Filetes de cavala em tomate

A cavala é um peixe muito versátil e saboroso. Experimentei cozinhá-la na slow cooker com tomate e as críticas foram tão positivas que já repeti a receita várias vezes. 

Gosto de variar o consumo de peixe e de dar oportunidade a pescado da nossa costa. As cavalas são um peixe azul, rico em ácidos gordos essenciais e baixo em colesterol, cujo consumo se associa à saúde cardiovascular.  

A cavala é também muito apreciada na indústria conserveira, apesar de não ter o mesmo destaque que a sardinha, ou o atum. Criei esta receita inspirada nas conservas em tomate.


Filete de cavala em tomate

CAVALAS EM TOMATE

Utilizei cavalas em filete (pedi na peixaria para amanharem dessa forma),  que cozinharam por cima de um molho de tomate, cebola e pimento. O molho pode fazer-se de raiz, ou pode utilizar-se tomatada, que também faço na slow cooker e conservo. Quando opto pela tomatada o processo é bastante mais rápido, porque dispenso a cozedura dos legumes que necessitam de mais tempo.

INGREDIENTES


800 gr de Filetes de cavala

50 ml Azeite

2 tomates grandes limpos de pele e sementes

1 cebola picada

3 dentes de alho

Pimentos coloridos picados

sal q.b.

Orégãos secos

Malgueta (opcional)

Ervas aromáticas frescas a gosto

Filetes de cavala na crock-pot


PREPARAÇÃO

Colocar os legumes limpos e cortados na slow cooker. Podem picar-se em pedaços muito pequenos e servir dessa forma, ou podem deixar-se maiores e triturar com a varinha na fase final, antes de colocar o peixe.

Deixar os legumes cozinharem por 3 horas na função alto. 

Marinar os filetes em água com sal durante alguns minutos para que libertem todo sangue que possam ter no tecido muscular.

Caso pretenda um molho mais uniforme, deve triturar com a varinha mágica antes de colocar o peixe. Colocar os filetes na slow cooker.

Tomatada na slow cooker para filetes de cavala

 

Podem sobrepor-se camadas de filetes, mas caso faça mais de 2 camadas, a camada superior vai receber menos calor e ficar menos cozinhada. 

Cozinhar por cerca de 30 minutos. O tempo vai depender da potência da panela que está a utilizar (ver notas) e da quantidade de peixe. Para uma cozedura mais uniforme utilizar apenas uma camada (ajuste as quantidades ao tamanho da panela).

Retirar a panela de barro para uma base de quentes, quando o peixe estiver mal passado e deixar arrefecer uns minutos. O peixe ainda vai continuar a cozinhar com o calor residual.

Filetes DE CAVALA EM TOMATE

Servir acompanhado de esmagada de batata e polvilhado com ervas aromáticas frescas a gosto (costumo usar salsa).

Pode também servir-se frio, como petisco, ou conservar-se em frascos de vidro esterilizados. O processo de conserva é o mesmo que o da receita das sardinhas em azeite


Cavala na slow cooker

NOTAS

O tempo total de cozedura vai depender da potência da panela utilizada, da taxa de ocupação da mesma (panelas mais vazias são mais rápidas) e até da temperatura dos ingredientes quando são colocados na panela. Para esta receita utilizei a panela Crock-pot multisize de 220-240W de potência e 5,6 litros de capacidade. 

Se utilizar tomatada, ou equivalente, deve colocar na panela e juntar o peixe quando o molho já estiver quente. 

Adoro receber mensagens com as fotos das receitas do Slow Cooking Portugal. Apoie este blogue ao partilhar a receita nas redes sociais, com os créditos do Blogue Slow Cooking Portugal, através da hastag #slowcookingpt, @slow_cooking_portugal ou https://www.facebook.com/slowcooking.portugal/.



Comentários

Mensagens populares