Caril de lulas na slow cooker

Um caril de lulas leve e saboroso, que é só juntar os ingredientes e a Crock-Pot faz. Simples e prático, como apreciamos cá em casa.

lulas de caril na crockpot


Durante anos não cozinhava refeições com caril, desde os tempos da cantina da faculdade, quando havia comida com caril, antes de entrar já se sentia o cheiro. Felizmente não era frequente, mas eu não gostava nada. Um dia, num jantar em casa de uma amiga, havia frango com caril, depois do esforço inicial, lá comi e acabei por gostar. Passei a cozinhar com caril, mas sem grandes excessos, por isso se são grandes apreciadores de sabores mais intensos, aumentem a quantidade dos condimentos.

Há uns tempos fiz caril de lulas na slow cooker e foi um sucesso, na altura adaptei uma receita de caril de camarão da Filipa Gomes que vi no 24 Kitchen. A adaptação teve em conta os ingredientes que tinha em casa, nesta altura de pandemia tenho evitado ao máximo ir às compras, e só vou mesmo quando não dá para inventar mais. 

Normalmente ao jantar já cozinho também para as marmitas do dia seguinte, quando fiz esta receita a primeira vez a miúda comeu tanto, que pouco sobrou.  Hoje tentei reproduzir a receita mas não me tinha apercebido que não tinha leite de coco, por isso em vez do leite, juntei natas e também ficou bom, mas um pouco mais líquido. Por isso, já sabem, se quiserem experimentar e vos faltar um destes ingredientes, funciona das duas maneiras.


 Ingredientes

Ingredientes para o caril na slow cooker

1 embalagem de lulas descongeladas (cerca de 850 gr)

2 cebolas picadas

meia chávena de chá de polpa de tomate 

1 colher de chá de caril em pó

1 colher de chá de açafrão em pó

1 pedaço de gengibre fresco picado (c. chá)

1 dente de alho

Sumo de meio limão

200 ml de leite de coco ou natas

1 pitada de sal


Preparação

Preparar as lulas, lavar e cortar em pedaços (normalmente separo as cabeças do corpo e corto as cabeças em 2 ou 3 pedaços, conforme o tamanho da lula).

Numa taça juntar as lulas bem escorridas, o caril, o açafrão, o alho e o gengibre picadinhos, o sumo de meio limão e envolver.

Lulas condimentadas para slow cooker

Na panela de barro colocar as cebola picada e a polpa de tomate (uso tomatada que faço no verão).

Juntar a mistura das lulas com o caril e açafrão.

Programar 2h em alta.

Quando faltarem 30 minutos juntar o leite de coco ou as natas aquecidas. Aqueci antes no micro-ondas, para não baixar muito a temperatura da panela. Se não quiserem aquecer acrescentem meia hora ao tempo de cozedura.

Servi com arroz seco, polvilhado com salsa (usei desidratada que a fresca tinha acabado).

Notas

O gosto por comida condimentada varia muito de pessoa para pessoa. A receita foi preparada atendendo ao gosto da minha família, quem gostar de sabores mais intensos deve aumentar a quantidade de especiarias.

Para esta receita usei a Crock-Pot multisize digital, com a panela de 5.6 litros, e 220-240 W de potência. As receitas devem ser adaptadas às características da sua slow cooker. Partilhe a sua experiência nos comentários.

slow cooking lulas com caril


Comentários

  1. Já fiz caril na slowcooker, o que achei foi que apesar de bem esfregada e lavada, a cerâmica durante uns tempos cheirava ligeiramente a caril.

    ResponderEliminar
  2. Já fiz caril na slowcooker, o que achei foi que apesar de bem esfregada e lavada, a cerâmica durante uns tempos cheirava ligeiramente a caril.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CGM a minha não costuma ficar com cheiro. Quando faço caril as bordas ficam um bocado ressequidas por isso deixo de molho com água quente e sumo de limão ou vinagre e resulta bem.

      Eliminar
    2. Da próxima vez experimente colocar água quente na panela de barro e ponha na slow cerca de 1 hora com alguns aromas, como cascas de laranja ou limão, pau de canela, para além de limpar a panela, faz um ambientador magnífico.

      Eliminar
  3. UAU, experimentei ontem e na minha familia adoraram!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback Amanda. Fico muito feliz por saber que gostaram.
      Bom ano, com excelentes cozinhados!

      Eliminar
  4. Muito bom 😋 adorei mais esta receita 🙏 Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário! Fico muito feliz por saber que fazem as minhas receitas e com sucesso.
      Continuação de bons cozinhados.

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários e partilhas são bem-vindos!
Consideramos a discussão de ideias, sugestões, críticas e partilha de experiências muito importantes neste caminho de aprendizagem e evolução.
Os comentários estão sujeitos a moderação e serão aprovados se cumprirem as seguintes regras:
• Escritos em linguagem respeitosa. Mensagens com ofensas, calúnias, difamação ou palavrões são eliminadas.
• A partilha de links desde que relevantes para o conteúdo da mensagem. Mensagens com spam, publicidade e promoções não serão aceites.
Cada comentário é da responsabilidade do seu autor, a aprovação/publicação do comentário não implica concordância do autor do blog sobre o conteúdo do mesmo.
Obrigada!

Mensagens populares