Maçãs assadas com vinho do Porto na slow cooker

Na minha infância na época das maçãs a sobremesa era frequentemente maçã ou algo que levasse maçã. As macieiras do quintal costumavam produzir com fartura, por isso nessa altura faziam-se bolos  de maçã,  tarte de maçã, strudel, maçãs assadas (simples ou mais elaboradas), compota, marmelada e geleia, tudo feito no fogão de lenha.

Gostava especialmente das maçãs assadas com canela e vinho do porto,  se fosse um dia especial ainda eram envolvidas em massa folhada, que a minha mãe montava delicadamente com a ajuda de palitos, simulando uma flor a desabrochar.

Decidi experimentar a receita na slow cooker, sem a parte da massa folhada e o resultado foi excelente, bem a lembrar a minha infância. 

Maçãs com porto na slow cooker


Maçãs assadas com vinho do Porto

Ingredientes

6 maçãs (na minha panela cabem 8 médias)

4 colheres de sopa de açúcar amarelo ou mascavado

100 ml de vinho do Porto

2 colheres de sopa de manteiga 

1 colher de café de canela em pó 

1 pau de canela


Preparação

Lavar as maçãs e descaroçar. Uso um descaroçador, mas pode retirar-se o caroço com uma faca afiada.

Colocar uma noz de manteiga no orifício aberto, na base da maçã, como se fosse uma "tampa" e colocar na slow cooker. Uso manteiga retirada do frigorífico que com o calor das mãos moldo, fechando bem o orifício.

Misturar o açúcar a canela em pó e o vinho do Porto e colocar uma colher de chá em cada orifício. 

Regar com o molho que sobrar. Adicionar o pau de canela.


Molho de vinho do Porto

Tapar a panela e cozinhar na função "Alto" por 2 horas e meia.  Maçãs mais rijas demoram um pouco mais que as maduras. 

Redução da calda na panela de cozedura lenta


Se o molho estiver muito líquido, deixar mais meia hora em "Alto" com a panela destapada, para engrossar, uma vez que a evaporação o ajuda a reduzir.  

As minhas maçãs ficaram excelentes e a calda deliciosa, deixei reduzir com a penela destapada e ficou como um caramelo leve, bem guloso. Os tempos de cozedura dependem  do tamanho das maçãs utilizadas, do estado de maturação e da qualidade, para a calda mais espessa depois de assadas pode apurar-se num tachinho ou deixar cozinhar destapado, no meu caso deixei programado mais meia hora, depois passou para o manter quente (a minha panela tem essa função automática) e como tive de sair acabou por ficar lá mais tempo. Já fiz também com maçãs golden, que ficaram prontas em 2 horas. Para além de serem uma sobremesa excelente, funcionam também como um ambientador, pois o aroma das especiarias espalha-se por toda a casa.






Notas:

Usei a Slow cooker Silvercrest (Lidl) de 6 l, de 320W de potência. Panelas com potência menor podem precisar de mais tempo. Os tempos devem ser adequados às características da panela, da quantidade a cozinhar e da variedade da fruta que estamos a utilizar.

Guardo os caroços, por serem ricos em pectina, para juntar a compotas, uma vez que melhoram a textura. Adiciono com a dica de cozinhar em simultâneo recorrendo a um saco de algodão. 




Comentários

  1. Adoro maçãs assadas acabadas de fazer! São uma sobremesa super saudável!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São ótimas. Às vezes asso sem adicionar mais nada, só mesmo maçãs, e aí ainda são mais saudáveis.

      Eliminar
  2. Esta é daquelas receitas que me parece infalível. Só falta mesmo experimentar!

    ResponderEliminar
  3. Não consegui espessar o molho um bocadinho mais, mesmo com a dica, mas ficaram deliciosas! 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida,

      Ainda bem que ficaram deliciosas, obrigada por dar feedback. Para espessar o molho pode aumentar o açúcar ou o tempo de cozedura com a panela destapada. Esta receita foi feita com uma slow cooker de 320 W, por isso é muito potente. Nas menos potentes só mesmo com as dicas que dei antes.

      Beijinhos,
      Sandra

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares