Bochechas de porco com vinho do Porto
As bochechas são das peças de carne mais saborosas que podemos encontrar, na minha opinião.
São perfeitas para cozinhar pela técnica de slow cooking graças às suas fáscias musculares envolvidas em pequenos grupos, quase como os gomos dos citrinos. A fina película de gordura que as envolve derrete durante o processo de cozedura lenta e dessa forma ficam maravilhosas, com uma textura fantástica. É uma carne que desfaz facilmente numa explosão de sabores. Com este corte de carne, seja de porco ou de vaca, o sucesso das receitas está garantido. Se tiver dificuldade em encontrar, pergunte no talho habitual, pois por vezes estes cortes apenas se conseguem por encomenda. Há mais receitas com bochechas na slow cooker disponíveis aqui no blogue.
BOCHECHAS DE PORCO EM VINHO DO PORTO NA SLOW COOKER
O vinho do Porto eleva o nível de qualquer receita. Apesar da utilização de bebidas alcoólicas requerer algum cuidado nas receitas para slow cooker, como explico na publicação "Como adaptar receitas convencionais para slow cooker" quando bem usado, aumenta a profundidade de sabores e melhora a textura dos ingredientes.
Nesta receita não é necessário acrescentar mais líquido, para além do vinho do Porto, e, apesar disso, vai formar-se um molho encorpado, denso e delicioso, que liga muito bem com qualquer acompanhamento mais seco, como pão, um cereal cozido ou puré. Cá em casa gostamos de acompanhar com puré de batata.
É uma receita muito prática, que pode ser deixada a fazer num dia atarefada, para termos uma deliciosa refeição quando chegamos a casa. Congela/descongela bem, pelo que pode ser feita em mais quantidade, rentabilizando tempo e energia. Para reaquecer pode usar-se a slow cooker, ou colocar num tachinho com o molho e aquecer até começar a fervilhar.
INGREDIENTES
Bochechas de porco - 1,5 kg
Farinha de trigo - 1 chávena
Cebola desidratada (ou em pó)
Pimento vermelho
Vinho do Porto
Alho em pó
Sal
Folha de louro
Ervas de Provence
Salsa fresca
PREPARAÇÃO
Limpar as bochechas de excesso de gordura e temperar com alho em pó, ervas de Provence, louro e vinho do Porto. Reservar por algumas horas.
Colocar a cebola na base da panela.
Passar as bochechas por farinha e colocar na panela.
Acrescentar o pimento. Temperar com sal, mais um pouco de ervas, a marinada e mais um pouco de vinho do Porto.
Cozinhe as bochechas na função "baixo", por 6 a 8 horas. Ver notas.
Antes de servir retifique os temperos.
Sirva polvilhado com ervas aromáticas frescas e acompanhado com puré ou um cereal cozido que possa absorver o molho, como arroz, cuscuz ou quinoa.
NOTAS
O tempo de cozedura deve ser adaptado às características dos equipamentos, tipo e quantidade de ingredientes. Panelas mais potentes e/ou com baixa taxa de ocupação cozinham mais rápido.
Para esta receita utilizei a slow cooker Crockpot TimeSelect de 5,6 litros e 240 watts de potênciae cozinhou cerca de 7 horas.
Ajuste sempre as receitas às características da panela que está a usar.
Cozinhou em alto ou em low vou fazer parece me ótimo.. Obrigado pela partilha 🥰
ResponderEliminarOlá Fátima,
EliminarCozinhei na função "baixo" ou "lento" como está descrito na receita. Qual é a sua panela? Na crockpot corresponde ao Low, mas na Silvercrest corresponde ao "Medium". Marcas diferentes podem usar nomes diferentes.
Espero que goste e nos conte depois como correu.
Bons cozinhados.
Bjs
Sandra
Acha que posso utilizar outra carne com estes mesmos temperos? Obrigada
ResponderEliminarOlá Ana,
EliminarClaro que sim, poderá ter de ajustar o tempo em função das caraterísticas da carne que utilizar.
Bons cozinhados
Hoje foi dia de experimentar esta receita. Que dizer???? Divinal 😋
ResponderEliminar6h em low estavam prontas, panela 6 L e 240w.
Muito obrigada pelo seu comentário Janet 😍
EliminarQue bom que gostaram, é realmente uma receita vencedora😍
Que outras receitas já fez?
Continuação de bons cozinhados
😘
o que faço mais vezes é pato estufado para o arroz de pato, mas tbm faço pezinhos de coentrada que termino no tacho e pernil que termino no forno
EliminarObrigada pelo seu comentário, Luísa,
EliminarTerminar as receitas no forno melhora bastante o aspeto final do prato e ficam ainda mais deliciosos. É preciso alguma atenção para não deixar perder a suculência conseguida pela cozedura lenta, com um rigoroso controlo do tempo.
Beijinhos e boas receitas.
Já fiz esta receita várias vezes e é deliciosa. Eu tenho uma silvercrest e só me apercebi que tinha de usar o médio quando li os comentários. será possivel para uma tabela de equivalências das várias slow cookers que usa, por favor? Muitos parabéns por esta iniciativa :)
ResponderEliminarOlá,
EliminarObrigada pelo comentário. É uma excelente sugestão, contudo isso implicaria que eu cozinhasse as mesmas coisas com as mesmas características e quantidades nas várias panelas. Idealmente lotes de ingredinetes iguais (por exemplo a mesma carne) porque há peças mais duras que outras apesar de poderem ser do mesmo corte. E isso é demasiado dispendioso para mim e não tenho retorno que financie este trabalho e custos associados.
Mas a ideia é excelente. E se forem seguindo as minhas notas e construindo a vossa tabela ficam com valores de referência ao vosso gosto.
Bons cozinhados
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBom Dia, parece uma excelente receita irei fazer, só gostaria de saber pq tenho ainda pouca experiência nestas panelas se poderei utilizar cebola e alho normais ou se tem mesmo que ser desidratada? Grato
ResponderEliminarOlá,
EliminarPode usar normais, nesse caso terá formação de mais líquido na panela, mas não fica bom na mesma. Pode destapar um pouco no final, para que evapore, se achar que tem muito líquido.
Bons cozinhados.