Enroladinhos de salsicha na slow cooker

 Uns mini cachorrinhos, deliciosos, que encantam miúdos e graúdos.



Nestes tempos difíceis, com miúdos em casa, quando a imaginação nos falta esta receita simples pode ser a atividade perfeita, sobretudo se as crianças nos puderem ajudar.

Estes dias têm sido difíceis para todos. Cá em casa não é exceção. Temos a miúda em isolamento há uma semana, por contacto com casos positivos na turma. Está tudo bem com ela, felizmente.  O única preocupação é mesmo ter de estar isolada, afastada de nós, sem miminhos, pelo menos físicos. Até ao momento não desenvolveu sintomas, e esperamos que assim continue.  Estou grata por termos condições que nos permitem cumprir o isolamento sem necessidade de grandes adaptações, a não ser a privação do contacto físico, que é difícil, mas vai passar. Infelizmente há muitas pessoas sem condições para isolar os elementos do agregado familiar em quartos separados, sem uma varanda, ou só com uma casa de banho para toda a família. Outros ainda a quem falta o essencial para uma vida com dignidade. 

Para animar um bocadinho, em vez de nos lamentarmos com a situação que estamos a viver, tenho feito uns miminhos sob a forma de comida. Desta vez saíram estes mini cachorrinhos, feitos com a mesma massa dos rolinhos de canela na slow cooker  desta vez com um recheio salgado. 


Ingredientes 

Para a massa:

260 gr de farinha de trigo sem fermento

120 ml de leite (usei leite meio gordo)

40 gr de manteiga

2 gemas (usei de ovos caseiros)

colher de chá de açúcar amarelo

1 colher de café de fermento de padeiro seco

1 pitada de sal


Para o recheio:

Mini salsichas (usei de peru)

3 colheres de sopa de tomatada (pode usar-se polpa de tomate, concentrado, ou ketchup)

1 colher de sopa de molho de soja

1 colher de café de mostarda de Dijon


Preparação

Escorrer as salsichas, misturar os ingredientes do recheio, e deixar as salsichas a repousar neste molho.

Preparar a massa : Misturar o leite ligeiramente morno com o fermento e a colher de chá de açúcar, e deixar ativar o fermento cerca de 5 a 10 minutos (atenção que se o leite estiver demasiado quente "mata" o fermento e depois a massa não cresce). 

Juntar a farinha, e ir mexendo. Acrescentar a manteiga amolecida e as gemas e amassar bem, até a massa se despegar da taça com facilidade e ter consistência elástica (cerca de 5 minutos). Usei a batedeira com o gancho de amassar, mas pode amassar-se à mão. Se estiver mole colocar mais um pouco de farinha, de estiver dura, um pouco de leite. 

Deixar levedar cerca de meia hora.

Estender a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada, esticar com a ajuda do rolo da massa para fazer uma camada fina (cerca de 3 mm).

Pincelar a massa com a marinada das salsichas, em camada fina. Se colocar demasiado molho é mais difícil enrolar.

Fazer 2 retângulos de massa e na parte mais larga de cada pedaço, dispor uma fila de salsichas.

Enrolar a massa com as salsichas no meio.

Cortar no tamanho das salsichas (ao comprimir a massa sente-se onde termina a salsicha).

Dispor os rolinhos na taça da slow cooker forrada com papel vegetal ou tapete de forno reutilizável. Os rolinhos devem ficar afastados, para crescerem ao levedarem (como na imagem). 

Cobrir a panela com um pano de cozinha esticado e colocar a tampa. 

Se a panela tiver a função "manter quente" ligar para levedarem cerca de 30 minutos. Depois ligar em "alto" 1 hora e 30 minutos. Se não for possível, pode deixar levedar naturalmente até crescerem, ou saltar este passo, mas nesse caso não crescem tanto. As salsichas que sobraram coloquei entre alguns espaços da massa (depois de levedada).

Retirar quando estiver cozido, para não ficarem secos, se ficarem na panela continuam a cozedura com o calor residual, ou o "manter quente", no caso das panelas digitais.

Pincelar com manteiga derretida (opcional).


Notas

O truque do pano de cozinha sob a tampa é muito importante para a condensação formada não pingar nos enroladinhos, mantendo-os secos.

O tempo de cozedura pode variar de acordo com as características do equipamento. Usei a Crock-Pot multisize, de 240W, com a panela de 5,6 l, em alto. A meio da cozedura rodei a panela de barro. A minha panela aquece mais do lado esquerdo, por isso quando faço bolos sem forma, pego na panela de barro e rodo-a para que a cozedura seja uniforme. Quando me esqueço, o lado esquerdo fica mais torradinho. A parte superior não ganha côdea, porque estas panelas aquecem nas paredes ou na base. 

Esqueci-me de colocar sal na massa, para resolver a situação derreti um pouco de manteiga, juntei flor de sal e pincelei com essa mistura. 




Comentários

Mensagens populares