Jardineira na slow cooker
A jardineira de vitela é uma receita tradicional portuguesa, de um tacho só, simples e deliciosa e considerada por muitos como comida de conforto. Este estufado de carne quando feito na slow cooker fica maravilhoso e é extremamente fácil de preparar. Basta colocar os ingredientes na panela e a crock-pot trata do resto.
JARDINEIRA DE VITELA NA SLOW COOKER
É uma receita simples, muito fácil, só é preciso juntar os ingredientes pela ordem correta e controlar os líquidos para não ficar demasiado ensopada (e consequentemente deslavada). Há algumas variantes da receita de jardineira, eu gosto de juntar batatas, cenouras, tomate (fresco ou conserva) e ervilhas. As ervilhas são bastante mais tenras que os restantes ingredientes, e gosto de as colocar só na última hora. A quantidade de líquido adicionada é reduzida e deve ter em conta a percentagem de água dos vários ingredientes, uma vez que estes a vão libertar durante a cozedura lenta. è mais fácil solucionar líquido a menos, do que líquido a mais, por isso prefiro retificar perto do final da cozedura. Nesta receita também não acrescento azeite, uma vez que este corte de carne tem alguma gordura e a conserva de tomate, que faço na slow cooker, já tem azeite.
INGREDIENTES
800 Gr de vitela para estufar
4 batatas
4 cenouras
2 chávenas de ervilhas
1 copo de vinho branco
2 tomates maduros ou uma chávena de conserva de tomate
1 folha de louro
3 dentes de alho
1 cebola grande
piripiri
sal q.b
água se necessário
Salsa fresca para finalizar.
PREPARAÇÃO
Comece por cortar a carne em cubos, tempere a carne com o alho, sal, louro e vinho branco e reserve no frigorífico em recipiente fechado.
Pique a cebola, corte as batatas e cenoura em cubos.
Na base da panela coloque a cebola, as cenouras e as batatas. Por cima coloque os tomates bem picadinhos ou a conserva de tomate (utilizei um frasco de 200 ml de conserva de tomate). Tempere com uma pitada de sal, a malagueta (ou piripiri) e envolva tudo. Este processo é para garantir que a cebola e o mate (elementos mais ricos em água) envolvam as cenouras e as batatas.
Por cima, disponha a carne e regue com a marinada.
Caso ache necessário, pode juntar meio copo de água (não juntei porque usei batatas e cebolas novas, mais ricas em água).
Programe a slow cooker na função baixo, por cerca de 7 horas. (ver notas).
Quando estiver quase pronto, junte as ervilhas e deixe cozer cerca de 15 a 30 minutos (se ainda estiverem congeladas demora mais tempo). (Ver notas).
Retificar os temperos e a textura, caso necessário acrescente mais líquido. Se juntar à temperatura ambiente atrasa a cozedura, se for a ferver, não altera o tempo.
Sirva polvilhado com salsa picada. Se gostar pode também acompanhar com arroz seco.
NOTAS
O tempo total de cozedura vai depender da potência da panela utilizada, da taxa de ocupação da mesma (panelas mais vazias são mais rápidas) e até da temperatura dos ingredientes, quando são colocados na panela, sobretudo quando esta já atingiu a temperatura máxima. Para esta receita utilizei a panela Crock-pot multisize de 220-240W de potência e 5,6 litros de capacidade e estava quase meia.
Olá, tenho uma slowcoker há cerca de um ano. Tem sido uma revolução na minha cozinha, graças a você e ao seu blog tenho aprendido a cozinhar com esta panela e a fazer comida apetitosa e sem perder muito tempo na cozinha, apesar de eu gostar muito de cozinhar. Obrigada pelas partilhas de receitas e dicas. Bjs
ResponderEliminarOlá Belocas,
EliminarMuito obrigada pela sua mensagem tão simpática🙏
Fico muito feliz quando recebo feedback das receitas e quando sei que ajudo a que alguém tenha uma vida mais simplificada, sem perder qualidade nem sabor.
Gostava muito de contar com a sua avaliação nas receitas que tem experimentado.
Bjs
Fiz esta receita anteontem para estrear a minha slow cooker e ficou maravilhosa. Hoje vou experimentar a receita do cachaço de porco. Obrigada por todas as dicas e sugestões!
ResponderEliminarMuito obrigada pela sua partilha, que bom que gostou 🙏
EliminarTem aqui muitas receitas para experimentar e de certeza que vai ficar fã deste método culinário. Se tiver alguma questão, dúvida ou o que seja, envie-me mensagem, que terei todo o gosto em ajudar.
Continuação de bons cozinhados.
😘
Olá boa tarde! Fiz esta receita hj! Ficou uma delícia! Tenho uma crockpot 210,220v coloquei no low durante 7h. Nada se desfez nem a batata. Acho que foi a primeira receita a sair bem! Outras receitas que fiz que não foram da sua página, a carne fica desfeita e muito seca (cheia de fios) desta vez ficou perfeita! Obrigada
ResponderEliminarMuito obrigada pelo seu comentário, Carla.
EliminarFico muito feliz por ter gostado e ter partilhado o resultado connosco.
Recomendo que anote os tempos e quantidade que cozinhou, para servir de referência para futuras receitas.
Por nunca encontrar receitas que me satisfizessem, depois de dominar a técnica e continuar a ver pessoas a publicar coisas que não faziam sentido (para mim, claro) decidi criar o blogue. Por isso estas mensagens são sempre muito motivadoras.
Nos últimos tempos o blogue tem estado parado, mas acho que com o conteúdo e informação que disponibilizei até agora é possível fazer qualquer receita e adaptar a qualquer panela.
Continuação de bons cozinhados.
Um beijinho,
Sandra