Rolinhos de canela na slow cooker


cinnamon-rolls at slow cooker

Os americanos cinnamon-rolls na versão slow cooker


O aroma destes saborosos pãezinhos de canela invade toda a casa e convida a uma pausa para um chá. Ficam muito fofos e o contraste entre o pão de leite amanteigado e as camadas de açúcar e canela tornam esta receita deliciosa. Desde que chegou o outono e os dias mais frios, temos feito todos os fins de semana, são tão simples e reconfortantes que não nos enchemos deles.
Recentemente fiz uma versão salgada, com mini salsichas e tomatada que chamamos enroladinhos de salsicha, ou mini cachorros (receitas no link).

Ingredientes

260 gr de farinha (usei de trigo sem fermento)

120 ml de leite (usei leite meio gordo)

40 gr de manteiga

2 gemas

colher de chá + 2 colheres de sopa açúcar amarelo

2 colheres de chá de canela em pó

1 colher de café de fermento de padeiro seco

1 pitada de sal



Rolinhos de canela passo a passo


Preparação

Misturar o leite ligeiramente morno com o fermento e uma colher de chá de açúcar, e deixar ativar o fermento cerca de 5 a 10 minutos (se o leite estivar demasiado quente "mata" o fermento e depois não cresce). 

Juntar a farinha, a manteiga amolecida e as gemas e amassar bem, até a massa se despegar da taça com facilidade e ter consistência elástica (cerca de 5 minutos). Usei a batedeira com os ganchos de amassar, mas pode amassar-se à mão. 

Estender a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada, esticar com a ajuda do rolo da massa para fazer uma camada fina (cerca de 3 mm).

Polvilhar a superfície da massa com açúcar e canela e enrolar até formar um rolo compacto. Os  amantes de manteiga podem pincelar um pouco antes de polvilhar com o açúcar e canela. Para mim a massa já tem manteiga suficiente, mas é uma possibilidade.

Cortar o rolo em pedaços de cerca de 4 cm.

Dispor os rolinhos na taça da slow cooker forrada com papel vegetal. Os rolinhos devem ficar afastados, para crescerem ao levedarem (como na imagem).

Rolinhos de canela

Cobrir a panela com um pano de cozinha esticado e colocar a tampa. Isto permite que durante a cozedura a condensação formada não pingue para os pãezinhos, pois se acontecer originam uma textura desagradável.

Se a panela tiver a função "manter quente" ligar para levedarem cerca de 30 minutos. Depois ligar em "alto" 1 hora e 30 minutos. Se não for possível, pode deixar levedar naturalmente até crescerem, ou saltar este passo, mas nesse caso não crescem tanto.

A parte superior dos rolinhos não ganha cor, como os feitos no forno. Podem levar-se ao forno a dourar cerca de 10 minutos, nesse caso, reduz-se o tempo de cozimento, para que não fiquem secos.


Rolinhos de canela levedados na slow cooker


Podem adicionar-se coberturas, como açúcar em pó, com ou sem canela, glacé ou chocolate. Nós gostamos de os saborear mesmo assim, simples.

Começo a pensar como seria acordar com este ambiente e ter estes rolinhos acabados de fazer para o pequeno almoço. Preciso de recarregar as baterias pouco depois de acordar, por isso o pequeno almoço não pode esperar e esperar 2 horas não seria opção, porque não consigo fazer receitas em diferido com a minha slow cooker atual, que é digital. Com as panelas manuais e uma tomada temporizadora, como as que uso para as luzes da árvore de Natal, rapidamente ultrapassava este constrangimento...😉

Também acham que ando a arranjar argumentos para comprar outra slow cooker?😊

Notas:

Para esta receita usei a Croc-Pot multisize digital com a panela de 5,6 l (220-240 W). A minha Crock-Pot aquece mais do lado esquerdo que do lado direito, por isso por vezes rodo a panela a meio da cozedura (ou quando me lembro). Quando me esqueço, do lado esquerdo fica mais torradinho.

Adapte a receita às características da sua panela. Se fez a receita, partilhe a sua experiência e a slow cooker que usa, para ajudar a comunidade de slow cookers.





 

Comentários

  1. Muito bons! São um excelente acompanhamento para um chá das 5!

    ResponderEliminar
  2. Ficaram excelentes!!! Da próxima vez, vou experimentar fazer uma calda. Grata pela partilha!

    ResponderEliminar
  3. Também experimentei esta receita. Os rolinhos ficaram um pouquinho secos, mas o sabor estava lá 👌🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida,
      Da próxima vez reduza o tempo de cozedura e mal acabem de cozer, retire da panela, porque mesmo desligada se ficarem lá dentro continuam a cozer.
      Boas receitas.
      Beijinhos 😘

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares