Seis receitas com castanhas na slow cooker

 As castanhas são consideradas um tesouro nutricional, conforme podemos ler no site Nutrimento, dedicado ao Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

castanhas portuguesas


Podem substituir facilmente os acompanhamentos mais tradicionais. São pobres em gordura, ricas em hidratos de carbono e fibra. São também ricas em micronutrientes, como vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, cujo consumo beneficia vários sistemas, como o cardiovascular, imunitário e sistema nervoso. 

CASTANHAS NA SLOW COOKER, QUE FUNÇÃO ESCOLHER

Atendendo à composição das castanhas, cozinhá-las na slow cooker requer alguma atenção na adequação da função. Para saberes mais sobre como adequar a função aos alimentos, sugiro a leitura desta publicação: Slow cooker, High vs Low, como escolher?

Quando as castanhas são o ingrediente principal, devemos utilizar sempre a função "Alto". 

Castanhas na slow cooker

Em receitas com outros ingredientes dominantes, deveremos ter atenção a composição desses ingredientes, e escolher a função de modo a conseguir o equilíbrio. Gosto especialmente de as combinar com carne com alguma gordura e quando assim é, seleciono a função "Baixo".

Nesta publicação partilho algumas formas de cozinhar e consumir este alimento tão rico, que deveria ser mais valorizado.


1. CASTANHAS COZIDAS NA SLOW COOKER

INGREDIENTES

Castanhas

Água

Sal

Condimentos a gosto (erva doce, pau de canela)

Castanhas cozidas na crockpot


PREPARAÇÃO

Lavar as castanhas e golpear a casca. 

Colocar as castanhas na panela, cobrir com água e temperar a gosto.

Cozer em "alto" por 4 a 5 horas, dependendo da potência da panela e da quantidade que está a cozinhar.

Servir a gosto.


2. CASTANHAS AO SAL NA SLOW COOKER

Castanhas assadas na slow cooker


"Quentes e boas", como diz o pregão, são uma delícia. As castanhas assadas são talvez a forma mais popular de consumo na nossa cultura. Ainda me lembro das brincadeiras nos magustos da escola, de saltar as fogueiras e de chegar a casa como se tivesse andado na chaminé. 

As castanhas assadas na slow cooker têm a particularidade de ficarem mais macias que assadas nas brasas ou no forno, uma vez que na slow cooker quase não há evaporação de água. São também mais doces, devido ao tempo de cozedura prolongado.

INGREDIENTES

Castanhas

Sal grosso

PREPARAÇÃO

Lavar as castanhas e dar um golpe na casca. 

Dar um golpe e deixar em água acabada de ferver por 30 minutos (truque que a Filipa Gomes partilhou no Instagram, aqui). 

Enquanto as castanhas demolham, ligar a slow cooker a aquecer.

Escorrer as castanhas e colocar na slow cooker forrada com papel vegetal ou folhas antiaderente reutilizáveis (eu costumo usar um de teflon). Polvilhar com sal grosso.

Usar uma forra na tampa da slow cooker, ou um pano de cozinha. Cozer por 3 horas na função "alto".

Mexer as castanhas a meio do processo, sobretudo de estiverem sobrepostas. 

Verificar se estão prontas e servir a gosto.


NOTAS: se as  castanhas não forem demolhadas em água quente, aumente o tempo. O mesmo acontece se a panela não for aquecida antes, ou se a quantidade a cozinhar for grande.



 3.  SOPA DE CASTANHAS

Sopa de castanhas na slow cooker


Com as castanhas cozidas pode fazer-se uma deliciosa sopa ou creme de castanhas. As castanhas conferem um aveludado delicioso à sopa. Se optar por utilizar castanhas congeladas, junte tudo no início do processo.  Depois de passar a sopa, finalize polvilhando o creme com castanhas picadas.

Veja aqui a receita outonal, rica e reconfortante de sopa de castanhas e abóbora na slow cooker.

 

4. ROJÕES COM CASTANHAS ASSADAS NA SLOW COOKER 



Usam-se rojões de porco, ou pá, que é a carne mais adequada para esta receita. O molho que se liberta ao longo da cozedura infunde-se nas castanhas assadas, dando um sabor extraordinário a este prato.

Na receita de rojões com castanhas assadas, as castanhas são assadas previamente e adicionadas na final do processo (1 a 2 horas antes da cozedura terminar). 


5 . LOMBO COM CASTANHAS NA SLOW COOKER

Lombo do cachaço com castanhas na slow cooker




A carne de lombo de porco tem pouca gordura, se utilizada simples não tem grandes resultados na slow cooker, exceto a parte do cachaço. 

Nesta receita foram utilizadas castanhas congeladas, que têm mais tendência para se desfazerem. Podem servir-se simples no acompanhamento, ou em alternativa podem ser transformadas num puré de castanha, igualmente delicioso e que torna o prato mais elaborado.

6. PURÉ DE CASTANHAS 

Puré de castanha na slow cooker


Nesta receita foram utilizadas castanhas congeladas, que têm mais tendência para se desfazerem. Podem servir-se simples no acompanhamento, ou em alternativa podem ser transformadas num puré de castanha, igualmente delicioso e que torna o prato mais elaborado.

Aquecer as castanhas e parte do molho num tachinho, juntar uma noz de manteiga, ajustar os temperos a gosto (adicionei noz moscada) e triturar (usei a varinha mágica). Adicionar um pouco de leite morno até obter a textura desejada.













Comentários

Mensagens populares