Douradas em papelote na slow cooker

Associar a técnica de cozinhar em papelote à slow cooker é elevar o sabor dos alimentos para outro patamar.

Douradas na slow cooker



Esta técnica culinária consiste em cozinhar os alimentos envolvidos em folha de alumínio ou papel vegetal. Os alimentos cozinham na atmosfera criada dentro do invólucro, potenciando a mistura de sabores dos vários ingredientes adicionados. A forma mais frequente de fazer os papelotes é no forno, mas também se poderá fazer na slow cooker ou até na brasa, sendo esta uma das técnicas muito utilizadas pelos escuteiros em cozinha selvagem. Ai que saudades das batatinhas com peixe, ou das bananas com chocolate cozinhadas à volta da fogueira. 



Acompanhei as douradas com batatinha cozida e feijão verde a vapor. Poderia ter juntado as batatinhas no papelote, mas como o tempo de cozedura é maior que o do peixe, optei por cozer à parte.

Ingredientes para dourada na slow cooker


Ingredientes:

2 douradas médias

1 cebola roxa

1 alho-francês

1/2 pimento

4 dentes de alho

ervas aromáticas a gosto (usei louro, alecrim e malagueta sininho)

sumo e raspa de 1 laranja

1 pitada de sal


Preparação:

Limpar as douradas mantendo a cabeça e o rabo. Peço para amanhar o peixe na peixaria, mas é sempre necessário verificar e limpar bem antes de usar.

Arranjar os legumes. Cortar a cebola em meias luas finas, a parte branca do alho-francês às rodelas e o pimento em tirinhas (depois de limpo de caules e sementes). As sobras dos legumes aproveito para fazer caldo. 

Cortar 1 retângulo de folha de alumínio para cada dourada, que permita fazer o embrulho bem fechado (cerca do triplo do tamanho da dourada).  

Colocar sobre o papel de alumínio parte dos legumes cortados e sobre eles a dourada. preencher a barriga do peixe com um pouco de legumes, raspas e sumo de laranja, e ervas aromáticas da sua preferência. Usei malagueta sininho, que é adocicada e pouco picante.

Polvilhar com sal (usei sal aromatizado com alecrim), raspas de laranja, meia folha de louro e a restante malagueta.

Regar com sumo de laranja e um fio de azeite.

Fazer o embrulho, juntar as folhas o alumínio, enrolar e apertar bem as pontas, como se estivesse a fazer uma pizza calzone, de modo a não permitir a saída dos sucos e do vapor que  se vão formar durante o processo de cozimento.



Douradas em papelote na slow cooker


Colocar na panela de barro e programar cerca 2 horas e meia no modo "alto". O tempo de cozimento varia em função da slow cooker utilizada e do peixe escolhido (usei a crockpot digital multisize de 240W). Neste caso utilizei douradas inteiras, que obriga a mais tempo, para peixe mais delicado, ou mais fino, como filetes, reduzir o tempo de cozedura para cerca de 1 hora.


Dourada pronta na slow cooker


Passado o tempo de cozedura retirar com ajuda de uma espátula para não se queimar. Abrir o papelote com cuidado, para evitar o vapor e derramamento do líquido que se formou. Pode aproveitar-se este líquido como caldo de peixe.


Dourada com acompanhamento na slow cooker


Fica bem acompanhado com uma salada variada, com batatinhas e legumes cozidos ou arroz. Desta vez, para além dos legumes no papelote, optei por batatinhas cozidas e feijão verde ao vapor. Para simplificar e gastar menos energia, coloco o acessório do vapor na mesma panela das batatas e cozem em simultâneo (as batatas colocam-se uns minutos antes, pois demoram mais).


Peixe suculento na slow cooker




O peixe ficou suculento e muito saboroso, a raspa e sumo de laranja perfumam levemente a dourada e dão-lhe um toque cítrico muito agradável. Esta receita é certamente para repetir!


Comentários

  1. Mais uma maravilha que experimentei graças à sua página 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Margarida!
      Ficam excelentes, não ficam?
      Continuação de bons cozinhados.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares