Lombo com castanhas na slow cooker

Cachaço de porco com puré de castanhas, cozinhado lentamente a baixa temperatura, é uma receita perfeita, que nos aconchega nestes dias frios.



Cachaço com puré castanhas na slow cooker





Para os apreciadores de castanhas a acompanhar pratos de carne, partilhei uma receita de rojões com castanhas, que pode ver aqui. A sopa de castanhas é outro dos cozinhados típicos desta época, é uma sopa aveludada e densa, perfeita para os dias frios.

A carne do lombo é mais magra, por isso quando quero cozinhar na slow cooker, escolho sempre um corte do cachaço. A gordura entremeada derrete e durante a cozedura envolve as fibras musculares, enriquecendo o sabor final. As castanhas são acrescentadas quase no fim da cozedura, e vão também absorver parte dos sucos da carne e da marinada, tornando esta receita rica em sabores.

LOMBO DO CACHAÇO COM CASTANHAS NA SLOW COOKER


Cachaço com castanhas na slow cooker


Esta receita pode ser feita com recurso ao #tudonaslow, ou pode optar-se por selar a carne previamente. Apesar deste passo ser opcional, recomendo, porque aumenta a profundidade dos sabores. Optei por acrescentar as castanhas na fase final, contudo podem juntar-se na fase inicial, mas nesse caso não vão ficar inteiras. Quando faço essa versão da receita, uma vez que desfazem bastante, faço puré de castanha para acompanhamento.


INGREDIENTES


1 Peça de cachaço de porco (cerca de 1,2 Kg)
500 gr de castanhas descascadas (usei congeladas)
1 copo de vinho branco
1 folha de louro
2 dentes de alho esmagados
1 haste de alecrim
1 fio de azeite
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de sopa de cebola desidratada (ou 1 cebola picada)
1 colher de chá de cominhos
Sal q.b. (usei aromatizado com alecrim)
1 laranja para decorar

lombo com castanhas na crockpot ingredientes,


PREPARAÇÃO


Temperar a carne e deixar repousar algumas horas. Deixei de um dia para o outro com vinho branco, alho esmagado, louro e alecrim.

Passo opcional: Num tacho colocar o azeite e alho esmagado (deixar a casca porque o alho queima muito rápido). Quando o azeite estiver quente, selar a carne (dourar de todos os lados). 

Transferir a carne para a slow cooker. 

Regar com a marinada, acrescentar os restantes temperos e os sucos que ficaram no tacho.

Tapar e deixar cozer por cerca de 3 horas na função alto, até a carne ficar mal passada. (Ver notas no fim do artigo). Se tiver um termómetro de cozinha com sonda, o tempo é quando no interior a temperatura atingir 70º. 

Juntar castanhas na panela de cozedura lenta

Juntar as castanhas e deixar cozer mais 30 minutos a 1 hora. 

Retirar a carne e deixar repousar 10 minutos, antes de partir. 

Com as castanhas pode fazer um puré, para um acompanhamento mais elaborado.

Servir polvilhado com salsa ou alecrim e rodelas de laranja.


Podes ver neste vídeo todo o processo:



PARA O PURÉ DE CASTANHA

Triturar as castanhas com uma noz de manteiga e um pouco de leite morno, mexer e ajustar a quantidade de leite até atingir a consistência desejada. Temperar a gosto (costumo usar noz moscada).


NOTAS:

Para esta receita utilizei a slow cooker Silvercrest de 3,5l e 190-210W de potência. O tempo de cozedura deverá ser adaptado às características da panela, nomeadamente capacidade e potência. Se queres saber mais as diferenças entre as panelas vê este artigo.

Como a carne foi selada previamente, vai iniciar o processo de cozedura, pelo que o tempo total da receita é encurtado. Se optar por não levar a carne à frigideira aumente o tempo total em cerca de 1 hora. A escolha da função depende das características dos ingredientes, vê aqui as diferenças entre as funções alto e baixo, e como deves selecionar.

Eu usei castanhas congeladas, que deixei a descongelar quando iniciei a receita, p ainda não estavam completamente descongeladas e demoraram 1 hora. 





Comentários

Mensagens populares