Salmão escalfado com laranja na slow cooker

Receita simples e deliciosa de lombo de salmão na slow cooker só com quatro ingredientes.

Sou da equipa das marmitas no trabalho. Antes da pandemia e durante o momento da refeição, era frequente discutirmos as receitas e formas de cozinhar de cada um. Era um momento de partilha e aprendizagem, onde conheci novos ingredientes e novas receitas. 


O salmão com laranja é uma receita da Carla, super prática  e com um resultado magnífico. Consiste em levar ao forno o salmão, sobre uma grelha com rodelas de laranja, por cima da grelha e por cima do salmão. Podem usar-se postas ou em lombos de salmão, e salpicar com umas areias de sal e alho picado, mais nada. Se quisermos um ar mais tostadinho, retiramos a laranja da parte de cima do salmão na parte final, para dourar. No final retira-se esta laranja, rega-se com mais sumo de laranja e acompanhamos com mais laranja.

Mas o que é que uma receita do forno tem a ver com a slow cooker? 

Tem tudo a ver, porque as panelas de cozedura lenta servem para muito mais que cozer leguminosas, fazer caldos e estufar carne. Podem ser utilizadas para quase tudo, mesmo para receitas de alimentos mais delicados e sensíveis, como peixe. É necessária alguma adaptação, mas é possível, se tivermos em conta os princípios da cozedura lenta. Por isso, experimentem, arrisquem e descubram o potencial da vossa panela. Confesso que nem sempre corre bem na primeira tentativa, mas o balanço que faço é muito positivo, como é o caso deste salmão.

Parti da receita base do salmão da Carla, juntei cebola e alho francês na base da panela para que a laranja não caramelizasse em contacto com o barro quente e adaptei os tempos, que no caso do peixe requerem mais atenção (ver as notas finais).


Ingredientes

Lombos de salmão (usei 3)

Parte branca de 1 alho francês

1 cebola

3 laranjas

salsa para finalizar


Preparação

Regar o salmão com sumo de meia laranja.

Cortar a cebola em meias luas, o alho francês em tiras fininhas e colocar no fundo da panela de barro.

Colocar por cima rodelas de laranja, onde se vai colocar o salmão.

Dispor o salmão em cima e regar com o sumo de uma laranja.

Salpicar com um pouco de sal. Temperar a gosto.

Programar 2 horas em alto (high), vigiar a cozedura do peixe (ver notas).


Antes de servir, descartar a laranja da panela (fica tipo toranja), voltar a regar com sumo de meia laranja e polvilhar com salsa ou coentros. 

Acompanhar com legumes cozidos e as rodelas da laranja que reservou






Notas

O cozimento de peixe em slow cooker resulta melhor na função "alto" ou high", porque é tecido maioritariamente magro. Mesmo no caso dos peixes gordos, como o salmão, a gordura dissolve com facilidade.

O tempo de cozedura é influenciado por vários fatores, como a potência do equipamento, a espessura do peixe, a temperatura dos ingredientes e até a temperatura ambiente. O tempo indicado resulta na minha panela de 240W, com peixe a sair do frigorífico, adapte o tempo às características da sua panela. Cozinhar peixe na slow cooker, sobretudo nas primeiras vezes, deve ser sob vigilância, pois é menos tolerante ao excesso de cozedura que as peças de carne ou legumes. 

Os legumes ficam pouco cozinhados, se preferir amolecidos coloque-os 1 hora antes. Pode optar por fazer sem legumes, nesse caso aumente a quantidade de sumo de laranja. 

Para esta receita usei a Crock-Pot Multisize digital com a taça de 5,6 litros. 




Comentários

  1. Já tive oportunidade de experimentar esta receita e é simplesmente maravilhosa. O marido torceu o nariz quando viu o que era o jantar, porque só comia salmão grelhado, ou em sashimi, mas gostou bastante deste prato <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Belita!
      Na última semana fiz um twist à receita, não usei os legumes e virei a pele do salmão para cima. Na base coloquei bastante laranja mais o sumo de 3 e ficou divinal.

      Bjs

      Eliminar
  2. Experimentei hoje e tenho a dizer que funcionou perfeitamente. Tinha salmão que comprei em promoção, no congelador só à espera de uma receita na slow cooker que confiasse... E encontrei-a aqui, claro, neste blog que já é a minha Bíblia de Slow Cooking!
    Está óptimo. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maggie!
      Fiquei muito feliz com as suas palavras sobre o meu blogue. Cá em casa também gostamos muito de fazer o salmão desta forma.

      Bjs

      Eliminar
  3. Olá :) vou hoje experimentar fazer está receita na minha crock pot digital 7,5L e estava a pensar adicionar broculos e batata. Boa ideia? Ou nem por isso? Obrigada 🤩

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gabriela :)
      Obrigada pela questão.
      Os legumes têm tempos de cozimento superiores, ficariam duros, a menos que faça em 2 fases, como indico na receita da corvina: https://www.slowcooking.pt/2021/01/corvina-em-cama-de-batatas-na-slow.html
      Nesse caso não coloque a laranja. O albedo (parte branca da laranja) com a cozedura lenta fica ligeiramente ácido (em laranjas com casca grossa mais), e poderia "contaminar" os outros legumes. Se experimentar conte-nos como correu :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares