Risotto de castanhas e linguiça

Os amantes de risoto, que gostam muito de o comer, mas pouco de o fazer, vão adorar esta receita. É muito fácil de fazer, sem a trabalheira que é fazer um risoto da forma tradicional e fica delicioso, encorpado, denso, adocicado pelas castanhas e o seu caldo. 

Risotto de castanhas tomate e linguiça na slow cooker

Quando partilhei a receita de risoto de cogumelos na slow cooker que, já agora, é absolutamente maravilhoso (se ainda não viu, não perca a receita), teci algumas considerações sobre a adaptação de receitas tradicionais para slow cooker. O desabafo referia-se sobretudo a receitas icónicas, como o risotto, onde eliminamos uma característica fundamental do processo tradicional, que é a ação, quase contínua, de mexer e adicionar caldo lentamente. Como a palavra de ordem aqui é simplificar, saltamos essa parte à frente e a fazemos um risoto maravilhoso, mesmo sem estar de volta do fogão. 

Risoto de castanhas, tomate seco e linguiça na slow cooker

Graças ao caldo de cozer as castanhas na slow cooker, denso e encorpado (as castanhas cozem com casca, lentamente, mantêm os nutrientes e intensificam o seu sabor adocicado), este risoto ganha uma profundidade de sabor excecional. Os restantes ingredientes são para dar mais alguma sabor e cor, neste risoto acastanhado. Se pretender uma receita vegetariana, basta não colocar a linguiça. Nesse caso, recomendo aumentar a quantidade de tomate seco, para colorir um bocadinho. Para uma receita vegana, use substitutos vegetais da manteiga e queijo ou levedura.

Adoro as receitas que nascem sem grandes pertensões, mas que nos surpreendem pelos resultados fantásticos, como foi o caso desta. Tinha na arca congeladora um frasco de caldo de cozer castanhas e ainda algumas castanhas cozidas congeladas, mais um pouco de castanhas cruas congeladas, que sobrou de uma receita de lombinhos com castanhas. Pensei que juntando as castanhas cozidas e cruas conseguiríamos obter texturas diferentes, as cozidas iam desfazer mais e dar cremosidade e as cruas, ficariam cozidas, mas sem ser demasiado, perminindo encontrar  as castanhas inteiras, mais firmes. Juntei um resto de tomate seco, conservado em azeite, usei deste azeite e a minha filha pediu para juntar linguiça. Podemos dizer que é uma receita de aproveitamentos de outras receitas, contudo, esses rótulos tratam os aproveitamentos como se fossem "menores" ou menos saborosas. O resultado foi surpreendente, ultrapassou todas as expectativas. 

Ingredientes para risoto na slow cooker

INGREDIENTES

220 gr Arroz para risoto 

1 chávena de castanhas cozidas

1 Chávena de castanhas cruas

Caldo de cozer castanhas, cerca de 1 litro (se não tiver pode usar caldo de legumes ou água)

2 Linguiças

2 colheres de sopa de tomate seco picado

50 ml de vinho branco

Azeite, se for o tomate fo conservado em azeite, usar desse

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

50 gr de manteiga

100 gr de queijo grana padano (ou outro)


PREPARAÇÃO

Na slow cooker colocar o caldo de cozer as castanhas e as castanhas (pode reservar algumas para decorar). Junte cerca de 800 ml.

Ligue a slow cooker no alto.

Quando o caldo estiver bem quente (nota-se um ligeiro borbulhar nas bordas da panela de barro), fazer um refogado com o azeite, a cebola bem picadinha e os dentes de alho esmagados. Deixar alourar, durante alguns minutos, até a cebola ficar translúcida.

Juntar a linguiça e o tomate seco picados e deixar refogar um pouco. 

Quando o refogado estiver dourado, junte o arroz e envolva, para absorver os sabores.

Deixe o arroz "suar" um ou 2 minutos e acrescente o vinho branco. Aumente a intensidade do lume e deixe ferver até o álcool evaporar. 

Risotto na crock-pot

Transfira o arroz para a slow cooker e avalie a quantidade de caldo, caso seja necessário acrescentar tenha o cuidado de juntar bem quente. 

Deixe o arroz cozer no alto por cerca de 20 minutos. O tempo é indicativo, pois varia com as características da panela. Ver notas finais.

Quando estiver quase pronto retifique os temperos e  ajuste a quantidade de caldo, se necessário. Desligue a panela, acrescente a manteiga à temperatura ambiente e o queijo ralado. Envolva tudo até derreter e sirva.

Note que o calor da panela de barro vai continuar a cozer o arroz por uns minutos, esteja atento para não deixar cozer demasiado.

Pode ver todo o processo no vídeo:




NOTAS:

Para esta receita utilizei a slow cooker Silvercrest de 3.5l e 210W. Os tempos devem ser ajustados às características da panela. Se é a primeira vez que faz a receita mantenha sob vigilância para poder realizar os ajustes necessários.

A panela de barro mantém o calor e prolonga o cozimento. Caso pretenda servir diretamente da panela tenha isso em atenção e antecipe cerca de 5 minutos a integração da manteiga e do queijo, para que não fique demasiado passado.







Comentários

Mensagens populares