pimentão doce, (juntei também os talos da salsa picados).

Colocar a panela na base e programar 8 horas em baixa.

 

Ao fim de 6 horas juntar as castanhas assadas e envolver tudo. Verificar os temperos. Usei castanhas que tinha congeladas, tirei do congelador quando comecei a receita e deixei descongelar fora do frigorífico, para acelerar o processo, pois não me lembrei antes. A colocação de alimentos congelados na panela de barro quando está quente atrasa bastante a cozedura e pode danificar a panela devido ao choque térmico que provoca, quando os alimentos mais frios encostam às bordas quentes da panela. 

Um das vantagens da slow cooker é que os tempos são indicativos. Neste caso acho que a infusão das castanhas assadas no molho durante cerca de 2 horas permite que incorporem os sabores sem cozerem demasiado e mantendo-se inteiras. Se usar castanhas cozidas talvez as 2 horas possam ser excessivas, mas não experimentei. 

Acompanhar com legumes cozidos ou salteados e polvilhar com salsa picada.




Ficou delicioso, a carne estava tenra e suculenta e as castanhas cheias de sabor, pois absorveram quase todo o molho. Para quem gostar com molho, pode acrescentar mais uma ou duas  cebolas.

Comentários

  1. Mais uma receita maravilhosa. Navegar nesta página não tem erro 😃

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Margarida.
      Esforço-me para que as receitas sejam percetíveis e facilmente adaptáveis às características das várias panelas, por isso ler o seu comentário é uma motivação para continuar com as publicações.
      Continuação de bons cozinhados.
      Bjs
      Sandra

      Eliminar
  2. Obrigada pela receita! Já fiz com lombinhos e ficou só maravilhosa. Cheio de sabor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo feedback.
      As maravilhas do slow cooking, mesmo mantendo as coisas simples.
      Continuação de bons cozinhados,

      Sandra

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares